09/06/2017

Resenha: Vida futura - Roque Jacintho

Vida futura

Autor(a): Roque Jacintho
Editora: IDE
Páginas: 218
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: Nesta vida presente e na vida futura... Você não é nem será levado a experiências desnecessárias, Mas as quedas são e serão de sua responsabilidade. Sempre que se afirmar esmagado por problemas, Examine-se, para encontrar os medicamentos justos.

A sua vontade cristã é e poderá ser a poderosa alavanca que removerá todos os obstáculos, dando-lhe trânsito livre para um mundo melhor.

Não permita que seus lábios exprimam revolta, transmitindo mensagens de negação e desalento, como: Que vida difícil. Que vida amarga. Que vida ingrata.

Contenha o verbo agressivo, o braço agressivo, a visão entenebrecida, os passos transviados.

A hora é de renovação. Seja grato, valorizando a própria Vida.

São essas as diversas abordagens tratadas nesta magnífica obra de Roque Jacintho, uma verdadeira cartilha de como viver bem e arrebanhar corações gratos, a pulsar por nós.

Resenha: "Vida futura" é aquele tipo de livro que eu adoro, e que não gosto de chamar de auto-ajuda; prefiro dizer que contribui para o autoconhecimento. Eu gosto de livros assim, pois tratam dos mais variados temas e não é obrigatório ler na ordem ou todo ele; normalmente os pegamos quando precisamos de uma ajudinha espiritual, ou encontrar aquela luzinha no fim do túnel. O livro tem sessenta e um capítulos, então vou falar daqueles que mais me chamaram a atenção ou, até mesmo, parecem ter sido escritos para mim.

O capítulo "Procure" fala de ser abnegado, orar pelo desafeto, enxugar a própria lágrima para ajudar no sofrimento do próximo, mas sem se vangloriar depois por ter ajudado.

"Noticiário" me fez refletir. Todos os dias vemos e ouvimos notícias de crimes, tragédias no trânsito, mortes, enfim... Nossa reação é sempre contar à alguém, espalhar a notícia, mas nunca paramos para orar por aquelas vítimas. Em certos momentos o melhor é calar-se e simplesmente rezar pelas vítimas, por nós, por nossa família.

"É o povo comenta. As rodas jocosas se formam. Ninguém se lembra da prece pela vítima."

O capítulo "Automartírio" fala de como sempre achamos que nossa dor ou sofrimento é maior que a do outro. O que nos falta é olhar um pouquinho ao redor e ver que não somos o centro do universo.

"Medicamentos" foi de grande reflexão. Muitas vezes um projeto que não vai para frente ou que não conseguimos nem começar pode ser nosso medo, nosso negativismo. Precisamos ter fé, acreditar, vencer barreiras e obstáculos.

"Logo que notar a presença de pensamentos de desânimo, de morte, de derrotismo, de azedume - renove-se com a oração."

Em "A hora" só foi reafirmada a crença que tenho de que tudo acontece na hora certa; a paciência, a caridade, o amor, a resignação, a fé... Todos estes sentimentos surgem na hora da necessidade e, muitas vezes, do desespero. Se algo não deu certo ainda para você, não se desespere, o final ainda não chegou, e a sua hora está próxima.

"Fraqueza" fala da importância que damos para a opinião dos outros, como quando um necessitado pede auxílio e alguém próximo nos diz para não sustentar vagabundo, ou quando alguém lhe pede um conselho e outro nos diz que a pessoa tem má fama e nos calamos. Não devemos dar importância à opinião alheia, o que importa é o que vai no nosso coração; isso eu costumo chamar de consciência.

"Você precisa reagir com firmeza e decisão, (...)"

Este é o livro ideal para ter ao lado da cama e dar uma lida sempre que o coração ou a alma estiverem precisando de um conselho... Fica a dica!

P.S.: os livros "Vida futura", "Há flores sobre as pedras" e "Perdoar e se perdoar" estão sendo sorteados no Instagram (@uma.livreira) e as participações vão até o dia 17/06. Não deixem de participar!

10 comentários:

  1. Não é o tipo de livro que eu costumo ler. Mas eu gostei da dica sim.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/06/top-7-novidades-da-semana_9.html

    ResponderExcluir
  2. Olá, Viviane.
    Que bom que gosta de tipo de livro. Eu infelizmente não gosto. Prefiro ler ficção. E como tenho tantos livros de ficção atrasados para ler, dou preferência para eles. Por isso eu não leria ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane, tudo bem? Eu às vezes acho que dou importância demais para a opinião dos outros e preciso parar com isso, acho que um livro assim seria de grande ajuda.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oie, Tudo bem?

    Eu não sou habituada a ler livros deste estilo, mais pela sua resenha achei o livro interessante, pois muitas vezes simples palavras nos ajudam a enxergar respostas simples que não vemos ou fingimos não ver. Dica anotada.

    Bjosss

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas,
    Não leio muito esse estilo de livro, mas a mensagem que ele passa é muito benéfica. Gostei da dica!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uau, 60 capítulos é bastante coisa. Mas pelo visto são todos de reflexão, e como você disse, importantes de ter do lado da cama nas horas em que o cansaço bate e a gente precisa de forças pra seguir em frente. Também fiquei pensando sobre Noticiário. Poucos param mesmo para orar pela família e o espírito da pessoa que se foi.. Precisamos pensar mais no próximo e no seu bem-estar.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não costumo ler esse gênero de livro, mas alguns já li sim, só que foi há tempos. Eles são interessantes sim e nos dão conhecimento e não "auto ajuda", também penso assim. Boa dica.

    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Viviane!
    Não conhecia o livro ainda, mas pelo jeito ele traz várias lições interessantes. Gostei da dica.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oie Viviane =)

    O que mais gosto na leitura é que tem gênero literário para todos os gostos. Eu particularmente não curto muito livros nesses estilo, porém reconheço que dependendo do momento pelo qual a pessoa está passando na vida eles trazem bons ensinamentos.

    Fico feliz em saber que você curtiu a leitura =)

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Peço desculpas pela demora para visitar seu blog, foram dias corridos. Eu não tenho o costume de ler autoajuda, mas livros com mensagens positivas, fazem tão bem!!! Sempre nos identificamos com as experiências que estão sendo contadas e sempre levaremos alguma lição com a ente. Esa do noticiário, nossa, nunca tinha parado para pensar, e é assim mesmo, a gente corre para contar para alguém e não pensa em orar pelas vítimas. Também acredito muito nisso, de que as coisas acontecem na hora certa. Uma boa leitura com certeza. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir