21/10/2016

Resenha: Depois daquela viagem - Valéria Piassa Polizzi

Depois daquela viagem

Autor(a): Valéria Piassa Polizzi
Editora: Ática
Páginas: 290
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5





Sinopse: No tom coloquial próprio dos jovens, Valéria Polizzi relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos.

Resenha: Nesse livro incrível, Valéria, a própria autora, conta como foi sua experiência desde quando pegou até quando descobriu que estava com AIDS.

Para começar, vamos combinar que descobrir que está com AIDS não é nada fácil, pior ainda quando se vive em uma época em que AIDS é considerada sinônimo de morte ou doença exclusiva de gays.

Val era uma adolescente de quinze anos quando namorou com um rapaz de vinte e cinco (dez anos mais velho que ela) e acabou pegando o vírus da AIDS. Acontece que o rapaz só queria isso com ela mesmo, portanto, depois que conseguiu o que queria, começou a ameaçá-la e a bater nela.

"Não lembro direito como começou, só sei que ele passou a me bater. Um dia era um tapa porque eu havia recebido cartas de um primo; outro dia era um soco porque eu olhara para outro cara na rua; e no final ele já estava me espancando por qualquer coisa."

Ela não conseguia contar para ninguém os acontecimentos, pois todos achavam que o namorado dela era um ótimo garoto, um anjinho, então não acreditariam nela. Mas aconteceu que um dia a avó dela viu ele espancado-a e o homem foi tirado à força do prédio dela.

Me identifiquei muito com a Valéria, pois além de ela querer viajar pelo mundo inteiro, conhecer diversas culturas e tudo mais, ela não sabia o que fazer da vida. Exatamente, ela não sabia que profissão seguir e não fazia planos para o futuro, vivia apenas o agora.

"Quando eu crescer, eu pensava, nunca vou ficar deste jeito. Vou fazer questão de viver sempre viajando para os lugares mais diferentes possíveis, ainda que seja através dos livros."

Por vezes, nossa querida protagonista queria morrer logo, deixar o mundo para trás, mas ela continuou seguindo em frente. Depois de um tempo, teve que começar a frequentar médicos quase todos os dias, tomar vários remédios diariamente, mas mesmo assim continuou firme e forte, o que todos deveriam fazer quando estão fracos, querendo morrer.

"As pessoas parece que têm medo de envelhecer. Queria ver se elas tivessem a sensação, por um minuto, de como é não poder envelhecer nunca. Talvez elas pensassem melhor no assunto."

Val não esconde nada da gente no seu livro, ela conta detalhes de como os fatos aconteceram, o porquê de ter escrito o livro, suas viagens, e muito mais! É uma história de superação que realmente merece ser lida.

"Só mais tarde fui descobrir o verdadeiro significado de um amigo."

9 comentários:

  1. Ooi, ainda não conhecia o livro, mas a resenha me chamou bastante a atenção, imagino que ela deve ter sofrido bastante!
    beijos
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, assim que entrei aqui e vi que você postou a resenha desse livro, fiquei meio que orgulhosa!
    Eu li esse livro faz um tempo, mas eu simplesmente amei a história e todo o relato, é daqueles livros que acho que todas as pessoas deveriam fazer a leitura.
    Sua resenha ficou ótima! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa! Que premissa mega interessante e um tema pouco discutido, né? Gostei da indicação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi
    ainda não li nenhum livro com esse tema, parece ser uma leitura forte e parece que ela passou por muita coisa.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. "Depois daquela viagem" está lista dos livros que marcaram a minha adolescência. Ninguém antes tinha me falado sobre DSTs e ele desfez todos os meus preconceitos sobre o tema antes deles terem se cristalizado. Muito bom esse livro, inesquecível, devo a ele parte da minha formação, daquilo que sou. Outro dia vi a autora desse livro em um programa de TV e me emocionei em vê que ela está bem e sempre fico com uma sensação nostalgica quando leio sobre esse livro. Parabéns pela linda resenha, concordo com você "é uma história de superação que realmente merece ser lida"!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Uau... Preciso muito ler essa obra! Eu não conhecia esse livro e parece ser intenso... Com certeza é o tipo de livro que faz a gente parar e questionar a nossa própria vida e tudo mais.
    Amei a resenha!
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu li esse livro quando estava na sexta ou sétima série...adorei na época. Uma baita leitura, com uma mensagem forte.

    tenha um ótimo domingo :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro na adolescência (foi meio que um livro obrigatório na escola, haha) e lembro poucos detalhes.
    Não lembrava, por exemplo, que o namorado espancava ela.
    Mas lembro que foi uma leitura que me marcou e foi muito bacana.
    Mesmo que seja meio antigo, continua atual. Todo mundo deveria ler!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da resenha. ^^ Estou querendo ler este livro há um bom tempo. Lembro que na época da escola uma amiga havia lido e falado mais ou menos sobre a história do livro. Desde então tenho vontade de lê-lo mas acabei nunca pegando emprestado.
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir