13/09/2017

Tag: Desafio farroupilha

Olá, livreiras e livreiros! Tudo bem com vocês? Hoje viemos responder uma tag muito legal, esperamos que gostem!

Bem, para quem não sabe, nós do Blog Duas Livreiras moramos no Rio Grande do Sul e, no dia 20 de setembro, é comemorado o dia do gaúcho, porém a semana farroupilha - como é chamada - inicia-se hoje. É por isso que resolvemos responder esta tag "gaúcha-literária".

O desafio/tag a seguir foi visto no Instagram @paty_bookaholic, mas todos estes IG's ajudaram a criá-la: @tchelivros @bahquelivrotri @leiturasdedeni @supimposa @claridadeliteraria @entrepaginasecafe @luadecafe @estantediagonal @tracasleitoras @ceuliterario @livrosdefran @nas_entrelinhas01. Nós achamos a tag muito criativa e resolvemos respondê-la. No caso, no Instagram, os IG's estão respondendo a "tag" como um desafio, em que cada dia é publicada uma foto respondendo as questões, porém nós vamos responder como uma tag mesmo. Vamos lá!

1. O laçador: história que te prendeu desde o começo.
Larissa: "A garota de treze" (Lilian Reis) - Esse livro é muito fofo e me prendeu desde o começo, tanto que terminei a leitura super rápido.
Viviane: "Quatro vidas de um cachorro" (W. Bruce Cameron) - O livro é narrado por um cachorro, então, desde a capa, eu não consegui mais largar.

2. Casal bagual: teu casal literário favorito.
Larissa: Elizabeth e Justin, de "Para sempre" (Glaucia Santos) - Esse livro é um dos meus favoritos, e o casal é muito amorzinho, gosto muito!
Viviane: Gus e Hazel, de "A culpa é das estrelas" (John Green) - Este casal divide opiniões, pois tem quem ame e tem quem odeie o livro. Eu amei, sofri junto e fiquei muito triste com o final deles.

3. "Me tapei de nojo": detestou o final.
Larissa: "Quem é você, Alasca?" (John Green) - Não é que eu tenha detestado o final em si, o que não gostei foi que muitas pontas foram deixadas soltas.
Viviane: "Como eu era antes de você" (Jojo Moyes) - Já estou sendo repetitiva, mas tem livro que te marca por ser bom, enquanto outros, como esse, te traumatiza para o resto da vida. Odiei o final e isso acabou com tudo de bom que li antes nele, pois quase não consigo lembrar da estória, só do final.

4. "Me chamam de grosso, eu não tiro a razão. Eu reconheço a minha grossura": livro mais grosso da estante.
Larissa: "Cisne" (Eleonor Hertzog) - Esse livro é um calhamaço, mas não se assustem quando verem ele, pois a estória compensa...
Viviane: "It, a coisa" (Stephen King) - Ainda não li; acho que vou assistir o filme primeiro

5. Grenal: livro com rivalidade.
Larissa: "A maldição de Arthur" (Graci Rocha) - Quem leu minha resenha sabe que aqui temos um quadrado amoroso, então temos três homens que ficam lutando por Cass, a protagonista.
Viviane: "Mathilda Savitch" (Victor Lodato) - Aqui a rivalidade é por conta da irmã viva que quer provar para os pais que a irmã que morreu não era tão santa quanto eles pensavam, mas o que ela descobre muda completamente seus sentimentos em relação à falecida.

6. "Me caiu os butiá do bolso": personagem com atitudes que te surpreenderam.
Larissa: "Quatro vidas de um cachorro" (W. Bruce Cameron) - Gente, como pode os cães serem tão inteligentes? Amo demais esse livro.
Viviane: "Extraordinário" (R. J. Palacio) - Auggie, o protagonista, tem todos os motivos para ser recluso, introspectivo, triste, enfim... mas ele dá uma aula de gentilezas e amor ao próximo que muda a vida de quem lê o livro.

7. "Não tenho cara de Banrisul": livro que tu namoras há tempos, mas o preço é salgado.
Larissa: "Os 13 porquês" (Jay Asher) - É sem dúvidas o livro mais antigo na minha lista de desejados, mas até hoje não vi ele por menos de R$ 30,00.
Viviane: Os livros da Tess Gerritsen - Haha, isso tem aos montes, mas citarei os livros desta escritora, que estão sempre caros, mas são muito bons.

8. Lagarteando ao sol: livro que tu não trocas por nada.
Larissa: "O menino do pijama listrado" - É claro que eu não ia responder uma tag sem citar meu queridinho, né? Não troco por nada.
Viviane: Os livros da Darkside - Todos... Mas os livros da Darkside são meus mimosos, tanto pelo gênero quanto pela beleza das edições.

9. "Quem não dança maçanico não arruma namorado": personagem que quase ficou pra titia.
Larissa: Eu realmente não consegui pensar em uma resposta para esta pergunta, sorry...
Viviane: "No escuro" (Elizabeth Haynes) - A protagonista sofreu um trauma tão grande com um ex namorado que agora tem medo de se relacionar e corre o risco de ficar para titia.

10. Guerra dos farrapos: livro com batalhas épicas.
Larissa: "Starling" (Lesley Livingston) - Gente, eu não sou de ler livros com guerras/batalhas, mas se tem um que eu li que tenha isto, foi este.
Viviane: "Série Percy Jackson" (Rick Riordan) - Batalhas épicas não é muito o meu estilo, mas nos livros do Percy Jackson tem umas lutas bem legais e gostei bastante dos dois primeiros volumes que li.

11. "Mais enrolado que namoro de cobra": livro com enrolação do início ao fim.
Larissa: "A garota que eu quero" (Markus Zusak) - Não lembro muito da estória (ainda bem), mas tenho tanto "ranço" deste livro que com certeza deve ter sido bem enrolado.
Viviane: "Diário de uma paixão" (Nicholas Sparks) - Não que seja enrolado demais, mas fugiu um pouco do que estou acostumada a ler nos livros do Nicholas, então foi o que menos gostei de todos que já li do escritor.

12. "Gaúcho macho não come mel, mastiga abelha": livro com bad boy/personagem durão.
Larissa: "Aparências" (Lígia Ortiz) - É impossível ler/escutar "personagem durão" e não lembrar do boy desse livro, rs.
Viviane: "Léo e Bia" (Fernanda Terra) - Me apresentou um personagem que não faz meu estilo. Ele era machista, mandão, metido, não me agradou.

13. Arroz de china: livro bom e barato.
Larissa: "Cidades de papel" (John Boyne) - Muita gente não gosta desse livro, porém eu amei a estória, recomendo!
Viviane: "Saga encantadas" (Sarah Pinborough) - O box com os três livros custou bem baratinho e a estória foi surpreendente, bem diferente do que eu esperava.

14. "Mas bah!": livro com final surpreendente.
Larissa: "Muito além do tempo" (Alexandra Monir) - Não é só o final, o livro inteiro é surpreendente... Recomendo!
Viviane: O pântano das borboletas (Federico Axat) - Teve uma revelação no final que nunca na minha vida literária imaginei encontrar em um livro. Preciso reler e ver o que eu deixei passar...

15. "Foi o 20 de setembro o precursor da liberdade": faça sua homenagem ao nosso amado Rio Grande do Sul.
"Eu sou do sul, sou do sul
É só olhar pra ver que eu sou do sul, sou do sul
A minha terra tem um céu azul, céu azul
É só olhar e ver
Eu sou do sul
É só olhar pra ver que eu sou do sul
A minha terra tem um céu azul
É só olhar e ver"

Bom, é isso por hoje, livreiras e livreiros! Esperamos muito que tenham gostado da tag que os IG's citados fizeram, e das nossas respostas, é claro. Beijos e até a próxima postagem!

35 comentários:

  1. Olá meninas;
    Adoro tag, e amei conhecer um pouquinho da experiencia literária de vocês, ainda mais com a base da Guerra dos Farrapos, algo tão importante para a história do país e principalmente do sul.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Adoro tags e achei esta muito engraçada.
    Só não respondo no meu blog porque acho que perderia o sentido, afinal é para gaúchos e eu sou portuguesa (Portugal) ahaha
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Que lindas, euu também moro no Sul, sou de Sapiranga e achei extremamente engraçado esses títulos da tag e mega divertidos, quem sabe eu também realize.
    Beijinhos lindasss

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas, não conhecia a Tag, achei bem divertida, adorei conhecer um pouco mais das gírias de vcs, que é tão linda. Quem sabe um dia eu não conheço esse estado tão lindo. Beijos!

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a TAG e mais ainda conhecer o gosto de vocês. Fiquei sabendo sobre vários livros que parecem me interessar aqui. Gostei demais!

    ResponderExcluir
  6. Adoreeei a tag, ainda mais por ser relacionado ao evento da cidade de vocês! Gosto da maioria dos livros citados na tag, são mesmo sensacionais <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, meninas

    Muito interessante a TAG, tem umas palavras e expressões aí que nunca tinha visto! Hahahaha
    Li alguns livros mencionados, como ACEDE, que detestei, e Como Eu Era Antes de Você, que amei, ao contrário da Vivi. Hahahah

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Amei a TAG! Nunca estive no RS, mas morei numa cidade no Maranhão onde viviam muitos gaúchos. Lembrei de algumas professoras e dos meus vizinhos falando com essa TAG. Lá na cidade que eu morava a população gaúcha e descendente de gaúchos sempre comemorava a semana farroupilha com desfiles e com apresentações no CTG, eu adorava ver! Fora as comidas que eram maravilhosas.
    Amei as respostas! Beijão
    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem?
    Adorei a tag hahaha dei altas risadas com as perguntas, queria responde-lá mas sou de SC então perderia um pouco o sentindo né? Mas adorei todas as respostas de vocês e me identifiquei com algumas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, meninas!
    Que criativa essa tag! Adorei, apesar de não entender algumas coisas.
    Fiquei muito tempo namorando Os 13 Porquês e consegui finalmente.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Amei as respostas de vocês!!! Muito criativas!! Adorei adorei!!

    Beijinhos da Paty ;)

    @paty_bookaholic

    ResponderExcluir
  12. Uau, adorei a tag! Achei bem divertida e criativa, também aproveitei para pegar algumas dicas literárias haha. Bjss!

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Fiquei curiosa para ler Quatro Vidas de um Cachorro.
    Os livros da Darkside são lindos mesmo!
    Acho que é difícil mesmo gostar do final de Como eu era antes de você. rs
    Essa tag pe muito legal! HAhaha

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi meninas!
    Adoreeei a TAG, super criativa!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia a TAG, mas gostei bastante ...
    Quatro vidas de um cachorro eu assisti e gostei bastante, mas não sei se leria.
    Da Darkside nunca li nada rs .. preciso conhecer urgentemente.

    Amei as respostas, os livros que não conheço vou procurar e me aventurar também.

    Quero mais post assim hein? Rs ..

    Beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a tag, até senti o sotaque cantado dos gaúchos nela!!!! Vou ver se faço também.
    BjsRose

    ResponderExcluir
  17. Gente, mas que tag legal, bem regional, neh? Amei. Muitos livros citados nas respostas, não conheço, mas concordei com todos que já li. *-*
    Ótimas respostas. Um beijo pra vocês. Sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Nunca tinha visto uma tag tão regional ahaha parabéns pelas respostas!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Hahaha Adorei a Tag. Muito divertida até.
    Arroz de China? Vou ter que concordar, toda vez que vejo esses livros da Sarah estão quase de graça.
    Já tenho eles um tempão, mas ainda não consegui ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  20. Oi!!
    Já li muito sobre a Guerra dos Farrapos,gostei da tag e das respostas de vocês...
    Bjo

    ResponderExcluir
  21. Oiee!!
    AMEI essa tag, e é bem legal ver as duas respondendo a tag <3
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Amei essa tag e as respostas! Achei bem criativo inventarem uma tag somente para o sul!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Achei a tag me divertida e criativa, adorei!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  24. Gente que tag legal. "Os 13 Porquês" também está na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  25. Oieee, quanta criatividade nessa tag, meus parabéns meninas achei muito legal as escolhas de vocês!

    Bjs

    =)

    ResponderExcluir
  26. DEIXA EU RIR AQUI HAHAHAHAHAHAHA
    Eu sou gaúcha (amanhã inclusive é um dia muito importante para os gaúchos <3) e ri muito com tag. O "não tenho cara de banrisul" me fez dar uma gaitada HAHAHAAHAHA
    Guria amei muito a tag e teria gostado de responder ela :)

    ResponderExcluir
  27. Gente que tag legal, eu quero responder ela mesmo não sendo do Sul, posso? E eu me identifiquei com várias respostas de vocês, uma inclusive foi sobre o livro: Depois de você, meu Deus como eu odiei esse livro. Amei a tag!

    ResponderExcluir
  28. Que tag sensacional! Adorei! É uma das mais criativas que já vi. Estou até pensando em responder.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  29. Bem legal a tag, só acho que a última nem todos vão conseguir fazer, eu, por exemplo, pouco conheço sobre o Rio Grande do Sul e não saberia prestar uma homenagem. Mas achei bem interessantes as perguntas

    ResponderExcluir
  30. Bem bolada essa tag. Gostei muito. Quanto a ultima, embora não seja gaucha, já morei aí então posso dizer que amei cada minuto. Estado bom, acolhedor e cheio de tradições.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, bem interessante essa postagem, um desafio instigante.

    ResponderExcluir
  32. Olá!!! Que ótima essa tag, ainda não conhecia, é bem criativa. Gostei bastante das respostas e me identifiquei. Muito sucesso e ótimas leituras !!! super bjoo

    ResponderExcluir
  33. Amo tags e adorei essa, achei bem interessante e engraçada. Muito bom conhecendo um pouco da experiencia de vocês, já que eu não sou muito de ler livros. Parabéns Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Gostei da tag, é criativa! Vocês tem bom gosto em relação a livros.

    ResponderExcluir
  35. Olá,

    Nossa que tag engraçada, nunca fui para o sul e achei mega diferente essas expressões.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir