21/07/2017

Resenha: Sublime colheita - Selma Braga

Sublime colheita

Autor(a): Selma Braga
Editora: IDE
Páginas: 220
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: ZURIV, considerada feiticeira, na Idade Média, servira a muitos, inclusive a autoridades religiosas, com suas poções herbáticas, causando mortes e abortos, acabou por ser incriminada na Inquisição e queimada viva.

No século XX, após anteriores reencarnações de sofrimento, iremos acompanhar a vida de SVELVA, a feiticeira de outrora, reencarnada com a oportunidade de, se realmente disposta a cumprir com o que se propusera no plano espiritual, resgatar, na Terra, os males cometidos no passado.

Inicialmente, cercada por obsessores, trava dura luta para manter viva a chama da vontade de evoluir e eliminar as nódoas criminosas que a oprimem no íntimo, mesmo sem as lembranças do pretérito criminoso.

Terá a coragem suficiente? Não mais se perderá pela ambição desmedida, desejos de poder e da luxúria?

Uma história de muitos acontecimentos, a envolver o leitor, e de profundos ensinamentos, num estilo de linguagem clara, esclarecedora e de fácil compreensão.

O bem, mais uma vez, vencendo os resquícios do mal que ainda trazemos em nosso íntimo, em nossa alma.

Resenha: Sveva é uma mulher considerada humilde, de bom coração e muito guerreira. Desde a adolescência enfrentou dificuldades, pois tinha pesadelos com um padre estranho e pessoas que xingavam-na, apontando para ela e rindo. Isso tudo fez com que sua vida e de seus pais fosse um inferno, até a chegada de Dona Consolação...

Dona Consolação, nova vizinha de Sveva, era espírita e tinha mediunidade, então logo que entrou no quarto de Sveva para fazer uma visita, viu a quantidade de coisas estranhas e horríveis que lá habitavam, inclusive o padre estranho.

É claro que tudo na vida tem um porquê, e nessa obra foi-nos explicado o porquê de tudo isso ter acontecido com Sveva... Em um passado distante, a moça foi uma mulher que praticava atos horríveis e tinha atitudes muito maldosas, que envolveram, inclusive, um padre e uma mulher, pessoas estas que a atormentaram na atual encarnação.

"Ela tinha uma linda mediunidade, que, se usada em nome do amor e do auxílio caritativo, alguns degraus a fariam subir em sua escalada evolutiva, mas o livre-arbítrio quando mal utilizado... Na verdade fazia com que estagnasse e adquirisse maiores dívidas diante da Providência Divina."

No período atual em que a estória nos é contada, Sveva vive com seu marido, Olavo, um alcoólatra; seu filho, Matteo; e sua filha, Rossela, que tem síndrome de down.

No meio da estória, Matteo acaba se envolvendo com drogas e vemos a luta de uma mãe para tirar um filho desse caminho.

Quanto à Olavo, Sveva não faz muita coisa à respeito, apenas convive com ele aguentando toda sua estupidez, pois ela acredita que Deus não nos dá consequências de erros que não nos pertençam... E isso é a mais pura verdade; temos que aprender a conviver com tudo, por mais difícil que seja, pois tudo acontece por algum motivo, por algum erro que cometemos no passado.

Alguns personagens desencarnam durante a estória, e têm alguns capítulos que narram um pouco da "vida" dos desencarnados no plano espiritual, o que eu gostei bastante, pois assim podemos conhecer um pouquinho do lugar para o qual iremos futuramente...

"O passado deve apenas no servir de aprendizado, jamais de correntes em nossos pés, impedindo-nos de caminhar, crescer e evoluir."

Como todos os livros espíritas, esse também me trouxe muitos ensinamentos e pude refletir sobre vários assuntos. Com uma linguagem simples e direta, "Sublime colheita" é a obra perfeita para quem quer iniciar nesse gênero! Leitura super indicada.

"Um criminoso sempre fareja o outro..."

23 comentários:

  1. Gostei muito da capa desse livro, e pela resenha ele parece ser mesmo bom! <3 Vou pesquisar mais sobre ele
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda! O livro parece ótimo, e a personagem principal também parece incrível. Fiquei curiosa rs
    Beijos! <3
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas gostei tanto da capa quanto do título. Infelizmente, não costumo ler livros desse gênero, mas a resenha tá ótima e fico feliz que tenha apreciado a leitura.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá! Ainda não tinha visto resenhas de livros desse estilo, essa foi a primeira! Adorei o assunto, me atraiu bastante, pois sou bastante curiosa no que diz respeito a mediunidade, vidas passadas! Com certeza é uma ótima dica! Abraços

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
  5. Faz um tempinho que não leio livros espíritas. Ainda não conhecia esse. Pelo seu post, me pareceu que a protagonista viveu uma vida complicada em outra época, que reflete na sua atual existência.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O olhar da menina na capa é tão penetrante que chama a gente para ler o livro. Adorei sua resenha, não conhecia esse livro.

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe adora este gênero literário e eu li um ou outro, mas sem dúvida são interessantes. Este livro chama atenção e sua resenha ficou ótima.

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa! Que capa linda! Sempre bom quando um livros nos faz refletir e nos ensina boas coisas! boa indicação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um ótimo livro, gostei da sua resenha! <3

    beijos

    http://www.depoisdesonhar.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Larissa! Primeiramente essa capa é linda! Sobre a história, eu não conhecia o livro, e gostei bastante sobre o assunto, afinal faz algum tempo que não leio um livro espírita. Bela resenha!

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi Meninas!
    Acho que vou deixar a dica de hoje passar, não é um tema que me atraia muito!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Larissa.
    Eu achei essa capa bem bonita. Mas não leria o livro porque é espirita. Eu não acredito em reencarnação e ia ficar achando defeito na história se fosse ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Se não tivesse gostado tanto da resenha, também teria comprado só pela capa, haha!

    Beijo!
    CONTROVÉRSIAS.

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!
    Adorei a resenha! Não conhecia o livro, mas ele parece trazer alguns assuntos bem delicados na trama, o que me incentivou a querer lê-lo
    Beijinho meninas
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  15. Caramba, gostei! Ele tem aquele toque que me deixou bem curiosa e trata de uns assuntos que me interesso! Vou procurar mais sobre ele com certeza haha

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  16. Interessante o enredo, leio poucos livros do gênero, mas já me emocionei bastante com alguns, Sublime Colheita tem uma capa bem bonita e acredito que possa ser uma obra interessante para ler em breve.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  17. Nossa ,faz tanto tempo que não leio livros espiritas,mas eles costumavam ser profundo e reflexivo e esse parece que não foge a regra

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  18. Oi, Larissa!
    Adorei a capa do livro. Eu jurava que era uma fantasia ó...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
  19. Oie
    Não leio este tipo de livro, mas ultimamente eu ando bem curiosa. Os enredos são bem interessantes.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem??

    Nossa que bom que a leitura foi gratificante pra ti, é bom quando um livro no preenche desta forma. Porém eu não curto esta temática... eu não leio. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Larissa, tudo bem?
    Eu não sou a maior fã de livros espíritas, apesar de já ter lido alguns. O que mais gosto nesses enredos é ver a vida passada das pessoas pra entender o porquê elas estão como estão no presente.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  22. Oi Larissa!
    Não conhecia o livro ainda, mas achei a história dele super interessante!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Lari, tudo bem?
    Adorei a história do livro e a capa também é maravilhosa!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir