19/09/2016

Resenha: Anjos e demônios - Dan Brown

Anjos e demônios

Autor(a): Dan Brown
Editora: Arqueiro
Páginas: 416
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5





Sinopse: Antes de decifrar O Código Da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano.

Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça.

Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama, uma palavra que pode ser lida tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há 400 anos.

A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal.

Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião.

Resenha: A estória já começa com um assassinato a sangue frio. O assassino deixa marcado à fogo no peito do morto a palavra "Illuminati", que é o símbolo de uma fraternidade que acreditava-se estar extinta há mais de 400 anos. Logo o professor Robert Langdon, especialista em simbologia e com certo conhecimento sobre esse inimigo da igreja, é chamado com urgência ao CERN (centro de pesquisas nucleares), que foi onde o crime ocorreu. Lá ele descobre que a vítima, Leonardo Vetra, trabalhava em um projeto secreto, a antimatéria, e que uma gotícula deste espécime seria capaz de devastar o raio de um quilômetro ao redor da explosão, e essa foi roubada.

Enquanto estão lá, eles recebem um telefonema do assassino que diz ser um Illuminati e que a antimatéria está em Roma, no Vaticano. Imediatamente Robert parte para lá e juntamente com ele vai Vittoria, a filha de Leonardo e cientista que ajudava o pai nesta pesquisa.

Logo que chegam no vaticano, eles são recebidos pelo camerlengo, uma especie de camareiro, braço direito e "faz tudo" do papa. Só que o papa faleceu há 15 dias e seria o dia do conclave (escolha do novo papa). Então quando estão reunidos com a intenção de pesquisar os arquivos e saber mais sobre os Illuminatis, eles recebem um telefonema dizendo que os quatro cardeais favoritos foram sequestrados e que a partir das vinte horas, a cada hora, um será assassinado em público, e à meia-noite... Bum! A antimatéria explode, fazendo o Vaticano desaparecer do mapa. A partir daí, começa uma eletrizante corrida contra o tempo para descobrir quais seriam estes quatro locais dos assassinatos e onde estaria a bomba.

A narração de Brown é tão rica em detalhes que a gente vê o cenário, se sente em Roma. Em nenhum momento perdemos o interesse no livro, e é difícil parar de ler.

O "x" da questão é que teria um informante, um Illuminati infiltrado no Vaticano. E já quase no final, temos uma surpresa, uma reviravolta, digna de Dan Brown.

Mas quando a gente acha que já está tudo resolvido, explicado, vem mais revelações, coisas que eu em nenhum momento imaginei.

Para terminar, quero dizer que adorei conhecer a escrita deste grande autor e já estou ansiosa para conhecer as próximas aventuras de Robert Langdon, sendo elas:
* O código da Vinci
* O símbolo perdido
* Inferno

Espero que fiquem com vontade de ler "Anjos e demônios", que é mais que uma estória, pois também aprendemos muito sobre história e o que foi essa "guerra" entre fé e ciência, bem representadas nas linhas desse livro.

"A ciência e a religião não estão em desacordo. É que a ciência ainda é muito jovem para compreender."

17 comentários:

  1. Dessa obra eu apenas vi o filme, mas li o livro do Símbolo Perdido e Inferno e amei, o autor é realmente genial.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Li todo os livros de Dan Brown, sou muito fã! Ele é sensacional!

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  3. Acho que cheguei a assistir o filme, e a história é demais mesmo! Muito inteligente e repleta de detalhes, o Dan tem uma mente um tanto criativa e talentosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A premissa é muito interessante.
    Ótima resenha, fiquei com muita vontade de ler.

    www.donadegato.com

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas!

    A narrativa do Dan Brown é mesmo muito boa e envolvente, tn não li todos da série, mas quero conferir tudo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Amei muito O código da Vinci e tratei de adquirir todos os livros do autor, embora ainda não tenha lido nenhum outro :(
    Essa temática que envolve ciência e religião me chama muito a atenção e tenho certeza que vou amar essa leitura, tanto quanto você.

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    ResponderExcluir
  7. Oi gente! Tudo bem?
    Li apenas O Código da Vinci, pois é o mais conhecido e sabia que é uma série de livros independentes de certa forma. Amei MUITO. Então quero muito ler os outros livros.
    Anjos e Demônios parece ser muito legal e queria muito conseguir ler logo.
    Adoro essa premissa de descobertas de história e religião e corrida contra o tempo que Brown faz com seus livros.
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
  8. Oii!!
    Sempre quis ler algo do Dan Brown, tenho certeza que ele possui uma narrativa impecável!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem? Estou louca para ler algum livro do Dan Brown, são maravilhosos só escuto falarem bem dele!
    Bjss, comenta neste post por favor, ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/09/geometry-dash-raiva-e-musica-em-formato.html

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu tenho a versão do filme, preciso ler esse livro.
    Tive interesse em comprá-lo depois de assistir a adaptação e achei bem interessante o enredo. Espero gostar da escrita do autor tanto quanto vc

    tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente eu assisti ao filme e confesso que adorei. Depois, vasculhando a net, vi que tinha o livro e mais do que depressa procurei para troca no Skoob e o consegui. Li tb e gostei muito, pois o que faltava no filme o livro completou. Recomendo a leitura desse livro.

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha, não conhecia esse livro e agora ele já está na minha listinha
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  13. Oi meninas! Esta história eu só conheço pelo filme, mas tenho certeza que o livro é excelente já que sou gamada nos detalhes que o autor insere na trama.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Já li O código da Vinci, O símbolo perdido e Inferno, e gosto bastante da escrita do autor, de como ele nos prende e, ao mesmo tempo, nos ensina com suas histórias! Conheci fatos históricos que jamais sonhei, lendo suas obras.
    Apenas assisti ao filme baseado no livro Anjos e Demônios, e gostei bastante, penso como o livro deve ser ainda mais legal!

    Abraço!
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu já li o livro, mas não vi o filme,mas só ler o livro deu-me a noção do gênio que o autor é. Cada detalhe alimenta a minha imaginação de como se desenrolaria ou de como ia acabar a hiatoria. Cada letra cada palavra era um passo para descobrir o fim, mas parece que o fim não era o que eu esperava, teve uma reviravolta que eu acho que ninguém estava á espera. Espero que mais pessoas se interessem por ler esta obra de arte(literalmente) ou ver o filme. Quando tiver tempo não vou perder essa oportunidade para ver o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EnEnganei-me era para escrever história.

      Excluir
  16. Amei o livro do dan Brown

    ResponderExcluir