19/12/2016

Resenha: Calafrio - J. Palumbo

Calafrio

Autor(a): J. Palumbo
Editora: Independente
Páginas: 105
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5





Sinopse: Jane tinha o mundo inteiro para explorar e uma vida inteira para viver, é o que diziam a ela. Mas depois de engravidar da pequena Cristal o mundo daquela mãe passa a ser sua filha e seu cenário principal, sua casa. Dustin, seu marido há mais de cinco anos, muda radicalmente em sua gravidez indesejada.

Jane só quer viver e fugir daquilo que ela, há tempos, já não chama de "lar", no entanto, todas as suas fugas falham e sua vida desmorona ainda mais quando Dustin perde o emprego, ficando praticamente trancado com ela e Cristal naquela casa.

Uma mãe de primeira viagem, um marido opressor, um bebê de poucos meses e uma casa. Ninguém sai daquela casa.

Resenha: Nessa curta estória temos três personagens: Jane, uma mulher que tinha o sonho de se tornar mãe; Dustin, seu amado marido; Cristal, a filha dos dois.

Jane tinha o sonho de se tornar mãe, como eu disse acima. E, por mais incrível que pareça, ela tinha tudo que precisava para esse sonho se tornar realidade: um marido carinhoso, amoroso, e que também sonhava junto com ela.

"Ela o ama incondicionalmente. Não há Jane sem Dustin. Se conhecem há tanto tempo que ela não se lembra de sua vida sem ele."

Acontece que, depois que Jane deu à luz Cristal, Dustin, seu marido, se tornou frio, distante, opressor e tudo o que vocês podem imaginar de ruim em um homem. Ainda assim, Jane o amava e, por algum motivo, era impedida de sair daquela casa. Tudo ficou ainda pior quando Dustin foi demitido e passou a ficar o dia inteiro dentro da casa junto com Jane e Cristal.

"Ela teme algo tão corriqueiro e simples, mas teme. Teme um homem do qual ela nunca achou que temeria. O homem que ela dizia ser o amor de sua vida, que seria o melhor pai do mundo para sua filha, que a protegeria e nunca seria opressor."

Os capítulos são alternados entre antes e depois de Cristal. Talvez seja um pouco confuso no início, mas depois vocês verão que é necessário para a estória ser o que é e deixar o mistério melhor ainda de a gente querer "desvendar".

No início comecei lendo lentamente o livro, mas depois da metade, mais ou menos, eu não consegui largá-lo e terminei em pouco tempo. Então separe tempo para ler o livro, porque depois que você começar a ter algumas suspeitas do porquê de Dustin ter se tornado um marido tão louco, digamos assim, será impossível parar de ler a estória.

Com um final surpreendente, o livro me deixou de boca aberta, sem fôlego e totalmente paralisada, pois foi realmente inesperado. Eu até pensava em algumas hipóteses parecidas enquanto lia a estória, mas o final conseguiu "ser" além do que eu esperava. O livro só não ganhou cinco estrelinhas porque faltou uma revisão, encontrei vários erros, mas, fora isso, a estória é simplesmente incrível.

Quero, por fim, deixar meu elogio à autora, pois admiro muito ela pela simples capacidade de conseguir criar uma estória tão arrebatadora com apenas três personagens e um cenário. Parabéns, você é demais!

"E como ela poderia expressar em palavras todas as mudanças que ele teria que tomar para ela ficar realmente bem?"

17 comentários:

  1. Wow! Me deixou curiosa, vou ter que ler.
    Parabéns pela resenha.
    Bjos
    Te amo!
    Mamis

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Já vi esse livro em algum lugar, mas não lembro onde. Lendo a resenha fiquei bem curiosa para saber o motivo que fez o marido mudar rsrs é tão bom quando lemos um livro e o final consegui nos surpreender.
    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela resenha! E entendo perfeitamente o motivo das quatro e não cinco estrelas. Reli a história quando acabei de escrever, sendo assim, a visão estava "viciada" e devo ter deixado passar erros até bobos e quanto a revisão profissional não poderia arcar com ela.

    No entanto, incrível como você conseguiu fazer uma longa resenha sem dar nenhuma pista do final. Até eu tenho dificuldade em falar da história e não soltar um spoiler pesado, hahahah

    Novamente, muito obrigada! #VivaLiteraturaNacional

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa, tudo bem? Não conhecia o livro, mas gostei da premissa, acho sempre válido ler sobre o tema de relacionamentos abusivos! E o livro parece ótimo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Larissa. Parece ser um livro bem instigante e fiquei curiosa quanto ao mistério da trama. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oláá! Tudo bem?
    Nossa, gostei da sua resenha! No início, achei que fosse uma hstória que não ia despertar meu interesse, mas pelo que você falou parece ser ótimo!! Gostei!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Larissa!
    Ainda não conhecia o livro, mas é muito bom quando a leitura nos surpreende! E a história parecer ser boa, apesar do livro ser um pouco confuso no início.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Larissa!
    Achei bem interessante a premissa e fiquei curiosa em saber como a autora explora nesse quantidade pequena de páginas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
    Participe do Sorteio de Final de Ano

    ResponderExcluir
  9. ooi adorei a resenha, ainda não conhecia o livro, mas o enredo é fantástico ^^
    beeijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da sua resenha, o enredo parece ser bem original. Me interessei pelo livro, uma pena que tenha alguns erros.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  11. Adoro quando os finais nos surpreendem. Adorei essa dica, não conhecia ainda o livro :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nunca li esse livro, a capa tbm não me agradou muito, mas gostei muito da sua resenha. Esse foi o ponto positivo que encontrei hahaha Vou pesquisar mais e ver se leio :D
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    sua resenha me deixou muito curiosa a respeito do livro. Parabéns pela resenha.
    Abrçs

    ✿Blog: Autora Marcia Pimentel✿ ✿Instagram✿ ✿Twitter✿

    ResponderExcluir
  14. Ei Larissa. Joia?
    Infelizmente não sou muito fã desse estilo de livro, mas fiquei bem interessado em saber como que a autora conseguiu criar uma trama com essas três personagens que você citou.

    www.estupefaca.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    que bom que a leitura foi surpreendente, a protagonista deve ter sofrido muito por conta do marido.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie
    Se eu ficasse no título acho que não leria o livro, mas o enredo é muito bom e vc conseguiu despertar meu interesse para obra,agora fiquei curiosa e com vontade de ler.
    Ótima resenha.
    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii, amei a resenha ficou ótima. Já fiquei super curiosa pra ler o livro, espero gostar.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir