10/04/2017

Resenha: Há flores sobre as pedras - André Luiz Ruiz

Há flores sobre as pedras

Autor(a): André Luiz Ruiz
Editora: IDE
Páginas: 381
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: Maurício e Lucinda, no momento em que poderiam viver a tão esperada liberdade, não hesitaram em renunciar a tudo, em favor daqueles que lhes tocaram o coração.

Lucinda era pura gratidão e comprometimento: - Irmã, posso fazer um pedido? Deixe Salustiano ficar aqui, e eu ficarei para ajudá-la a cuidar de todos...

Maurício não temia o pior. Confiava em Deus, assim como em Suas leis: - Senhor capitão, deixe-me ir com o general! Afinal, eu tenho cuidado dele desde o começo...

Dois corações a serviço de Jesus.

Tais caminhos os levaram a chegar a algo ainda maior, como se um sedento encontrasse água no deserto ou se um cego reencontrasse a possibilidade de enxergar, e, ainda assim, tais alegrias não seriam maiores do que a do reencontro daquelas duas generosas almas.

Resenha: Quem acompanha minhas resenhas no blog sabe o quanto eu sou fã de romances espíritas, e minha alegria quando recebi esse livro não foi diferente das outras vezes.

Já nas primeiras linhas, percebi que o livro trazia uma escrita diferenciada, como em um romance de época, pois a história se passa na época logo após o fim da escravidão. O livro é narrado em terceira pessoa, e eu gosto disso porque me dá uma visão mais ampla de tudo o que está acontecendo.

No comecinho, conhecemos um pouco da história do General Alcântara que, quando jovem, sonhava em ser militar. Entrou para o exército e, devido sua disciplina, foi subindo de posto rapidamente. Casou-se com Lúcia, filha de seu superior, e mais tarde alcançou o posto máximo: general. No inicio do casamento teve dois filhos, Eleutério e Jonas. O mais velho, contrariando a vontade do pai, estudou direito, e o caçula foi uma decepção maior, queria ser poeta, coisa considerada de maricas pelo pai. Tantos foram os confrontos que o jovem foi embora de casa... Dona Lúcia, sentindo-se sozinha, engravidou novamente e, desta vez, nasceu uma menina, Lucinda, para alegria da mãe e desgosto do pai, mas a garotinha soube muito bem cativar o velho general.

"Ao entender que Deus é Amor e Perfeição, o homem compreende que tudo o que ele planejou é perfeito e é a expressão do melhor."

General Alcântara tem estado adoentado, mas o que ele não sabe é que sua doença é na alma, no espírito, e não no corpo físico. Devido suas inúmeras maldades, em sua companhia encontram-se espíritos ruins que ficam intuindo maus pensamento ao homem. O braço direito de Alcântara é capitão Macedo, que nutre um amor secreto pela bela Lucinda. Ao manifestar seus sentimentos ao pai da moça, ele deixa claro que a jovem se casará com quem escolher, o que o preocupa, já que ele percebe a frieza com que a moça trata-o, muito diferente da amizade que Lucinda tem com o médico Maurício.

Durante uma revista no vilarejo à procura de inimigos e armas, os soldados de Alcântara acabam matando duas crianças, o que causa revolta no povo e estes decidem se vingar na mesma moeda, ou seja, sequestrando a filha do general. Macedo tem espiões na vila, facilitando assim para ele descobrir o dia da invasão na fazenda da moça, e decide mandar um capanga seu sequestrá-la durante o evento, pois sabendo do paradeiro da moça, salvará sua vida, sairá de herói e ganhará o coração da donzela.

"Ao mesmo tempo, todos passavam à condição de agressores e semeadores do mal com o qual iriam se comprometer para o futuro."

Mas as coisas não saem como o planejado, e no fim da noite reservada para o sequestro a moça não está com o povo da vila e o capanga de Macedo não deu notícias. O caso é que Tião, o capanga, pensou: "Porque eu vou entregar a moça ao Macedo para ele sair de herói se posso eu mesmo dizer que a encontrei ao pai dela e ser recompensado?".

O que acontece desta parte em diante no livro é a prova de quanto Deus é bom e justo conosco. O lugar no qual Lucinda vai parar e o que acontece com ela, Tião, Maurício, Alcântara, Macedo e tantos outros personagens é inimaginável. A lição que todos aprendem não tem preço.

" O pai procura sempre ajudar os filhos do Seu coração para que possam enfrentar os desafios. E quanto melhor o filho, maior o desafio."

Eu amo estas lições que este tipo de leitura me proporciona... Nesta eu aprendi que nem todo o dinheiro e o poder do mundo podem trazer de volta alguém que amamos; que o perdão tem o poder de curar o corpo e o espírito, de quem perdoa e de quem é perdoado; que nem sempre a família é definida por laços de sangue, mas sim pelas escolhas que fazemos. Mais uma vez, fico imensamente agradecida por ter tido a oportunidade de conhecer outra bela história.

"Sim, meu irmão, você descobriu que a bondade de Deus é a flor que nasce sobre a pedra. Você é a nova flor do pai, nascida sobre a pedra dos próprios defeitos, que serão vencidos pela força de suas disposições renovadas."

10 comentários:

  1. Oi! Eu confesso que não curto nem um pouco romances espíritas, eu sempre prefiro ler que tem alguma lógica, mesmo que seja científica, porque infelizmente o tema me incomoda. Mesmo acreditando em Deus, não sei bem se leria o livro justamente por isso.
    Beijo! Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Não costumo ler este tipo de livro, mas acho bem legal quando o livro nos faz refletir, nos traz lições. Gostei, fiquei interessada.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    o livro parece trazer uma bela lição, que bom que gostou logo de cara, eu já li dois livros do gênero, mas não curto muito.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vivi!
    Não sou fã de romances espíritas, mas fico feliz em saber que você curtiu bastante esse logo do começo. E achei bem diferente a ambientação... interessante.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  5. Oiiiie!

    Não curto muito romances do gênero, mas uma vez li um livro da Zíbia Gasparetto sem saber que era espírita, e achei interessante kkkk Por isso é legal conhecer antes mais sobre o livro antes de ir julgando pelo gênero. Que bom que curtiu a leitura, viu? Gostei da resenha e vou procurar mais um pouquinho sobre Há Flores Sobre a Pedra. Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Achei lindas as mensagens que o livro vai trazer. O Perdão é tão difícil em algumas situações, mas acho que a maior vítima é a pessoa que não consegue perdoar, pois é ela que vai morrendo aos poucos com aquele sentimento. E realemnte, tem ocasiões que uma pessoa que entra em seu caminho é mais família do que a sua própria. Não conhecia o livro, mas não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Viviane.
    Acho que o tanto que você gosta de livros espiritas eu desgosto hehe. Mas achei interessante ele ser meio que de época, gênero que amo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Eu leio pouco livros do gênero espirita, é bem difícil algum chamar minha atenção, porém esse interessei. vou dar uma chance e anotar a dica beijos

    Taynara
    http://www.indicarlivros.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    não conhecia o livro, mas já gostei.
    Adorei a capa e premissa.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou fã de romances espiritas que traz um ensinamento enorme para o leitor, esse livro ainda não conhecia mais gostei muito do enredo.

    www.mundofantasticodoslivros.blogpsot.com

    ResponderExcluir