04/09/2017

Resenha: A estranha mente de Seth - Alana Gabriela

A estranha mente de Seth

Autor(a): Alana Gabriela
Editora: Autografia
Páginas: 210
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5

*E-book cedido pela autora para resenha



Sinopse: Nos últimos tempos a parte central da Europa vinha sofrendo com constantes conflitos, assassinatos e atentados violentos contra autoridades do governo que se relacionavam aos Imperialistas Austríacos. Mas nada disso parecia satisfazer os membros da organização secreta Face Negra. Seth Rujanin, por exemplo, vinha buscando como objetivo de vida cometer um ultraje como realizou seu mártir, Bogdan Zerajic, antes de morrer.

Em 1914 ele finalmente teve essa oportunidade e um conflito de proporções catastróficas foi deflagrado e a história da humanidade mudou para sempre com a chegada da Grande Guerra. A barbárie e a violência desse embate destruiu uma geração inteira de poetas, artistas, escritores, músicos, de inventores e atletas. Foram mais de 19 milhões de vidas ceifadas, entre soldados e civis. Homens, mulheres e crianças que viram suas vidas e famílias destruídas pelos horrores das bombas, tiros e gases tóxicos.

Tudo isso foi resultado de uma série de fatores que colapsaram as estruturas políticas da época. Os tiros deflagrados por Seth Rujanin abalaram as estruturas da Europa e acenderam o pavio de uma bomba que estava prestes a explodir. Um homem foi capaz de causar tudo isso!

O que se escondia por trás da mente de Seth Rujanin?

Quais segredos, paranoias ou dilemas ele viveu até aquele momento?

Neste livro você viaja entre as dúvidas, alucinações e a realidade de Seth Rujanin, entre o brilhantismo e a confusão de sua mente, entre os preceitos conformistas e revolucionários. Conheça a sombria e enigmática mente de Seth.

Resenha: Neste livro, vamos conhecer Seth, um jovem com uma mente um tanto conturbada, dividido entre família, amigos e ideais.

Seth é um rapaz de descendência Sérvia, que nasceu no noroeste da Bósnia. Seus pais, Petar e Marija, são camponeses que tiveram 9 filhos, mas 6 deles morreram ainda jovens ou crianças devido a doenças.

O protagonista já tinha ideias anarquistas contra o império, mas a decisão de ingressar em um grupo de revolucionários só veio à tona após ele próprio sofrer um atentado em um trem, episódio este que ele atribuiu aos Austríacos. Nessa época, ele começa a escrever em um caderno, uma espécie de diário, que segundo a autora, foi o que a ajudou a escrever este livro e estabelecer uma ordem cronológica dos acontecimentos.

Um dos inspiradores de Seth era Bodgan Zerajic, que morreu após orquestrar um atentado contra o governador da Bósnia e Herzegovina. Para ele, Bodgan era um homem corajoso que morreu perseguindo com fervor seu ideal.

"A única coisa que tenho certeza é que seu legado de bravura permanece imperecível e indiscutível para os jovens Bósnios."

Na escola, Seth tem apenas um amigo, Lazar, e nutre um amor platônico por Agata, uma colega que cursa uma série a menos que eles. Certo dia, na escola, a professora, Maja, começa um debate e separa a turma em dois grupos: os que defendem o império e os revolucionários. Seth já fazia parte do grupo extremista Face Negra e se descontrola com a opinião do outro grupo, desencadeando uma série de agressões, fazendo com que fosse expulso da escola. Para "baixar a poeira" ele vai passar um tempo com seus pais, e nessa época fica mais evidente que ele está muito doente.

Além dessa sua doença misteriosa, que só conhecemos no final do livro, Seth passa a ter umas espécies de apagões. Como a "causa" era seu objetivo, sua mente passa a bloquear tudo que não é importante, e por diversas vezes ele fica em estado catatônico.

"...o problema é que esse transe que criei está fora de controle, porque fiz demais e hoje não sei como parar, simplesmente entro no automático."

Após ser expulso da escola, Seth fica com bastante tempo livre para treinar, pois está chegando o dia em que os líderes do movimento da sociedade jovem Bósnia farão a escolha e passando as instruções de como cada um, com seu talento, deve proceder, talentos esses do tipo mira boa para jogar granadas ou pontaria certeira com armas de fogo, e após concluírem seu intento, a lição principal: o que fazer para não ser pego.

"...lutar pela causa da Grande Sérvia, morrermos por nosso povo..."

Alana é uma apaixonada por história e pesquisou a fundo para escrever este livro. "A estranha mente de Seth" é uma ficção baseada em fatos reais, como o atentado de Saravejo e a vida de Gavrilo Princip. Mas é uma estória também que aborda levemente processos psíquicos de uma mente perturbada e corações violentos que morrem por causas e ideais. Ela deixa claro no final que descreveu um terrorista e não um psicopata, mas eu concluo que: "todo terrorista é psicopata, mas nem todo psicopata é terrorista".

10 comentários:

  1. Olá, Viviane.
    Gostei de todos os livros da Alana que li até agora. Eu não sou muito fã de História, mas como é um livro dela eu vou querer ler. Gostei de sua conclusão e concordo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Viviane!

    Fiquei curiosa com esse livro! Gosto bastante de história e seria muito interessante aprender mais sobre o contexto histórico da época através da leitura.

    Beijos,
    Isa~
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane! Só leio críticas positivas dos livros da Alana e ter ficção baseada em fatos reais é bem interessante! Que bom que vc curtiu o livro.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Que vontade de ler esse livro menina, percebo que há muitos momentos de reviravoltas e que vão prender o leitor, principalmente no cenário em que os personagens estão vivenciando, ótima dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Viviane. Achei a proposta do livro bem interessante ao abordar esse cenário de guerra. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, e gosto quando o enredo é ficção com um pé na realidade. Sempre fico me perguntando onde um começa e o outro termina. Dica anotada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Bem legal seu blog, gostei bastante da postagem!

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Ainda não conhecia o livro, e lendo a sinopse não achei tão interessante, mas depois de ler sua resenha fiquei bem curiosa com a leitura. Já quero poder conhecer o Seth.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ola!!
    Não conhecia a Alana Gabriela, quero saber mais sobre A estranha mente de Seth, fiquei imensamente interessada depois de ler a resenha e saber que é baseada em alguns fatos reais!!

    ResponderExcluir
  10. Sabe que eu tento gostar de ler livros, mas não consigo, queria ter essa força de vontade rsrsrsrs, parabéns pela leitura e pela resenha.

    ResponderExcluir