23/11/2016

Textualizando: Os livros (crônica)

Olá, livreiras e livreiros! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Então, nessa nova coluna irei postar meus escritos de todos os tipos (crônica, poesia, conto, etc), pois, para quem não sabe, também gosto de escrever. É claro que não sou uma escritora profissional nem nada disso, mas textos sempre fizeram parte da minha vida, principalmente por causa da escola, lugar onde sempre tive/tenho que escrever. Então, se é algo que eu gosto de fazer, porque não compartilhar com vocês?

A crônica que eu trouxe hoje foi escrita porque na minha escola todos os anos eles fazem um concurso literário, que funciona da seguinte maneira: os alunos escrevem uma poesia, crônica ou conto e os selecionados pelos professores são lidos e depois eles anunciam os ganhadores (primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria). Pela primeira vez, fui selecionada para a fase final, e qual foi minha surpresa? Ganhei primeiro lugar! Então vamos conferir minha crônica?!

Os livros

Livros... Ah, os livros! Aqueles pequenos objetos, aqueles "montes de folhas" que nos fazem pensar, refletir e imaginar tantas coisas.

Os livros nos fazem viajar sem sair do lugar, formar opiniões, pensar em novas ideias, ter assunto para conversar e, principalmente, ver as coisas de forma diferente.

As melhores partes do dia são quando vou à livraria, quando é hora de ir na biblioteca da escola para pegar um novo livro ou até quando fico em casa, apenas observando meus livros e decidindo qual o próximo que vou ler. São coisas simples do cotidiano, mas que me fazem muito feliz.

John Green, Kiera Cass, Nicholas Sparks, John Boyne, James Patterson, Harlan Coben, Machado de Assis ou Stephen King? Qual será o próximo? Será que vou entrar em um mundo de fantasia? Ou será que agora é a vez de um romance? Terror, talvez? Quem sabe humor... Bom, acho que vou em um clássico! É isso!

Muitas pessoas não conhecem esse prazer que é o simples ato de ler. Uma das coisas que eu sempre faço é influenciar as pessoas à minha volta a ler, assim como minha mãe fez comigo. Ela é uma mulher inteligente, e está sempre me presenteando com livros, pois ela sabe que assim pode mudar o mundo, como dizia Mario Quintana: "Livros não mudam o mundo, quem muda são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.".

Acredito que quem não lê, vive uma vida "tediosa", digamos assim. Eu sempre digo que se você não gosta de ler, é porque ainda não encontrou o livro certo para você. Por isso, leia e mude o mundo! Presenteie alguém com um livro e assim você estará mudando uma vida!

Larissa Dutra

- Se encontrar algum erro de escrita, por favor, me avise nos comentários.
- Você pode publicar meu texto em algum outro lugar, desde que me avise nos comentários e dê os devidos créditos.
- Tem alguma sugestão de tema que eu possa escrever? Deixe nos comentários, vou adorar!

32 comentários:

  1. Ui, que chic, minha filha escrevendo. Parabéns, es o orgulho da mamãe.
    Te amo
    Continue assim que com certeza irás longe.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Tudo bem?
    Muito legal participar desses tipos de concursos. E melhor ainda é quando se ganha! Parabéns pela conquista e que venham muito mais!
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lia! Tudo bem sim e com você? É muito bacana mesmo... Muito obrigada, beijos!

      Excluir
  3. Exatamente, só não gosta de ler quem não encontrou o livro certo, se bem que para nós leitoras qualquer livro é o certo né hahah! Adorei seu texto, ficou muito bem escrito!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto Larissa, que este seja o primeiro de muitos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua crônica! Vc tem muito talento!
    Continue! Quem sabe não estamos presenciando aqui o surgimento de uma nova escritora nacional?

    Parabéns e muito sucesso! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jaqueline! Se Deus quiser... Muito obrigada mesmo!

      Excluir
  6. É tão gostoso ver isso. Leitora jovem que tem incentivo de berço, da mãe. Parabéns Larissa. Quer ler mais sobre ti viu? Continue lendo, escrevendo por amor. Com amor conseguimos ir longe.
    Beijos
    Paty leiturasplus.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paty! Com certeza vou dar o meu melhor e continuar escrevendo, pois é uma grande paixão. Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Aí que orgulho dessa minha sobrinha amada... Coração transborda de alegria, Deus te abençoe e te permita cada vez mais cultivar esse amor pelos livros e que comece a escrever também , pois está no caminho certo... Parabéns Lari... �� Te amo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju! Espero muito conseguir escrever um livro um dia, hehe. Obrigada pela visita! Também te amo!

      Excluir
  8. Que lindo Larissa muito orgulhosa por ti..bjao

    ResponderExcluir
  9. Oi Larissa, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada: parabéns pelo primeiro lugar no concurso!!! Fico muito feliz por você e espero que continue sempre escrevendo. Quem sabe um dia, você não nos apresentará seu livro? Acho que todas as escolas deveriam ter esse incentivo também. Você escolheu um tema perfeito e concordo com o escreveu, a leitura muda vidas e como disse o poeta e essas vidas mudam o mundo. Sua crônica ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, tudo bem sim e com você? Muito obrigada! É um grande incentivo mesmo, bastante gente gosta de participar. Beijos!

      Excluir
  10. Olá, Larissa.
    Adorei o que você escreveu. me descreveu totalmente. Eu adoro fazer isso ficar na frente da estante pensando em qual livro vou ler depois hehe. É tão bom fazer novos leitores. Hopje mesmo estava comentando com uma amiga. Desde o começo do ano ela já leu mais de 20 livros e até então ela nunca tinha lido nada. Mas emprestei O Duque e Eu para ela e ela não parou mais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Acredito que descreve a maioria dos leitores, hehehe. Obrigada!

      Excluir
  11. Anônimo20:24

    Olá, flor Larissa!
    Que bela crônica! Nós, amantes da literatura, compartilhamos destes mesmos sentimentos. Meu desejo é que você influencie cada vez mais pessoas através desse dom que Deus lhe deu: a arte de bem escrever. Espalhe o amor, ascenda mas nunca perca sua essência. Um beijo grande! Lohania do Instagram @palavras_andantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lohania! Muito obrigada, viu? Fiquei super feliz com o seu comentário. Beijos!

      Excluir
  12. Oi oi querida,
    Lari, meus parabéns por ganhar o concurso, imagino a felicidade da sua mãe.
    Eu gostei de saber da novidade. Espero que ganhe mais e mais prêmios querida.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice! Ela ficou muito feliz, até mais do que eu, acredito, haha. Beijos!

      Excluir
  13. Oie Larissa =)

    Estava comentando sobre isso hoje mesmo no meu horário de almoço. Não é que a pessoa não goste de ler, ela só não encontrou o livro/gênero certo para ela.

    Eu gosto de variar bastante o que leio, até por que isso nos dá repertório cultural. Porém, admito que tem alguns gêneros que não gosto muito como terror, por exemplo.

    Ótimo texto!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariane! Também procuro ler um pouco de tudo, até porque se torna monótono ler apenas um gênero literário. Obrigada, beijos!

      Excluir
  14. Parabéns Larissa!!!!!
    Com apenas 15 anos já é um exemplo pra muita gente!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lari. Tudo bem?
    Parabéns por ter ganho o prêmio. Você mereceu. O texto está super bacana e descreve muito bem os leitores né? E assim como você, eu também acredito que a literatura muda vidas =D E um dia, nós mudaremos o mundo <3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, tudo bem sim e com você? Muito obrigada mesmo! Essa era a ideia, fico feliz que tenha dado certo. Beijos!

      Excluir