12/09/2016

Resenha: Cisne (uma geração todas as decisões #1) - Eleonor Hertzog

Cisne

Autor(a): Eleonor Hertzog
Editora: Mundo Uno
Páginas: 724
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: Unificada e em paz, a Terra se dedicou à ciência e à exploração espacial, descobrindo Tarilian, um planeta habitado inesperadamente próximo. As relações entre os dois mundos iniciaram corteses, mas rapidamente uma rivalidade inútil se estabeleceu, minando a amizade entre terráqueos e tarilianos. Um infeliz incidente diplomático piorou ainda mais as relações interplanetárias; a solução para o impasse se encontra no Cisne, um veleiro movido a energia solar que é um dos mais avançados biolabs flutuantes do planeta. O Cisne também é o lar da família Melbourne: os pais, Doris e Henry, são os biólogos marinhos responsáveis pelo barco; os filhos são sua irriquieta tripulação.

Sem saber que fazem parte de uma geração que decidirá o futuro do mundo inteiro, agora os jovens Melbourne precisarão dar o melhor de si para melhorar as relações entre Terra e Tarilian.

Resenha: Eu descreveria "Cisne" como um enigma. Um enigma muito bem elaborado, por sinal.

"Suspense é o temperinho da vida!"

O Cisne é um veleiro solar muito bem estruturado, habitado por Doris e Henry Melbourne e mais seus oito filhos (sendo uma adotada).

"Teo e Ted eram os gêmeos mais velhos, com dezesseis anos; depois, vinha outro par de gêmeos, Tim e Tom, com quinze anos. Pam era a seguinte com quatorze, Lis tinha treze, e depois havia uma pausa de cinco anos (nos dias de tédio, os filhos se divertiam especulando o que teria acontecido naqueles anos para os pais não terem procriado o filho anual) e vinha o caçula, Bobby, de oito anos. Peggy tinha quatorze anos como Pam, e havia se entrosado perfeitamente com eles desde o primeiro dia."

A princípio, todos são terráqueos (que nasceram na Terra), mas o livro é muito misterioso e, no fim, nada é o que parece.

Existe um outro planeta, quase igual a Terra, que foi descoberto há alguns anos, chamado Tarilian. Desde que foi descoberto, Terra e Tarilian vem travando uma disputa para ver qual planeta tem a ciência mais avançada.

"Terráqueos não toleravam tarilianos. Tarilianos não toleravam terráqueos. Uma rivalidade inútil havia surgido e parecia ter vindo para ficar. E aumentar. E crescer, como uma bola de neve..."

Os irmãos Melbourne (inclusive Peggy) estão todos (exceto Bobby, pois não tem idade suficiente para fazer o teste) aflitos pelo resultado da Escola Avançada Champ-Bleux (escola que forma os melhores cientistas da Terra).

Tudo está indo bem na família, até que, por causa de imprevistos, a enorme família Melbourne é obrigada a abrigar por algum tempo três tarilianos (um repórter e dois estagiários) em seu barco. O problema é que Giles, o repórter, distorce tudo o que acontece na casa/barco da família de Henry, pois acredita que seu planeta é o melhor e a Terra é inútil.

"Era tão bom ver que as pessoas eram tão boas, mesmo quando elas próprias não queriam acreditar que eram!"

Durante o livro, acontecem várias revelações e muitas coisas estranhas. Digo "coisas estranhas" porque o livro não é nem de perto o que parece ser. Quando se lê a sinopse, você pensa em uma estória de uma família unida e tal, mas quando você lê a estória mesmo, você fica tipo "Meu Deus, essa autora é simplesmente incrível!".

Doris e Henry Melbourne tem um passado bem diferente do que os filhos conhecem (nós, leitores, também não o conhecemos por completo, pelo menos no primeiro livro) e que apenas Peggy sabe (ela também não deve saber de tudo). Peggy é outra que tem um passado muito, mas muito misterioso, que nos deixa pensando em mil coisas ao mesmo tempo.

"É muito estranho gostar de alguém que nem lembro de ter conhecido... Sentir saudade de alguém que nem sei quem é."

Todos os filhos são muito divertidos e é impossível não sentir um amor fraternal por eles. Confesso que meus preferidos são Tim e Bobby. Tim por sua diversão sem limites e Bobby por ser uma criança tão inteligente que chega a dar inveja.

"O Cisne é uma espécie de... lugar à parte do mundo. A gente ganha coragem de ser a gente mesmo, sem máscaras, sem fingimentos, sem poses."

Tem vários outros personagens que não aparecem tanto, mas ainda assim aparecem, e gostei muito de Michele e de Anton. As cenas em que Anton aparece são extremamente engraçadas e eu me diverti "pacas" (como diz Bobby) lendo.

Admito que fiquei "boiando" em algumas partes do livro, pois minha mente não permitiu que eu entendesse tudo perfeitamente, já que a escrita de Eleonor é muito rica em detalhes.

Eu gostei muito da estória, mas fiquei querendo saber a vida dos alunos de Champ-Bleux nessa tão admirada Escola Avançada. Gostaria de saber a rotina deles por lá, como será a relação de todos os personagens que irão para lá e tudo mais. Vai ficar para o próximo livro, com certeza, então não poderei deixar de ler ele, apesar de ser outro calhamaço.

"Sim, é isto que ele é: invencível. Sabe por quê? Não porque vença sempre, já perdeu diversas batalhas, este moço. É invencível porque nunca desiste de lutar. Não se pode vencer alguém assim."

OBS: Me desculpem pela resenha imensa, mas é o que o livro é enorme e tinha bastante coisa que eu gostaria de comentar com vocês. E apesar da resenha enorme, não consegui dizer tudo o que gostaria. 

21 comentários:

  1. Olá meninas! Esse livro parece ser super interessante, adorei a resenha! Ah, indiquei vocês em uma Tag lá no blog, espero que gostem!

    Beijinhos
    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/2016/09/tag-de-tudo-um-pouco.html

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas! Esse livro parece ser super interessante, adorei a resenha! Ah, indiquei vocês em uma Tag lá no blog, espero que gostem!

    Beijinhos
    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/2016/09/tag-de-tudo-um-pouco.html

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha meninas, o livro para ser bem diferente e interessante.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  4. Vish, acho que eu também boiaria nessas partes detalhadas ao extremo, mas fiquei curiosa em entender melhor esse outro planeta e o que afinal está acontecendo no bolo todo e com a família. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas!

    Eu não conhecia o livro, mas parece ser muito bom, gostei das descrições dos personagens! A resenha ficou excelente!! Parabéns!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. olá tudo bem?

    eu não conhecia esse livro, mas adorei a proposta da obra, sua resenha está maravilhosa. flor, já estou seguindo o seu blog pra não perder nada. e obrigada pela visita e espero te ver sempre por lá tá beijocas.

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante das frases que retiraste desse livro,parece ser uma leitura bem interessante!! Excelente semana para ti,fica bem!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Meninas!
    Não sabia da existência desse livro, mas a narrativa da autora com certeza me chamou a atenção, gosto de livros bem detalhados sem se tornarem chatos, e com certeza os acontecimentos estranhos me deixou bem curiosa! Quero saber! :)

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Larissa, sua linda, tudo bem?
    Gostaria de pedir desculpas por só estar vindo agora, gostei muito da sua visita ao meu blog, mas fiquei doente, por isso não pude vir antes. Ah, eu sou suspeita para falar dessa série, eu amei Cisne!!! Fiquei impressionada com o enredo, senti como se estivesse em casa, como se aquela fosse minha família. Eu amei os personagens!!! E Anton e realmente demais, risos...A história é incrível mesmo, indico a todos. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii meninas tudo bem?

    Ainda não conhecia esse livro, parece ser interessante, rico em detalhes como diz a resenha. Por enquanto com tantos pendentes pra ler fica dificil anotar alguma dica, mas fica pra referências futuras ja que este gênero de livros sempre me chama a atenção.
    Obrigada pela resenha

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  11. Que maximo amei a resenha ótima dica, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  12. Anônimo14:29

    Adorei o post e fiquei super curiosa pra ler agora.
    bjos

    WITCHORIA

    ResponderExcluir
  13. Anônimo14:30

    Adorei o post e fiquei super curiosa pra ler agora.
    bjos

    WITCHORIA

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    A resenha ficou longa, mas ficou gostosa de ler, mesmo vc dizendo que não conseguiu expressar o que gostaria, eu achei bem interessante.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ameii sua indicação e sua resenha, achei super diferente.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Meninas.
    Eu gostei bastante dessa família. Já da história nem tanto. Assim como você fiquei perdida boa parte da história e optei por não continuar a série porque acho que não vale muito a pena.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Oiii, tudo bem?
    Eu já conhecia o livro, mas ainda não li. E mulher do céu, não sabia que era um livro tão grande assim :3
    Confesso que eu super corro de livros muito extensos :3 Prefiro os livros mais curtinhos :)
    E esse ainda é o primeiro da série. Vixe!!!!!
    Mas pela resenha, deu para perceber que ele tem muita história :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse livro ainda, mas deve ser beeeem detalhado mesmo!! Adorei a sua resenha. Fiquei curiosa pra ler ele, mas não sei se consigo ler livros com muitos detalhes. Fiquei traumatizada com As Crônicas de Gelo e Fogo haha
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  19. Oi meninas!
    O livro não me interessou muito, principalmente pela quantidade de detalhes que parece ter nele, pra mim é um pouquinho demais isso hahahahaha
    Mas adorei a resenha, parabéns!

    Beijos,
    Sara | Lendo com Amor
    www.lendocomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Meninas!
    Não conhecia esse livro, mas amo estórias que pegam o leitor de surpresa -de forma boa, né-e vou adicionar a indicação a listinha! Adorei a resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho este livro aqui em casa e até então não tinha me interessado por ele e agora lendo sua resenha fiquei no mínimo curiosa em conhecer esta história.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Setembro, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir