15/04/2016

Resenha: O livro do destino - Raphael Miguel

O livro do destino

Autor(a): Raphael Miguel
Editora: Chiado
Páginas: 208
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: O que você faria se recebesse um artefato capaz de alterar o destino de pessoas ao seu redor, interferir no futuro e destruir realidades? O que faria se um instrumento de tamanho poder caísse em suas mãos? Praticaria o bem ou mal? Utilizaria para sanar as desgraças do Mundo ou para alcançar objetivos egoístas? Tentaria salvar àqueles ao seu lado, ou salvaria apenas a si mesmo?

Eric Dias é um rapaz de recém feitos dezessete anos. Pacato, vive uma vida tranquila, sem grandes preocupações. No entanto, um presente inusitado pode alterar para sempre seu destino e de todos ao seu redor. O que o rapaz fará com tal responsabilidade sobre seus jovens ombros?

Resenha: Eric Dias era um rapaz normal, com dezessete anos, morava com a mãe, Lúcia, e o irmão, Ermes. Seu pai já havia falecido, então sua referência paterna foi-lhe dada pelo avô, Regis. Seu mundo desaba no dia em que o avô também morre.

Regis deixa um testamento com a família e um irmão que há décadas morava fora do país, como beneficiários. Eric herda um misterioso livro, bem envelhecido por fora, mas com páginas novas e em branco por dentro. No início não faz o menor sentido o presente deixado pelo avô, mas seu tio avô, Gastão, o procura e explica que aquele é um livro com poderes mágicos, que ele pode alterar o destino das pessoas. Eric decide testar, só que a princípio, nada acontece, para a decepção dele. Mas um ser paranormal aparece para ele e explica como tudo funciona e a grande responsabilidade que Eric tem em mãos.

Agora Eric precisa saber bem o que tem em mãos e como usá-lo, sem egoísmo e para um propósito maior.

"Aquilo que foge da compreensão recebe diversas nomenclaturas: acaso, força da natureza, sobrenatural, vontade divina, ou, simplesmente destino."

Eu devo ter lido este livro em umas quatro horas, pois eu queria muito saber o que Eric iria fazer com o poder que tinha em mãos. A escrita do autor, Raphael Miguel, é intensa e clara. Quanto mais eu lia, mais eu queria ler.

Eu não consigo nem descrever a decepção que senti com o final que o escritor deu ao livro, eu achei que merecia algo muito melhor. Talvez eu não tenha entendido o significado real do que aconteceu no final, mas sei que eu imaginava algo bem diferente. Espero que esta minha opinião pessoal sobre o final, dê à você, leitor que está lendo esta resenha, vontade e curiosidade de ler o livro e dar seu próprio parecer.

Recado ao autor: Raphael, eu sinto muito, o teu livro é maravilhoso, adorei a tua escrita, mas infelizmente, o final não me cativou.

36 comentários:

  1. Achei o livro bem interessante! Sério que um ser paranormal parece pra ele? Isso me despertou uma curiosidade imensa. Tudo em si dessa resenha, adorei <3 tanto que quero ler esse livro.
    Entendo que as vezes se empolgamos com o livro, temos expectativas para um final, depois que acaba não é nada daquilo que pensávamos que poderia ser, decepção total! Faz parte.
    Da uma passadinha lá no meu blog!
    Beijinhos
    http://palavrass-ao-vento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia, que legal que te interessou o livro, o que eu acho mais legal é que para mim pode não ter sido bom, mas de repente pra ti, será o melhor livro de tua vida.
      Arrisque-se.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  2. Gostei muito da sua resenha, o livro parecia ser realmente bom, também sou assim quando gosto muito do livro leio muito rápido. Infelizmente fiquei decepcionada com sua reação em relação ao final do livro. Então prefiro não arriscar e ler algo que não vai me causar uma frustração no final.
    Bom fim de semana!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe pra ti, o final não será frustrante, li resenhas muito positivas em relação ao final dado pelo escritor.
      De qualquer forma, obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Oie
    Nossa, pelos seus comentários o livro parece ótimo, leitura fluída, mas o final não foi o que esperava, que pena.
    Fiquei curiosa para ler e principalmente pelo final. Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que te despertou curiosidade, a opinião de quem leu, normalmente não me influencia, gosto de ter minha própria opinião. Leia sim, depois me conte.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oioi! É tão ruim quando amamos um livro com um final sem sentido nÉ? Mas espero que ainda assim a leitura tenha valido a pena. Obrigada pela visita lá no nosso blog, adorei o seu cantinho e estou seguindo!

    Beijinho
    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, valeu muito a pena sim, fiquei me imaginando o que eu faria com tamanho poder em mãos.
      Bjos, volte sempre!

      Excluir
  5. Olá. Nossa, é muito chato quando nos decepcionamos com o final de um livro... Ainda mais quando o restante da leitura é agradavel. :( Quem sabe com uma segunda leitura daqui há algum tempo você não tenha uma percepção diferente?
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silviane, também acho que devo ler em um outro momento, eu até entendi o porque do final, só não aceitei.
      Bjos, volte sempre!

      Excluir
  6. Olá,
    Eu achei a premissa do livro muito interessante. Também já fiquei aqui na curiosidade para saber o que ele vai aprontar com o livro em mãos. Cada leitor tem uma opinião e um final que um gostou, outro não vai gostar e vice-versa. por isso achei legal da sua parte indicar a leitura porque não é porque você não se agradou do final que outros não vão gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por me entender Sil, eu não me baseio em opiniões, eu leio e formo a minha. Por isso quero que outros leitores também leiam este livro, e formem suas próprias opiniões, afinal, o escritor merece.
      Obrigada pela visita. Beijos!

      Excluir
  7. Oii, gostei da sinopse, bem atrativa. Agora preciso do livro para saber o que ele faz, mesmo vocênão tendo gostado do final.


    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, isso mesmo, nunca deixe uma opinião negativa te influenciar. Leia e descubra este final tão intrigante.
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá!
    Não conhecia o livro, mas gostei muito de sua premissa. Achei o enredo legal de ser trabalho apesar do autor não ter cativado você no final do livro.
    Espero conhecer a obra me breve.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sávio, é um enredo muito interessante mesmo, te faz pensar, e acho que não seria nada fácil estar na pele do Eric.
      Bjos, volte sempre.

      Excluir
  9. Uuuu.. que mistério.. gostei!! Só que é decepcionante chegar no final e não ser bem o que nós esperávamos.. já sofri com isso também :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, pois é, eu esperava um final mirabolante, achei que faltou um pouco de criatividade, pois o escritor tem muito potencial.
      Bjos!

      Excluir
  10. Que pena que o final foi decepcionante, mas agora até eu fiquei mega curiosa pra saber o que ele tem em mãos!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! leia e depois me conte! Tomara que tu tenha uma opinião diferente da minha.
      Bjos!

      Excluir
  11. Poxa!!! Que pena que o final decepcionou eu fiquei abismada pelo fato de vc ler tudo em 4 horas, ao menos a leitura de alguma forma empolgou! Agora fiquei curiosa sobre o livro rsrsrsr

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Michele, é aquele tipo de livro que a leitura flui, a escrita é clara. Aí, eu mega curiosa pra ver o que ele ía fazer e ele faz uma baita M****. Frustrante!
      Mas eu li resenhas de pessoas que adoraram o final, talvez o problema seja eu.
      Beijos, grata pela visita!

      Excluir
  12. Ah, apesar da sua decepção com o final, fiquei curiosa com o enredo da história.Parece boa :)

    Beeeeijos :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom sim, não deixemos que um simples detalhe, como o final, interfira na tua vontade de ler o livro.
      Beijinhos!

      Excluir
  13. Oi! Que pena o final ter sido tão decepcionante, ainda assim fiquei curiosa sobre a história, a premissa é bem interessante.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, é o que acontece quando temos muitas expectativas, eu já devia ter me acostumado, pois o Nicholas Sparks sempre faz isso comigo.
      Mas leia, curiosidade é o primeiro passo.
      Bjos!

      Excluir
  14. Eu já ouvi falar um pouco sobre esse livro, achei interessante e fiquei muito curioso em relação a premissa. E ao que tudo indica, eu penso que esse livro deve ser semelhante ao Death Note.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Vinicius, eu não conheço este que tu citou, mas vou pesquisar.
      Mas o que eu li, realmente é interessante.
      Bjos!

      Excluir
  15. Não conhecia o livro, mas a premissa chamou muito a minha atenção! E achei a capa incrível!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também conheci só agora, através da parceria. Também adorei a capa, bem intrigante.
      Bjos, obrigada pela visita.

      Excluir
  16. Olá, flor, tudo bem?

    Conheci o livro em um dos grupos literários no facebook, mas não sabia exatamente do que se tratava a estória, confesso que gostei, adoro um bom mistério, que pena que final não agradou.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei, tanto que o livro era para a Larissa, e eu que quis ler.
      Mas gostar do final é bem relativo, quem sabe tu vai amar, e o que Eric fez, seria exatamente o que tu faria.
      Bjos!

      Excluir
  17. Fiquei muito curiosa por esse livro, mas se o final é decepcionante já estraga a história :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, não estraga não, só tu lendo para dizer se gostou ou não.
      Uma estória é composta de começo, meio e fim. O começo foi ótimo, o meio mais ainda e o final só não foi o que eu esperava, ou o que eu faria se tivesse o poder em mãos.
      Bjos

      Excluir
  18. Olá, Viviane Dutra.

    Quero agradecer, imensamente, seu interesse em meu humilde projeto, este que é o primeiro trabalho solo.

    Fiquei muito feliz em saber que a trama te empolgou e ainda mais por ter tido o carinho em ler e resenhar.

    Sobre o final, sinto muito ter te desapontado, mas isso é o que acontece quando gostamos muito de alguma coisa. Quantas vezes eu mesmo não "briguei" com finais?

    O fato de você não ter gostado tanto do final somente revela o quanto gostou do livro e teve apreço pela trama (embora possa parecer contraditório)rs. E isso não prejudicou sua experiência com a história em si, o que se comprova através da nota 4 (que creio ter sido diminuída pela experiência com o fim). Só tenho a agradecer, de verdade.

    MAS, me deixou com uma certa curiosidade sobre o final que você escreveria. Rs

    Obrigado.

    Raphael Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raphael, tua atitude em me entender e deixar um comentário, só me confirma a pessoa e o profissional ímpar que és.
      Hoje, passados vários dias que li e resenhei, eu já começo a entender o Eric, mas na hora foi um choque.
      Ao terminar a leitura, me doeu ter que dizer minha opinião sobre o que achei do final, mas achei interessante que muita gente ficou curiosa para ver este final e ter sua própria opinião, isto que é interessante nas resenhas.
      E quanto a nota 4, realmente, só não foi maior por causa da minha visão do final, e eu sou uma ótima leitora, mas péssima escritora... kkkkk, mas se um dia quiseres criar um final alternativo, quero ser uma das primeiras parceiras a ler.
      Um grande beijo em teu coração, te desejo muito sucesso e futuras parcerias com nosso blog.

      Excluir