13/05/2016

Resenha: A mão amiga - Carlos Torres

A mão amiga

Autor(a): Carlos Torres
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 328
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: Ex-campeão de boxe americano, Andy foi um homem muito rico e famoso quando jovem, mas acabou perdendo tudo no auge de sua carreira.

Traído pelo empresário e pela família, ele desiste de tudo e, durante décadas, vive na rua como um andarilho, até ser resgatado e acolhido por um jovem casal de médicos.

Velho, depressivo e doente, Andy se vê completamente abandonado, mas, como a vida não desampara ninguém e sempre procura ensinar e dar a todos uma chance de conquistar a felicidade, ele conhece Budd, um menino de oito anos de idade, que se torna seu amigo e transforma a jornada do ex-campeão de boxe em uma impressionante história de amor e redenção.

Resenha: Andy é um senhor de setenta e quatro anos, que após viver por quarenta anos como andarilho, é acolhido no lar do doutor Willian Klein e sua esposa, doutora Suzane Klein, onde passa a trabalhar como jardineiro. Ele guarda um terrível segredo que não ousa falar nem em pensamento, segredo este da época em que era jovem e foi um famoso lutador de boxe.

Andy não anda se sentindo bem de saúde, mas se recusa a ir ao hospital, ele anda tendo lapsos de memória e até surtos psicóticos, doutor Klein desconfia que seja o mal do Alzheimer chegando.

O maior prazer da vida de Andy é o jardim que ele cuida com muito amor, adora ver as crianças encantadas quando saem da escola e passam em frente a mansão. Um dia, um menino chamado Budd, de oito anos, para e conversa com Andy. Inicialmente ele não gosta, mas aquele adorável e misterioso menino o conquista aos poucos, então o velho vai se deixando cativar e abre seu coração para o garoto, contando o maior segredo de sua vida.

"...quando tudo estiver perdido, é momento de erguer a cabeça e olhar para frente, pois sempre existe uma saída. Sempre."

E então estória começa a ficar emocionante. Aos dez anos de idade, Andy e seu irmão, Allie, com treze anos, fugiram de casa por serem diariamente espancados pelo pai. Eles passam duas semanas com um pastor, David, mas precisam continuar fugindo. Nesse breve tempo, Andy conhece o amor de sua vida, Eleonora Victorine. Nessa nova fuga, eles são apresentados à Lord Cochrane, um empresário do ramo do boxe que faz de Andy famoso e rico. Mas a fama, a ganancia, a ambição e a confiança em pessoas erradas, fazem com que Andy cometa erros pelos quais se arrependerá pelo resto de sua vida e se perca das pessoas que mais amou.

"Eu não sabia o que fazer, porque até aquele dia, com apenas dez anos de idade, eu só tinha apanhado em minha vida, nunca ninguém havia demonstrado qualquer tipo de carinho e amor por mim, muito menos dizer que me amava."

Esse livro me passou a lição de que uma pessoa pode chegar ao topo, mas se não souber seguir com fé e humildade, o destino final pode ser o chão. Me ensinou também que devemos dar mais valor ao "ser" do que ao "ter". Eu amo esse tipo de leitura, sempre tiro uma grande lição. Ainda não tinha lido nada desse escritor, mas gostei bastante e recomendo esse livro a quem quiser uma leitura cheia de amor, lições e aprendizados.

17 comentários:

  1. Ahh gostei do Andy!! Parece ser uma história bem bonita! E é sempre bom quando aprendemos algo com os livros!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Amei a sua resenha ♥
    Não conhecia o livro, mas adorei a dica, vai pra listinha! rs
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas gostei muito da resenha, parece ser emocionante e bem reflexivo, né? É muito bom quando tiramos alguma lição das leituras que fazemos!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  4. Gosto tanto de livros assim.Que nos transformam :)
    Amei sua resenha.

    Beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Esse livro parece trazer uma grande lição mesmo e ter uma narrativa agradável! Gostei ;)

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito agradável de ler sim.
      Obrigada
      Bjos

      Excluir
  6. Olá! Esse livro parece trazer uma grande lição mesmo e ter uma narrativa agradável! Gostei ;)

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi! Não conhecia o livro mas sua resenha me deixou curiosa. Pela sinopse não curti mas sei lá, sua resenha me deu uma pontinha de vontade de ler.

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que história mais linda! Realmente dá pra tirar dessa leitura uma boa lição/dica, né?! Não é sempre que encontramos um livro que nos toca dessa forma, gostei de conhecê-lo pela resenha.

    Beijos <3
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  9. Caramba! Já pude navegar em diversas possíveis aprofundadas reflexões com cada premissa emitida da estória. A intensidade é clara de ver. Adorei loucamente a resenha, já explicitando pontos de base das lições/reflexões. Vou conferir a obra, sem dúvidas.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! obrigada! Quando ler me conte o que achou, Bjos!

      Excluir