22/05/2019

[Dica de filme] O menino que descobriu o vento

Olá, livreiras e livreiros! Recentemente a Netflix lançou um filme que está bem famoso e é baseado em fatos reais, "O menino que descobriu o vento", e hoje eu vim falar um pouquinho dele para vocês. Vamos conferir?!

Título: O menino que descobriu o vento
Lançamento: 2019
Direção: Chiwetel Ejiofor
Gênero: Drama
Duração: 113 minutos







Minha opinião: O filme conta a história de William Kamkwamba, um jovem de quatorze anos que mora no Malawi, um dos países mais pobres da África.

Com muita dificuldade, a família do garoto vive da agricultura, que tem períodos de chuva e de seca bem definidos, mas alguns moradores, talvez por necessidade, vendem as árvores que ficam ao redor do vilarejo, alterando o clima local, e a comunidade que já era extremamente pobre passa por um longo período de seca.

William estava estudando e a escola era paga, mas com as dificuldades, seu pai não pôde mais pagar a escola e o garoto foi impedido de frequentar as aulas, no entanto deu um jeito de ir escondido até a biblioteca, pois estava fazendo uma pesquisa de como gerar energia com o auxílio do vento; a intenção era levar água até a lavoura nos períodos de seca.


No período de escassez mais grave, o pouco que a família tinha foi saqueado e William decide pôr em prática a sua ideia. O garoto constrói um pequeno protótipo de um catavento que é capaz de gerar energia para fazer um rádio funcionar, mas para construir o catavento grande ele precisa da bicicleta do pai, o único bem que a família possui e será inutilizada com a construção; o pai não aceita e chega a ser agressivo com o filho, chamando-o de sonhador e o obrigando a trabalhar também na lavoura para que a terra esteja pronta na hora em que a chuva chegar. É claro que o garoto não desiste de seu sonho e, com uma ajudinha da mãe, convence o pai a ajudá-lo no projeto.


É um filme emocionante, com muita luta, esperança e superação, cheguei a assistir duas vezes, de tanto que gostei. Mostra-nos uma realidade que muitas vezes não temos ideia de que possa existir, pois estamos acostumados a clicar em um botão e ter luz elétrica, abrir uma torneira e a água jorrar; infelizmente o mundo ainda tem muita desigualdade e alguns lugares bem piores do que outros.

Então fica aqui a minha dica de um ótimo filme para assistir com a família e em especial com as crianças, para que elas vejam como tem gente que passa por dificuldades, mas que luta e não desiste.


POSTAGEM POR: VIVIANE

4 comentários:

  1. Ai eu tô louca pra ver esse filme, faz um tempão que eu falo que vou ver mas acabo não vendo e não sei o motivo.
    A história do filme parece muito sensacional e eu acho que tem fortes chances de eu gostar, vou tentar assistir esse fim de semana!! <3

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi o filme mas só vejo comentários positivos sobre como é algo transformador e que dá aquela vontadezinha de chorar né? Hahaha espero poder assistir o quanto antes, só o trailer me deixou super animada.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o lançamento do filme, mas não tinha me interessado e agora depois da sua dica eu já quero muito ler porque me encantou e infelizmente é verdade, há muita desigualdade nesse mundo e isso é muito triste, já sei que vou chorar com esse filme mas já quero muito assistir!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Esse filme já apareceu como indicação pra mim lá no Netflix e até salvei. Achei interessante o contexto e toda mensagem que ele traz. Acredito que a principal mensagem é que podemos fazer diferença em qualquer lugar onde estivermos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir