07/08/2017

Resenha: Olhos de vira-lata - Cláudia Guimarães

Olhos de vira-lata

Autor(a): Cláudia Guimarães
Editora: Independente
Páginas: 201
Resenha por: Larissa
Nota: 5/5
*Livro cedido pela autora para resenha




Sinopse: O amor consentido. Quais são as formas de um animalzinho de estimação delimitar seu território? As travessuras, os olhares meigos e compreensivos quando estamos no limiar da tristeza, a cumplicidade e a psicologia animal são ingredientes que, muito além do dom verbal, se expressa de modo carinhoso.

"Olhos de Vira-Lata" é uma narrativa a partir de outros significativo olhares, e em muitas passagens pode remeter a um clássico do cinema dos anos 1990, "Olha quem está falando", narrado a partir do ponto de vista de um bebê. Mas aqui Cláudia Guimarães se esmera em sair da história, para ser secundária com o protagonismo dado aos bichinhos.

Uma linda história de amor que merece ser lida e mais do que compreendida, sentida.

Resenha: O livro é uma obra de não-ficção narrado por ninguém menos que Lindinha, uma vira-lata fofa demais.

Lindinha vive com sua Dinda há alguns anos já, não desde quando sua dona começou a ter cachorros, mas ela narra a história toda desde antes de sua chegada, pois sua Dinda contou à ela tudinho para que ela pudesse latir para a gente. Não é demais?

Tudo começou com Kojak, o primeiro cachorro da Dinda, que era um cão de guarda. O cão foi um presente - de grego, segundo Lindinha -, que não era tão bem vindo assim na família, pois naquele tempo a dona não era muito de cães... Mas ainda bem que os seres humanos evoluem, não é mesmo?

"Coitados dos humanos! Muitos ainda não sabem que temos mais medo deles do que eles de nós. Eles, sim, são capazes de coisas terríveis. Inclusive entre eles mesmos. Fazem tantos atos de covardia que tenho até vergonha de falar. E nós é que somos os animais."

Depois de Kojak vieram muitos outros cães - vários rotweillers, inclusive -, e depois de algum tempo, Lindinha, nossa protagonista e narradora.

"Com pena do chororô por causa do Casper, meu Dindo comprou outra filhote de rottweiler para ela. Eu sou suspeita de latir dela, porque era minha inimiga pública número 1. Vou tentar ser isenta de preconceito com relação a esse animal na minha narrativa."

Lindinha, uma vira-latinha linda foi encontrada em frente a casa da Dinda, e recolhida pela mesma. A mocinha viu chegarem e saírem muitos cães da casa de sua dona, o que me lembra a minha cadelinha Flor, que tem 13 anos hoje e já enterrou muitos bichos - entre eles peixes, coelhos, gatos, etc -, mas continua aqui, firme e forte.

Eu amei conhecer todos os cães desse livro, mas como vemos a história pelos olhos de Lindinha, simpatizei mais com os que ela também simpatizou, então gostei demais do Baruk e do Bacana, pois Lindinha fala com muito amor deles.

É um livro encantador, com toda a certeza. Tem até diálogos entre os cães, acreditam? É uma grande missão entrar na mente de um cachorro para narrar uma história, e a Cláudia soube fazer isso muito bem. O livro tem cenas tristes - infelizmente nossos bichinhos não vivem para sempre -, felizes - Dinda resgata e salva muitos animaizinhos de rua -, e muitas, mas muitas cenas engraçadas... Eu amei a leitura e indico muito, muito, muito!

"Minha vontade foi mostrar a língua pra ela, mas não sou tão humana assim."

12 comentários:

  1. Que livro mais fofo.
    Gostei bastante da resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, meninas.
    Eu acho muito legal livros com perspectivas de animais, faz o leitor se sentir mais próximos dos bichos. Nunca li um livro assim mas adoraria sair da minha zona de conforto.
    Beijo
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa!

    Nunca tinha estado aqui no blog antes, mas já gostaria de dizer como achei legal o fato de você e sua mãe participarem dele juntas. Muito legal quando tem esse incentivo da família desde a infância em relação a ler, né?
    Enfim, achei esse livro muito fofo e sou apaixonada por cachorros. Já tive 2 e sinto muita falta :(

    Beijos,
    Isadora.
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas! Já fiquei encantada com a Lindinha <3 que protagonista vira-lata fofinha! Adorei sabe do livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Só de ver que era sobre cachorro gostei, quero ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tudo bem com vocês?

    Passei pra conhecer o site de vocês. Adorei a ideia, de bloggar mãe e filha, super interessante.

    Que resenha boa de se ler, vou passar por aqui mais vezes sempre que possível. Apesar de não ter gostado muito do título e da capa a resenha por si me ganhou.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lari!
    Menina, esse livro é um prato cheio para quem gosta de doguíneos...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  8. Olá! Nossa, esse livro deve ter sido muito difícil na hora de escrever, a proposta não é nada fácil. Mas que bom que a autora deu conta do recado, eu achei um amor essa ideia.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olaá! tudo bem??
    Ahh que história fofaa! Acho que deve ser super diferente, me interessei! e fiquei curiosa para saber como são esses diálogos entre os cachorros hehe
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, pessoal! Fiquei super feliz com os comentários de vocês. Se interessarem em adquirir o livro físico mando pra vocês pra todo o Brasil e ele já está no Kindle também, em e-book. Beijocas e lambidas!

    ResponderExcluir
  11. O livro é bem fofo :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OMG! Que fofura esse livro! Gostei da dica e da resenha!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir