17/10/2016

Resenha: Tudo é possível - Carlos Henrique de Oliveira

Tudo é possível

Autor(a): Carlos Henrique de Oliveira
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 346
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: Maria Tereza é dona de um dos maiores impérios de comunicação do país e tem duas filhas, as gêmeas Luciana e Cristina. Embora sejam idênticas na aparência, as duas irmãs têm personalidades bem distintas.

Com o passar dos anos, as tramas do destino conduzem as irmãs até Louise, uma transexual linda, sensível, inteligente e amante das artes, desencadeando profundas transformações na vida de todas elas.

Resenha: Antes de começar minha resenha, gostaria de fazer um elogio à Jaqueline, responsável pelas capas dos livros da editora Vida & Consciência. Estão muito lindas e de muito bom gosto. Parabéns!

Alfredo é um milionário casado com Maria Tereza, mas após conhecer Albertina, esposa de seu amigo Luiz Cândido, começou a manter um relacionamento secreto e até convenceu a moça a sair de casa e ir morar em um apartamento que ele mantinha em outra cidade. Albertina ficou grávida, mas Maria Tereza descobriu e não deixaria por isso mesmo o casinho do marido. Contratou um bandido e tramou vender o bebê após o nascimento. Mas Albertina descobriu o plano e arranjou para que sua amiga comprasse a criança. Nasceram gêmeos, um morto e o outro, Rômulo, foi entregue a sua amiga Augusta que criaria o menino com muito amor, mas sempre mantendo ele próximo da mãe biológica.

Rômulo sempre foi um menino meigo e carinhoso, bem diferente dos demais: gostava se se vestir como menina e brincar de bonecas. Seu pai, após perceber que o filho era afeminado, passou a regeitá-lo e humilhá-lo. Rômulo cresceu se sentindo menina, mas não entendia porque, ao se olhar no espelho, via um menino.

"A homossexualidade, a transexualidade ou qualquer outra condição sexual ou de gênero não são opções conscientes, como escolher um ou outro candidato para eleição. É algo natural, inconsciente, que faz parte da personalidade. Não é um pecado mortal, imperdoável, porque isto não existe para o universo."

Sua adolescência não foi nada fácil, o preconceito sempre fora muito grande, até que um dia, após ser humilhado por um rapaz com quem ele manteve um relacionamento, acabou caindo nas garras de gigolôs que o colocaram no mundo da prostituição. Rômulo se travestia e ficava a mais linda das mulheres, era assim que ele queria ser para sempre. Em uma noite, numa boate, conheceu Denizarth, com quem manteve uma relação sincera e estável, até que seu pai descobriu e o expulsou de casa, inclusive com uma arma. Rômulo não teve o apoio de seus pais, mas foi acolhido por seus tio e avós paternos, que lhe proporcionaram uma vida digna, longe da prostituição. Ele pôde estudar e se formar em história da arte. Ele se transformou em Louise, mas a dor da rejeição nunca o abandonou.

"Não sei o que lhe dizer, tio. Nem sei como agradecer tanta bondade! Você é a primeira pessoa que me compreendeu, que não me julgou, que não quis que eu mudasse! Você está sendo o pai que eu nunca tive. Obrigado!"

Voltando à Maria Tereza, após acabar com o relacionamento extraconjugal do marido, eles tiveram duas filhas gêmeas: Luciana, a favorita da mãe, e Cristina, uma menina muito espiritualizada e evoluída, mas uma louca que falava sozinha, aos olhos de sua mãe. Para manter a fortuna da família, Maria Tereza praticamente obrigou a filha a namorar um rapaz, Paulo Henrique, mas isso foi um erro e o maior de todos os seus arrependimentos.

"Mas, com o tempo, entendi que o verdadeiro amor liberta. Amor que prende, que é egoísta, não é amor. É apego, é possessão."

Em determinado momento, o destino se encarregou de unir os personagens. Nessa estória teve muito sofrimento, dor física e psicológica, abuso contra a mulher e preconceito contra homossexuais, mas também teve muito aprendizado e muita superação. Foi bem difícil ler as partes que Rômulo (ou Louise) era rejeitado pela família, mas sabemos que é uma realidade, é um sofrimento da alma, senti muita pena do personagem.

Mais uma vez, fico muito feliz por ter sido "escolhida" por essa lindíssima estória que com certeza só me acrescentou e evoluiu, como pessoa e como espírito que está só de passagem por esta vida.

10 comentários:

  1. Bacana o livro abordar o tema do preconceito e trabalhar em cima disso, e a capa é linda! Achei maravilhosa <3

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que incrível essa premissa! Adorei abordar esse tema tão necessário, sua resenha também ficou ótima, parabéns!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e ainda não conhecia o livro. Achei a história bem bolada e parece ser bem ambientada
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  4. Oii, meninas! Tudo bem??
    Eu sou muito chegada a dramas familiares. Esse parece ser daqueles que dão uma lição na gente, né? Muito boa sua resenha, já adicionei ele aqui na minha wishlist! Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, como vai? Eu não sei a história me chamaria atenção porque eu não tenho o hábito de ler livros assim, o que é uma pena, já que ele me parece ser um ótimo livro! A capa realmente está linda e é muito bom que alguns autores resolvam falar sobre o homossexualismo, transexuais e outros, já que infelizmente o preconceito tende a crescer mais e mais.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  6. Oiiiiii, tudo bem? A capa é realmente linda <3
    Apesar do tema muito me atrair, não costumo ler livros espíritas. Mas confesso que não dei chances a muitos. Tentei ler os da Zíbia, não fluíram a abandonei. Mas pretendo tentar ler outros novamente :)
    Minha sogra que é fã <3
    Mas já fiquei feliz pelo livro falar sobre homossexualidade e transexualidade :)
    Beijooooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Viviane!

    Que temas fortes, parece ser uma trama bem interessante e polêmica! Gostei da dica e adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi
    a história parece ser cheia de ensinamentos, mas até hoje só li dois desse estilo que gostei mesmo, e tó até trocando Quando o amor e o destino se encontrm que é muito bom, mas nem compensa mais ter, que bom que gostou dele.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Menina, a responsável pela capa está realmente de parabéns, por que é lindíssima! Eu gostei muito da resenha, fiquei imaginando a trama na minha cabeça, já com os personagens. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir