12/06/2017

Resenha: Fala sério, mãe! - Thalita Rebouças

Fala sério, mãe!

Autor(a): Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Páginas: 198
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5





Sinopse: Amor, carinho, compreensão e, claro muitas, muitas brigas. Brigas importantes, bobas, engraçadas, memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, arrumação do quarto, namorados, legumes, viagens, hora de chegar das festas... tudo é motivo para essas pelejas domésticas.

Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa.

Resenha: Até que enfim consegui ler um livro da minha escritora diva, Thalita Rebouças... Eu amei essa pessoa antes mesmo de conhecer suas obras, e "Fala sério, mãe!" foi só a primeira. Eu sei que talvez não tenha mais idade para esse tipo de leitura, mas "tô nem aí", leio mesmo e ainda rio e me emociono com essas estórias infanto-juvenis.

O livro começa narrado por Angela, já grávida da protagonista, Maria de Lourdes (Malu). As situações são muito hilárias, mas muito reais também, como o primeiro dia de aula, em que Angela achava que Malu iria chorar, mas a garotinha se enturmou e quem saiu de lá chorando foi a mãe dela. Com o primeiro beijo de Malu no escurinho do cinema, mamãe quase surtou. Um capítulo muito engraçado foi "Mães não dançam!", em que Angela resolve ir para a pista dar uma dançadinha com Malu e quase a mata de vergonha. Me identifiquei com várias situações no livro e me diverti muito...

"Hoje, ela escolhe roupas, livros e CDs sozinha e já beija de língua no escuro do cinema. É a menina cedendo lugar não a mulher, mas a uma mocinha linda."

A partir do momento em que Malu faz 13 anos, é ela quem passa a narrar a estória... Mãe e filha brigam muito, mas também, em muitas situações, são parceiras e se ajudam, como o medo do escuro, que ambas tinham e conseguiram superar juntas. Um grande empasse foi a festa de debutantes, que Malu não queria de jeito nenhum, até porque Angela queria que ficasse como ela sempre sonhou. No final, Malu venceu e trocou a festa por um presente: uma viagem para a Disney.

Depois vieram (e se foram) muitos namorados, Malu amadureceu, tirou carteira de motorista, entrou para a faculdade de jornalismo, profissão de seus pais. Não adianta, por mais que a gente cuide, proteja, chega a hora de eles "baterem as asinhas". Nunca é fácil, mas cabe a nós, pais, dar todo o apoio necessário.

Angela teve outros dois filhos, Mário Márcio e Malena, que apareceram poucas vezes nesse livro.

A coisa mais legal desse livro é que Malu sempre contou tudo para a mãe e independentemente de apoiar ou não, Angela sempre a ouviu e deu sua opinião; às vezes não era o que Malu esperava ouvir, mas elas sempre davam um jeitinho de se entenderem no final.

"Passar a tarde de papo para o ar com a mãe. Quem diria? Foi tudo de bom."

Eu tive uma experiência muito legal com esse livro; além de ler o livro físico (lindo e autografado), eu ouvi ele no site Ubook, que é narrado pela própria escritora, então foi maravilhoso ouvir a voz dela dando emoção à estória.

17 comentários:

  1. Essa coleção de livros é muito divertida :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, meninas.
    Já tentei ler Fala sério, pai! mas não deu muito certo. Acho que não estava no momento certo para ler e acabei desistindo da leitura, mesmo assim fiquei maravilhada como a autora consegue conduzir a história e retratar a situação de muitas famílias por aí.
    Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Olá, Viviane.
    Que legal essa experiencia de poder ler e ouvir a história narrada pela autora. Eu só li um livro dela até agora e amei ele. Mesmo não sendo para minha idade como você mencionou, não tem como não se divertir com o livro. Assim que der eu vou ler esse também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Eu morro de vontade em ler esses livros, quero muito! Amei saber como é a história ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Viviane, tudo bem? Eu só li os dois livros da Thalita publicados pela Arqueiro e amei, já quero ler este também! A narrativa da autora é muito boa, certeza de que vou gostar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Viviane. Me pareceu ser uma história juvenil leve e bacana. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Parece um livro bem levinho e divertido, eu gosto bastante de obras voltadas para o público mais jovem, principalmente do gênero fantasia!
    Ainda não li nada da autora! Preciso conhecer suas obras!
    Beijos
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  8. Eu amo esse livro, na verdade amo todos da Thalita. Ela é muito maravilhosa! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oioi!
    Estou louca para ler algo da Thalita! Os livros dela parecem ser bem divertidos hihihi
    Beijinho

    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Eu sou mega fã da Thalita, a conheci pessoalmente e nunca vi alguém tão divertida, alto astral e cheia de energia. Ela entende como ninguém a cabeça dos adolescentes e mesmo falando diretamente para eles, ela sempre via cnseguir falar commigo também. Adoro os livros dela. Ainda não li esse mas achei lindo ela retratar o relacionamento entre mãe e filha. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Viviane, tudo bem? Eu adoro os livros da Thalita, mesmo não sendo mais o público alvo dela, sempre que posso tento ler os romances dela e me divirto demais com as histórias!

    Beeijo, Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Vivi!
    Nunca li nada da Thalita, mas todo mundo fala tão bem dos livros dela que eu me sinto uma ET por causa disso.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos de A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Que fofa essa sua resenha!
    Eu não seu o porquê, mas nunca tive vontade de ler os livros da Thalita. Tenho uma amiga que adora os livros dela e vive falando para eu ler, mas nunca tive vontade. Porém, gostei da sua resenha. Trazer essa simplicidade do dia a dia mas com a realidade de que são assim que as coisas funcionam, me encantou. Sinceramente, achei muito interessante. Vou colocá-lo na minha lista porque quero lê-lo um dia, mesmo!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  14. Oi, essa autora é incrível né? Já a amo também antes mesmo de ler um de seus livros...
    Com certeza vou amar ler esse livro, vou dar altas gargalhadas haha
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,
    Como vai, Viviane?

    Eu nunca li livros da Thalita mas é sempre bem recomendada :)
    Gostei desta ideia de um por período ser narrado pela mãe e depois pela filha. Parece pela resenha um livro divertido :)

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  16. Oi
    que bom que gostou da história e ainda tem ele autografado, já li um livro nesse estilo da autora e é bem gostosinho de se ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi meninas! Eu nunca li nada da autora, mas tenho imensa vontade de conhecer suas obras.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir