14/07/2017

Resenha: Decidir (os caminhos da vida #1) - Patrícia Brito

Decidir

Autor(a): Patrícia Brito
Editora: Saramandaia
Páginas: 280
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5
*Livro cedido pela autora para resenha




Sinopse: O ano de 2002 foi inesquecível para o tímido e romântico Mark Broomer. Nesse ano, ele conhece Lara Brandão, estudante de intercâmbio em Londres. Apesar do romance, ela precisa voltar ao Brasil para realizar o sonho de se tornar médica e cuidar da irmã caçula. Mark fica arrasado, mas segue com a vida, investindo na carreira esportiva.

Anos depois, em 2010, Mark já sente-se realizado como esportista, competindo na categoria principal automobilística, com três campeonatos mundiais conquistados, fama e cercado por belas mulheres. Já Lara é uma médica conceituada e retorna a Londres para uma premiação profissional.

Quando Lara retorna à Inglaterra para receber uma premiação médica, o reencontro evoca sentimentos imensuráveis guardados em seus corações.

Com vidas muito diferentes, novas decisões e novas escolhas serão necessárias para conseguirem ficar juntos. E só o tempo dirá se o amor vai vencer.

Resenha: Nesse belíssimo romance vamos conhecer Lara Brandão e Mark Broomer. Ela, agora com vinte e seis anos, uma médica conceituada e reconhecida internacionalmente; ele, com vinte e oito anos, um piloto mundialmente conhecido, várias vezes campeão do mundo, mas ambos com um amor de adolescência inacabado.

Em 2002, Lara e Mark se conheceram em Londres, enquanto a moça fazia um intercâmbio de medicina no país do rapaz. Namoraram durante um ano, mas chegou o dia da despedida. Mark estava iniciando na carreira automobilística e Lara quase se formando em medicina. Após a separação, eles perdem o contato e oito anos se passam, mas ambos mantém o sentimento em seus corações.

"Você ainda vai voltar para mim! Cedo ou tarde! Eu acredito no amor, eu acredito em Deus."

No ano de 2010, Lara retorna à Londres para receber um prêmio e o destino conspira a favor do casal, providenciando um encontro ao acaso.

Após se reencontrarem, Mark confessa o seu amor por Lara, mas a jovem fica apreensiva em dar esperanças, pois ele namora uma modelo famosa e ela não aceita começar um relacionamento enquanto o rapaz não resolver a situação com a namorada, só que a moça está viajando a trabalho, e Mark não quer terminar por telefone.

"Vá... Siga em frente... Lute... Não deixe esse amor do passado, que veio tão forte, escapulir das suas mãos novamente."

Situação resolvida, Mark e Lara revivem todo o amor que estava sufocado em seus corações, mas quem não gosta nada da ideia é o pai do rapaz, que deixa bem claro que o que puder fazer para atrapalhar este namoro, ele irá fazer. Para essas fugidinhas rápidas para o Brasil, entre uma corrida e outra, Mark conta com a ajuda de Neal, seu primo e empresário que administra sua carreira. O casal ainda contava com ajuda de Isis, irmã de Mark, e Bia, irmã de Lara, e ainda tinha Mila, grande amiga de Lara que fez o intercâmbio em Londres, junto com a moça.

Lara é uma moça de personalidade muito forte, muito decidida e centrada. Ela escondia um segredo em relação a sua família e seu passado, e isso deu um clima de suspense à estória, pois toda vez que Mark puxava o assunto dos pais dela, a moça desviava da conversa. Quando esse segredo é revelado, nos faz entender muitas coisas em relação a personalidade de Lara.

"Eu sou um livro aberto para ela, e ela é livro fechado; sempre que tento saber da vida dela, da família, ela desvia o assunto. E se eu falar em casamento, ela fecha a cara."

Aquele ano, do reencontro com Lara, foi muito promissor na carreira de Mark, que conquistou diversos campeonatos e recebeu um convite para uma nova equipe. Mas a distância entre os dois e a demora em se encontrarem fez Lara refletir um pouco se mesmo o amando incondicionalmente era isso que ela queria para a vida dela, e como agravante, tinha a imprensa, que passou a perseguir Lara, causando, inclusive, um acidente com a moça. Todo este dilema faz com que Lara "afunde" ainda mais no trabalho, aliás, coisa que ela sempre fez para esquecer os problemas.

"O descontrole dela é o trabalho. Tudo ela desconta nele."

O livro me apresentou um mundo em que não tenho muito conhecimento: a F-1. Inclusive, no final, tem um dicionário para ajudar os leigos no assunto, como eu.

Patrícia, em uma entrevista para o blog, nos contou que teve alguns "vícios" em que ela se inspirou para escrever o livro: a paixão pelo automobilismo e consequentemente o domínio do assunto; o amor pela série "Grey's Anatomy" (este amor eu também compartilho), que ajudou a compor a personagem Lara; o livro "O melhor de mim" do Nicholas Sparks, cujo amor de adolescência dos personagens, após o reencontro, não teve um final feliz, e criar um amor bonito como aquele, mas com um final menos triste, porém, impactante; a música "Recomeçar" da cantora Tânia Mara, que inspirou o enredo. E a propósito, no começo de cada capítulo, tem um trecho de alguma música que terá tudo a ver com o que será lido.

A obra fala muito sobre decisões, e indiretamente nos trás algumas reflexões sobre dinheiro, carreira e família. Até que ponto devemos deixar essas coisas nos dominar, decidir por nós o nosso futuro?

Fazer uma resenha nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando gostamos muito do livro, e se torna mais difícil ainda quando se tem uma relação com o autor. Esta estória me arrancou sorrisos, suspiros e lágrimas. Eu queria chegar ao final, mas não queria que acabasse, e devo dizer que ficou um gostinho de "quero mais". Foi, sem dúvida alguma, o melhor romance que li neste ano.

23 comentários:

  1. Nossa! Mega emocionada com esta linda resenha.
    Primeiro pela delicadeza do seu olhar, da sua experiência como leitora, fiquei radiante e ver que meu objetivo foi alcançado.
    Segundo pela sua amizade, imagine se pra ti não foi fácil fazer a resenha, eu fiquei insegura da sua competência em ler minha obra de estreia, principalmente pelo elo de amizade.

    Obrigada Vivi, pelo carinho com esta obra, fiquei honrada com sua leitura e mega feliz de ver mais este lindo post, com meu livro.

    Gratidão, infinita
    Patrícia Brito - www.patriciabritto.com // www.leiturasplus.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, mais uma resenha linda de uma obra linda... Você sempre arrasando, né diva?! Eu quero muito ler esse livro, pois parece ser uma estória extremamente linda e emocionante. Adoro essa coisa de o casal ficar separado por um tempo e depois se reencontrar... Amei! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! Estou muito ansiosa pra ler esse livro! Parabéns pela resenha! Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde! Surpresas vem por ai. Obrigada Cris por todo carinho. Bjocas

      Excluir
  4. Oi oi querida,
    Adorei a resenha. Não conhecia esse livro, mas adorei ver a sinopse, entendo e a premissa que na minha opinião é maravilhosa. Espero ler em breve, e ver mais sobre os personagens ♥

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  5. Goste bastante da resenha, eu leria o livro com prazer!

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  6. Amei !!!

    Estou amando ler seus artigos, sempre amei visitar seu blog e ler os artigos, sempre tem dicas e informações interessantes...

    Parabéns !!

    Samara Lima

    Colaboradora do Resultado da lotofácil de ontem

    ResponderExcluir
  7. UAU!
    Sentimos o quanto você amou esse livro, parece ótimo!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, parece ser uma história linda de reencontro e um amor não vivido que agora vai tentar voltar. Gostei da proposta do livro.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Sempre gostei de livros assim, que possui algo não revolvido, mas que o amor ainda permanece.
    Essas histórias sempre mexem com as nossas emoções! Com certeza é um livro que gostaria de ler e conhecer a escrita da autora.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo livros assim, com amor mal resolvido. Não foi por menos que foi o meu primeiro investimento solo na escrita, além de outras propostas, que a Vivi conseguiu perfeitamente identificar.

      Espero um dia contar com sua leitura.
      Beijos
      Patrícia Brito
      www.patriciabritto.com
      www.leiturasplus.com

      Excluir
  10. Oi Viviane, tudo bem? Adorei a resenha, o livro parece ter um bom romance e eu ADORO F-1 \o/ tenho certeza que vou gostar da leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você adora a F-1? Opa! achei uma parceira no esporte.
      Espero poder contar com sua leitura.
      Beijos
      Patrícia Brito
      www.patriciabritto.com
      www.leiturasplus.com

      Excluir
  11. Olá, Viviane.
    Eu gosto muito de romance nesse estilo. E também não tenho muito conhecimento nessa área de formula 1. É sempre dificil o romance quando uma das partes é alguém famoso porque a imprensa atrapalha muito com noticias falsas. Se der eu vou ler porque me interessou.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi, Vivi!
    Menina, eu fiquei super interessada porque acho que nunca li nenhum livro que envolva F1. Apesar de não ser muito fã, eu acho muito legal esse mundo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
  13. Gente que livro é esse? Juntar tudo isso, deve dar um resultado incrível!!! Quero ler imediatamente ♥♥
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas depois da resenha, fica difícil não querer lê-lo. A história parece linda, e gostei muito do dicionário no final. Obrigada pela indicação!
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Bem diferente os elementos utilizados nessa história ein, sobre o esporte e até a capa é diferente, por isso gostei bastante e me interessei na leitura. Sua resenha ficou ótima, muito bem explicada e a história muito bem apresentada!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem?

    Não conhecia o livro e nem autora, mas imagino que obra deve ser maravilhosa depois de tantos elogios, nunca li nada que tenha F1, não sou muito fã mas a história parece boa, imagino como tudo tenha sido difícil para protagonista.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  17. Olá, amo historias de amor assim, amo quando o casal se reencontra e percebem que o amor do passado não apagou completamente, ja coloquei na minha lista de leitura. Amei que você citaram Grey's Anatomy é a minha série favorita da vida....


    https://meafogando-emlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Amo histórias com reencontros e isso que mais me fez ter vontade de ler o livro!!
    BJs

    ResponderExcluir
  19. Sabrina Cardoso18:44

    Que resenha!!! Agora sou "obrigada" a ler esse livro :)

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Não conhecia a história.
    Gostei da dica.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir