26/07/2017

Entrevista: Joana Santos Silva

Olá, livreiras e livreiros! Hoje trouxemos para vocês uma entrevista muito legal que fizemos com a autora de "Oníria", um livro de poemas. Esperamos que gostem... Vamos lá?!

1. Primeiramente, nos conte um pouco sobre você:
R: Sou a Joana Santos Silva, vivo em Cascais com o meu noivo, três gatos lindos e a fofa da minha cadela. Estudei 13 anos no Colégio Amor de Deus em Cascais, onde estudei economia e depois fui para a Universidade ISPI onde tirei Gestão Turística e Hoteleira. Trabalhei em restauração e hotelaria e organizei durante muitos anos eventos musicais em Portugal de norte a sul e até nos Açores. Fui três anos para a Escócia, onde fui supervisora de um departamento no Balmoral Hotel e tirei um curso de Leadership and Management. As saudades falaram mais alto e voltei para casa, e desde então trabalho na Ritz Carlton, e mesmo trabalhando, tirei um curso de Assistente Administrativo e Financeiro, com um estágio de três meses no departamento financeiro do hotel. Como não gosto de ficar quieta, também fiz Cross Training em Recursos Humanos. Em Fevereiro de 2017, lancei o meu primeiro livro de poesias que escrevi quando era mais nova. O próximo está a caminho. Adoro escrever poesia, adoro animais e principalmente amo a minha família.

2. Porque escolheu o título "Oníria"? Algum motivo especial?
R: Escolhi Oníria porque adoro os Deuses e magia. Oníria vem dos Deuses gregos – Oneiros – Deus do sonho. E como alguma poesia minha deriva de sonhos meus, decidi que era o nome ideal.

3. Pelas datas que constam em "Oníria", dá para ver que você escreve poesias há muito tempo. Quando começou a escrevê-las, você já pensava em talvez publicar um livro com elas algum dia?
R: Os primeiros poemas que escrevi e guardei, tinha 12 anos. Sempre escrevi, aliás tenho centenas de poemas meus de quando era mais nova. Quase que descrevo a minha vida toda, o que vi, o que senti. Nunca pensei que iria publicar um livro, se soubesse, talvez me tivesse dedicado mais, mas sempre vi a minha poesia como um diário. Escrevia poemas para as minhas amigas e namorados, que hoje em dia leio e alguns fazem-me rir, pela minha criatividade ou maneira como via as coisas (Muito mudou, desde então).

4. No seu livro, pude observar que há vários poemas amorosos. Estes casos escritos foram inspirados em acontecimentos da sua vida ou não?
R: Sim, foram, mas nem todos. Também retrato o que vi, ou o que algumas amigas minhas sentiram. Fui colocando em papel histórias que achava que deveriam ser contadas e que se passam com todos nós.

5. Além de poesias amorosas, sua obra conta com os mais variados temas. De onde vem toda essa inspiração?
R: Escrevo o que vejo, o que sinto ou o que acho que deveria sentir se me acontecesse o mesmo. Claro, que nem todos vemos as coisas da mesma maneira. Eu escrevo o que sinto.

6. Em minha volta, vejo que algumas pessoas não gostam muito de ler poesias. Você vê mais dificuldade em vender seu livro por ele ser de poesias ou não vê dificuldade nenhuma?
R: Sinto uma certa dificuldade. Acho que as pessoas continuam a ver a poesia como um bicho de sete cabeças. Sim, há muito significado numa só palavra, ou numa só frase, que para mim significa uma coisa, mas para o leitor significa outra, mas a minha poesia é fácil, até porque a maior parte dos poemas que escrevi era muito nova.

7. Como foi o processo para a publicação do seu livro? Acha que foi fácil?
R: É um processo demorado, trabalhoso, mas que vale a pena. Nada é fácil, acho que nós temos que fazer muito para atingir os nossos objetivos e nunca desistir dos nossos sonhos.

8. Você é de Portugal, mas tem leitores no Brasil. O que você acha disso?
R: Acho maravilhoso. Recebo muitas mensagens de pessoas que dizem ser meu fã, pelo que publico também nas redes sociais, e a maioria é do Brasil. Fico de coração cheio quando sinto que tenho uma pessoa "do outro lado do mundo" a dizer que gosta do que escrevo. Já estive no Brasil e é sem dúvida o meu país de eleição, não só pelo país em si, mas principalmente pelas pessoas maravilhosas que conheci e que também conheço em Portugal. Uma das minhas grandes amigas é brasileira. É um povo que eu respeito muito e me emociona muito pela sua energia, disposição e bondade.

9. Falando em Brasil, você já veio ou pensa em vir para cá algum dia?
R: Como disse anteriormente sim, e se penso em voltar? Sim, sim, sim. Se eu tivesse que escolher um país para morar o resto da minha vida sem ser Portugal, o Brasil estaria na primeira, segunda e terceira escolha (ahaha).

10. Deixe um recado para as livreiras e para os livreiros do blog Duas Livreiras:
R: Espero que gostem, do fundo do coração. Escrevi este livro com muito amor e carinho e o próximo em breve será lançado e darei novidades. Tenho muitas histórias para contar e só espero que se identifiquem em algumas e que eu ajude de alguma maneira. Desejo o melhor do mundo para todos e agradeço MUITO, MUITO, MUITO o vosso apoio. Agradeço também ao blog pela confiança e atenção.

Livro(s):

Redes sociais:


E então, livreiras e livreiros, o que acharam da entrevista? Esperamos que tenham gostado, pois nós amamos entrevistar essa escritora simpática e talentosa. Se puderem adquirir o livro dela, não deixem de o fazer, pois não irão se arrepender. Beijos e até a próxima postagem!

22 comentários:

  1. Oi Lari, amei a entrevista. Pessoas que escrevem poesia tem muita sensibilidade.
    Poesia é um gênero que gosto de ler, mas encontro dificuldades para resenhar.
    Foi muito bom conhecer um pouco desta linda escritora, e que currículo ein!?!?! Ela não para mesmo.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas. Que bacana a entrevista! E o fato da autora ser de Portugal com leitores brasileiros é muito bom! Já fiquei curiosa sobre a autora <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oláá! Tudo bem?
    Ahh que linda! Eu adoro poesia!! Vou querer conferir o livro dela!
    E nossa, como ela já fez tanta coisa, né? Adoro vida agitada assim também.. E deve ser maravilhoso ter leitores em outro país né :D
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas!
    Não conhecia a autora (talvez por não curtir muito poesia), mas achei bacana a entrevista. Tomara que ela consiga ter o trabalho cada vez mais divulgado aqui no Brasil.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não tenho coatume de ler poemas, poesias, crônicas, mas achei bem legal a entrevista e espero que conquiste cada vez mais pessoas antes do gênero para apreciarem sua obra.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei a entrevista! É sempre bom conhecer mais sobre o autor e sua obra e estou percebendo cada vez mais as pessoas se interessarem em escrever e também ler poesias. Faz um tempo que me afastei da poesia, mas com todas as recomendações que venho lendo, vou voltando aos pouquinhos. Adorei a ideia do nome do livro, adoro coisas relacionadas aos mitos gregos!
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas, tudo bom?
    Adoro entrevistas! É sempre legal conhecer mais dos nossos autores, especialmente aproveitando a proximidade que a gente tem com eles.
    Infelizmente não curto poesia, mas desejo todo sucesso do mundo pra autora! Que tudo dê muito certo na carreira dela <3
    E parabéns para a entrevista, as perguntas ficaram ótimas!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, meninas!
    Adorei a entrevista.
    Amei que ela se inspirou em um termo da mitologia grega, que amo <3
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a autora e gostei de saber mais sobre ela através da entrevista, não sou fã de poesias, mas desejo sucesso para a autora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia a autora, mas gostei da entrevista e saber que ela é de Portugal é bem legal. Cada vez mais tenho lido obras de autores portugueses e tenho gostado bastante.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal a entrevista, e sempre bom conhecer um pouco mais sobre a vida do autor.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Estou começando a ler poesias agora e é sempre bom conhecer novas obras e autores. Desejo muito sucesso à autora, a entrevista ficou ótima!
    Beijosss <3
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  13. Adoro poesia, não conhecia a autora e gostei de saber as referências dela, adoro ler entrevista de autores. Realmente a poesia não tem tanta força ou visibilidade, é deixada ao escanteio.

    ResponderExcluir
  14. Eu também gosto de mitologia, e fiquei surpresa ao ler que ela escolheu o nome por conta deste seu gosto por mitologia. Adorei a entrevista, ainda mais por ser de uma autora que eu não conhecia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Meninas.
    Gostei bastante da entrevista. Eu também tenho 3 gatas hehe. E que legal que as poesias e os poemas foram escritas ao longo dos anos e tem algumas dela bem novinha.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Não conhecia a autora, mas só de saber que o Brasil é especial para ela me deixa bem feliz! Que ela faça muito sucesso tanto aqui como na Terrinha!

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem? Adorei a entrevista! Muito legal conhecer autores de outros países, não só americanos ou europeus! Eu sou alguém que não lê poesia, mas sempre quero livros desse gênero rs.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?

    Ah, que amor! Fico muito feliz por você dar espaço às poetas, porque, bem como você perguntou, as pessoas não têm muito interesse na poesia, e bem como ela disse, acham que é um bicho de sete cabeças. O que não é verdade - quanto mais leio esse gênero (e, hoje, posso dizer que sou apaixonada por ele!), mais percebo que ele é descomplicado e simples, mas como a mente do leitor precisa estar 100% no que lê, talvez seja por isso que as pessoas achem tão difícil - acho que hoje em dia as pessoas não têm querido refletir enquanto leem, porque é mais fácil assim.
    Adorei a entrevista, adorei saber que ela não é daqui - e acho que temos que unir mais a literatura brasileira com a portuguesa <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Que bacana a entrevista. A autora mostrou toda a sua simpatia! Não a conhecia, nem o livro, por isso fiquei bem interessada! Já tem resenha dele por aqui? Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Meninas, suas lindas, tudo bem?
    Estou mega curiosa para saber como é que a cadela dela sobrevive no meio de três gatos, risos...Que sonho ir para a Escócia. Não sabia que significada deu do sonho, também adoro mitologia. Adorei a entrevista, a autora parece ser uma pessoa super interessante, daquela que tem várias histórias para contar. Sucesso para ela.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Adorei suas perguntas e ainda mais as respostas da Joana, é muito bom saber mais sobre esses autores! <3

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Nunca tive vontade em ler Oniria, só que depois de saber um pouco mais sobre a autora, fiquei curiosa para conhecer sua escrita, espero gostar da leitura.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir