13/11/2017

[Resenha] Metrópole | RM. Sant' Ana

Metrópole

Autor(a): RM. Sant' Ana
Editora: Autografia
Páginas: 161
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Buscapé / Editora
*Livro cedido pela editora para resenha



Sinopse: "METRÓPOLE - Contos que a Vida Conta" é um livro de contos que segue a linha editorial da 'Literatura Marginal', com textos ácidos, sarcásticos, melancólicos, mas de fácil leitura pois tem uma narrativa que propositalmente, beira o popularesco. As estórias trazem personagens que são facilmente encontradas em qualquer um dos milhões de guetos periféricos espalhados pelo mundo a fora, cujo os conflitos fictícios e dura e cruel realidade, infelizmente, não são mera coincidência...

Resenha: "Metrópole" é um livro de contos que nos apresenta estórias/histórias passadas em São Paulo.

O livro inicia com um conto chamado "São Paulo, metrópole da desigualdade", onde temos quase uma aula de história sobre São Paulo e algumas reflexões.

Os contos "Coração de papelão" e "Na esquina de um beco" narram cotidianos que são tristes, mas que infelizmente estão presentes aos montes por aí. No primeiro, é narrado o dia a dia de uma senhora catadora de lixo, que desdobra-se para conseguir o que comer. Já no segundo, conhecemos um dia comum de um marginal. "Rotina" também fala de uma rotina, como já diz o título, mas dessa vez uma rotina mais mórbida e comum a quase todos: casa, trabalho, casa.

"O escuro véu da madrugada já se extinguiu, mas o astro-rei ainda não brilha com toda sua onipotência. Nuvens cinzentas e carregadas anunciam que o dia será novamente chuvoso. Isso não é problema para Vovó Tereza, pois ela já se acostumou a percorrer seus muitos quilômetros diários sob tempestades torrenciais ou estiagem escaldante. Desde muito cedo ela aprendeu que o trabalho árduo e o sofrimento fariam parte constante de seu cotidiano. Ainda criança foi obrigada a abdicar de qualquer sonho ou fantasia, comuns às garotinhas daquela idade, para enfrentar o martirizante dia a dia de trabalho daqueles que não têm direito à infância."

"Feliz aniversário" é um conto que achei bem interessante... Nele vamos conhecer, intercaladamente, as estórias de dois homens, um pobre e outro rico, e a única coisa em comum entre os dois é que no dia em que a estória nos é narrada, ambos irão comemorar o primeiro aniversário dos filhos. É interessante porque dá uma lição muito bonita.

Como já se pode imaginar pelo título, o conto "Dama da noite" conta a estória de uma prostituta. Cidinha tinha apenas treze anos quando entregou-se à prostituição, por conta da vida dura de seus pais.

"O bom exemplo" nos traz a estória típica de um jovem cheio de vida, inteligente, elegante, tudo de bom, que entregou-se às drogas.

O conto "Menor carente" é outro tipo de estória que é triste, mas bem comum por aí, de uma criança que mora nas ruas e acaba se entregando para as drogas, para "viajar" e, com isso, ter alguns momentos de uma vida boa e sensata.

Um outro conto bem triste que temos é "O bom filho a casa torna". Aqui vamos conhecer Danilo, um jovem morador do interior, que resolve ir para a capital para tentar o vestibular de agronomia. Depois de anos longe dos pais, amigos e noiva, ele retorna com seu diploma em mãos, mas nem tudo são flores...

Em "Cartão vermelho" temos Carlinhos como protagonista. Sua família sempre foi pobre e Carlinhos criou-se vendo seus pais e irmãos batalhando para colocarem dinheiro para dentro de casa. Tudo está prestes a mudar quando Carlinhos, bom jogador de futebol desde pequeno, é encontrado por um olheiro, que o chama para participar de times profissionais. O conto aborda, além de sonhos e pobreza, o tão triste preconceito.

No início de cada conto tem uma ilustração bem legal, que já nos dá uma ideia do que está por vir, às vezes até já entregando um pouco da trama...

Bom, eu falei de alguns contos apenas, não daria para falar de todos, pois são vários. No geral, gostei muito do livro. Todos os contos são críticos e abordam temas importantes e comuns. A maioria deles se passam em guetos periféricos. Indico muito o livro para quem gosta de contos e para quem não gosta tanto também. Mas já aviso: se você está afim de ler uma estória fofa, esse livro definitivamente não é o que você procura, pois aqui temos muitas mortes e os contos são bem tristes, na maioria das vezes.

"As árduas marcas visíveis em sua face deixam transparecer que ele foi alguém que lutou muito, porém a pesada expressão de tristeza mostra que, infelizmente, nem sempre lutador é sinônimo de vencedor."

28 comentários:

  1. Não conhecia o livro, nem é um género que me aventure muito, tenho que ler mais livros de contos.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Apesar de eu gostar muito de contos, não costumo ler muitos, talvez por falta de indicação. Estou começando a pesquisar melhor sobre livros de contos, e pretendo lê-los o quanto antes. Gostei bastante desses, e vou colocá-lo na minha lista de leitura.

    Beijão
    https://cantinhodaescritaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu nunca ouvi falar do livro mas achei legal seu conteúdo, acho que explora bem as grandes cidades hoje em dia, que infelizmente não conseguem sair da rotina, dos vícios, da pobreza. Eu adoraria ler a obra, achei bem interessante.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Alice. Não sou muito fã de livros nesse formato, mas achei a proposta interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Excelente resenha, gosto muito de contos, e esse livro parece ser aquele que traz a realidade que nos fazem refletir e olhar mais o nosso próximo.

    Bjs

    http://vestigioliterario.blogspot.com.br/
    Nos siga no instagram: https://www.instagram.com/vestigioliterario/

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Gostei bastante da premissa do livro bem diferente né? Afinal por se passar em uma cidade como São Paulo quem mora lá pode se identificar em algumas situações cotidianas e quem tem curiosidade pode conhecer um pouco a mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lari!
    Adorei a capa, apesar dela ter um aspecto triste...
    Eu já fui em São Paulo algumas vezes e fiquei bem animada em ler os contos. Imagina só quem mora lá...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  8. Apesar de não ser o tipo de livro que costumo ler, pela sua resenha, fiquei com muita vontade de ler. Parece ser algo que nos faz cair ainda mais na realidade.
    Ótima resenha, adorei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Larissa que bacana esse livro, eu não o conhecia e fiquei bem interessada, adoro tudo que envolva o cotidiano e assuntos que nos fazem repeensar, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem? Adorei a resenha e principalmente a capa do livro. Ultimamente estou viciada em ler contos e adoro livros com ilustrações! Obrigada pela dica
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi! Gostei bastante da resenha!

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia o livro e achei bem bacana a abordagem dele, não é uma leitura que eu realizaria, mas, ainda assim, achei muito válida para quem se interessa por leituras do tipo.

    ResponderExcluir
  13. Tenho minha queda por contos e isso não é segredo, então quando vejo livros do gênero já fico afoita querendo mais informações.
    Não conhecia o livro, mas deixo como dica anotada, vai que surge a oportunidade.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Estou acompanhando a editora nas redes sociais e gostando do posicionamento, o livro me chamou atenção, primeiro, por ser contos, adoro e por ter essa pegada mais ácida nas histórias.

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu amo contos, então já fiquei interessada nesse livro. A capa é bem interessante, e pelos contos que você destacou, já quero ler Metrópole.

    ResponderExcluir
  16. Oiii meninas

    Não conhecia a obra mas achei interesante todas as histórias ambientadas na mesma cidade. Não sou muito de ler contos, demoro pra me prender à uma história e no caso do conto quando vai chegando a hora que me ligo à história, bum, acabou. Mas mesmo assim de vez em quando gosto de fugir da rotina e ler algo mais rapido. A dica de vcs é boa.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Apesar da sua resenha demonstrar o quanto a leitura foi agradável, dessa vez não me despertou atenção necessária para embarcar nessa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Gosto muito de contos. Acho muito legal lermos várias histórias num livro, mas os contos dessa obra me pareceram simples demais e pouco envolventes; sabe? Não me senti atraída para fazer essa leitura. Vou passar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não fiquei muito curiosa para ler. Eu normalmente não gosto de contos, prefiro livros em que haja um desenvolvimento maior da história. Além disso, o fato de ser uma temática mais pesada e triste, me desanima ainda mais.
    De qualquer forma, fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Garotas,
    Não sou tão fã de livro de contos e esses parecem ser realmente bem fortes e reais, como uma pintura de nossa própria realidade então no momento acho que essa não é o tipo de leitura que estou procurando mesmo assim é uma dica interessante.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Achei interessante os contos trazerem a voz dos guetos, dos excluídos. É importante termos personagens mais do povo. Às vezes eu sinto falta de ler livros assim. Vou anotar a dica. Ah, e eu amo contos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oii! Apenas olhando para essa edição maravilhosa, pude perceber que as histórias parecem ser bem interessantes e fortes. Eu não conhecia essa obra, mas já fiquei curiosa para conferir. Vou anotar na minha lista com certeza, bjss!

    ResponderExcluir
  23. adoro livros de contos e essa ambientação urbana em Sampa me deixou ainda mais a fim de fazer a leitura... não conhecia a editora mas já vou ficar de olho no catalogo deles...
    bjs...

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Bacana esse livro, não o conhecia, mas parece ser ótimo. Obrigada pela dica, vou anotar em minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  25. Oi :D

    Confesso que não sou muito fã de livros de contos, a não ser aqueles com contos clássico, mas este chamou minha atenção.
    Pelo que você disse a respeito dele parece ser muito interessante. Fiquei com vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  26. Ah eu amo livros com contos! E nossa não conhecia este, vou anotar a dica.
    Ótima resenha.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia o livro, mas achei um tanto interessante, não tenho lido muitos contos ultimamente, mas é sempre bom conhecer livros desse estilo. Fiquei curiosa pela conto dos aniversários dos filhos dos personagens.

    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Não sou muito fã de contos, sempre espero por uma continuação que não vem ou fico com a impressão de que a história foi muito rasa, deixo a dica passar.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir