06/07/2016

Entrevista: Gleize Costa

Olá, livreiras e livreiros! Bom, recentemente eu li um livro da escritora Gleize Costa, "Meu namorado literário" (resenha aqui), e fiquei simplesmente apaixonada pela escrita dela, então nada melhor do que conhecer, junto com vocês, um pouquinho sobre essa autora tão dedicada e talentosa, não é mesmo? Foi pensando nisso que resolvi entrevistá-la. Vamos conferir as respostas dela?

1. Primeiramente, nos conte um pouco sobre você:
R: Sou casada desde 2009, moro no Rio de Janeiro, completamente apaixonada por gatos, e autora de alguns livros: Eu te olhava pela janela, Meu Namorado Literário, Meu Namorado Literário 2 e Dando a volta por cima!

2. Qual foi o primeiro livro que você escreveu e por que resolveu escrevê-lo?
R: O primeiro livro que escrevi foi aos 10 ou 11 anos, sobre um índio de uma tribo canibal, que se apaixonava por uma moça da cidade. Rsrsrs. Depois desse, escrevi muitos outros, ainda na infância, e também na adolescência, mas todos se perderam com o tempo, e nunca mais encontrei aqueles cadernos onde havia escrito. Entretanto, escrevê-los foi muito importante para mim, pois pude exercitar minha escrita desde cedo, e alimentar meu sonho de um dia me tornar escritora (profissionalmente).

3. De todos os seus livros, qual é o seu queridinho e por quê?
R: Meu Namorado Literário 2 - O Estranho Sem Rosto. Este livro me causou fortes emoções, do começo ao fim. Só de pensar nele meu coração acelera! Rsrsrs. Obviamente, amo todos os meus livros, mas tenho um carinho especial por este.

4. Você já teve algum bloqueio criativo na hora de escrever, assim como a personagem de "Meu namorado literário 2"?
R: Sim. Muitas vezes! Rsrs.

5. Vejo que você recebe muitas mensagens de carinho e admiração dos seus leitores. Como você se sente com isso?
R: Sinto que estou cumprindo meu propósito na Terra. Acredito que todos nós nascemos com uma missão, e a minha missão é ajudar as pessoas através da escrita. Toda vez que algum leitor me procura, e diz que meus livros o ajudaram de alguma forma, fico muito feliz e emocionada.

6. Romance é o gênero que você costuma escrever. Já pensou em escrever um livro de fantasia ou algo do tipo?
R: Não. Como leitora, gosto de ler vários gêneros, inclusive fantasia, no entanto, tenho verdadeira paixão por romances românticos, e é sobre esse gênero que gosto de escrever.

7. O que você acha de brasileiros que falam mal dos livros de escritores nacionais?
R: Ninguém é obrigado a gostar de livros nacionais. Entretanto, é fundamental agir com respeito e maturidade. Se você leu algum livro nacional e não gostou, não significa que não gostará de outros, então, procure manter sua mente aberta. Existem milhares de autores, e milhares de obras para escolher. Tenho certeza que alguma conseguirá te surpreender, e tocar seu coração. Já li inúmeros depoimentos de leitores que só liam obras estrangeiras, porém, depois que leram um livro de algum autor nacional, apaixonaram-se.

8. Ao publicar seu primeiro livro, você ficou um pouco receosa por pensar que poderiam criticar você, ou isso nem passou pela sua cabeça no momento?
R: A partir do momento que escrevemos um livro e optamos por publicá-lo, devemos ter em mente que as críticas virão, e me refiro a todos os tipos de críticas! (risos). Isso é inevitável, faz parte de ser escritor. No início, por ser uma autora nova, me sentia um pouco apreensiva, o que é bastante natural. Hoje em dia, sinto-me honrada, pois se a pessoa leu o meu livro, significa que se interessou por ele, seja pela capa, pela sinopse ou por alguma recomendação, e investiu seu tempo para lê-lo.

9. O que, para você, foi o maior obstáculo na hora de escrever um livro?
R: Nesses quatro anos de carreira, os maiores obstáculos que já tive foram os bloqueios criativos. No entanto, depois que os bloqueios terminam, nada mais me segura. Sou muito determinada, focada e disciplinada. Quando estou escrevendo um livro novo, separo um tempo para escrever todos os dias.

10. Deixe um recado para as livreiras e para os livreiros do blog "Duas Livreiras":
R: Olá, pessoal! Gostaram da entrevista? Já me conheciam? Depois lerei todos os comentários de vocês (risos). Se quiserem conhecer um pouco mais sobre mim e meus livros, visitem meu site: www.gleizecosta.com.

Livro(s): Dando a volta por cima / Eu te olhava pela janela / Meu namorado literário / O estranho sem rosto
Redes sociais: Facebook / Site

Essa foi a entrevista de hoje, livreiras e livreiros! O que acharam? Eu adorei ter a oportunidade de entrevistar essa escritora que tanto admiro. Espero muito que tenham gostado da entrevista e que procurem saber mais sobre os livros dela, pois a escrita da Gleize é realmente incrível.

20 comentários:

  1. Oi, concordo com ela. As vezes as pessoas tem uma primeira experiência ruim com um livro nacional e esculacha os outros sem ter ao menos dado uma chance. Temos tantos talentos aqui no Brasil. Estou me esforçando para conhecer cada vez mais as obras desses nossos queridos.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas! Amei a entrevista, ficou ótima. Eu já disse aqui mesmo que adoro a Gleize e seus livros, e conhecer mais a respeito da autora foi ótimo.
    Tragam mais entrevistas.
    Beijinhos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai não a conhecia, mas curti saber um pouco mais :3
    A entrevista ficou ótima!


    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu não conhecia ela e nem seu blog, amei ambos.
    Também amo gatos, eu tenho 7 acredita? Todos muito arteiros. Amei a entrevista.

    Venha me conhecer: Dona de Gato , aguardo uma visita sua!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas, tudo bem?
    Adorei a entrevista! Eu também gosto muito da Gleize e da sua escrita. Li Meu Namorado Literário e amei! Estou devendo a resenha. kkk Também tenho Eu te Olhava pela Janela, dado por ela e Meu Namorado Literário 2 que comprei na Amazon. Ainda não li os dois, mas estão aqui na minha fila de leitura.
    Eu tive o grande prazer de conhecer a Gleize pessoalmente e ela é uma fofa! Tenho certeza que ela ainda fará muito sucesso, pois sua escrita é linda e cativante.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que legal!
    Eu tinha visto a sua resenha e ja qeria ler agora que quero mis ainda HEHEHEH
    Ela é realmente uma fofa e bem, desde criança ela ja escrevia?
    E ela nao pensa em esrever outros generos alem do romance
    o bloqueio vence pela pratica mesmo e escrevendo todo dia ela vai liberando ele... quue legal!!!
    obrigada quem sabe nao tenm resenha lá em breve? rsrs
    Um beijo
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa que legal!! esse livro tá na minha lista de leitura e poxa, uma pessoa que começa escrever aos 10 é pq realmente tem o dom!! parabéns pela entrevista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Larissa, foi um grande prazer, e uma grande honra responder a essas perguntas. Muito obrigada pelo convite! Realmente adorei! ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  9. Se lendo a resenha do livro dela, eu já queria conhecer suas obras, depois dessa entrevista virou obrigatoriedade hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  10. Nossa, achei a obra dela um amor, é sempre ótimo conhecer mais sobre nossas autoras nacionais né! ótima entrevista!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi! É sempre bom saber mais sobre alguém que a gente admira, né?! Deve ter sido uma experiência bem bacana mesmo. Lembro de ter lido a resenha do livro dela aqui e achado interessante e divertido.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  12. Amei a entrevista!! Parabéns!!!
    A Gleize é muito fofa e querida. Além de ser uma escritora incrível!
    Beijo grande,
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista. Parabéns ao blog e à Gleize, essa colega de profissão que acabou se tornando uma grande amiga. Sucesso sempre!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Gostei bastante da entrevista. Já li os dois livros da autora dos namorados literário hehe. E amei os dois. Gostei de saber que ela ama gatos, eu também hehe. Infelizmente ainda tem gente que tem preconceito com a literatura nacional, eu achava que isso era só entre leitores, mas descobri que tem blogueiros que também não leem nacional. Acho um absurdo isso porque já encontrei obras melhores que as de fora aqui dentro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Amo essas entrevistas. Conhecer mais sobre escritores é sempre bom.
    Nunca li nenhum livro dela, mas vou pesquisar mais sobre eles.
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adoro quando vejo nas entrevistas que os autores começaram a escrever cedinho, tipo com 10 anos, estes sim sabem o que querem e sendo assim, claro que seus livros só poderiam ser perfeitos!!!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amei a entrevista, amiga ♥ Parabéns a blogueira e parabéns, Gleize. Que Deus te abençoe sempre ♥
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da entrevista! Acho muito interessante entrevistas com escritores! Gostei muito da opinião dela sobre livros nacionais. Muita gente critica e generaliza, mas é preciso ver que há muitos livros brasileiros bons!
    bjss
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  19. Uauu!! Muito bom bom saber um pouco mais da autora. Acredito que trabalho como este só engrandece o espaço e o autora. Gostei das respostas,coerentes e objetivas. belíssima entrevista. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia ela e amei!
    Dica: coloque uma fotinho dela ou de suas obras para ilustra o post <3
    Beijos!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir