12/02/2018

[Resenha] Nem tudo que reluz é ouro | Amarilis de Oliveira

Nem tudo que reluz é ouro

Autor(a): Amarilis de Oliveira
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 264
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Buscapé / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Para nos guiar na senda da evolução, Deus estabeleceu leis imutáveis, que nos ensinam a linha direta e mais curta para isso. Somos nós, no entanto, que, presos pelas ilusões do imediatismo a que nos habituamos no mundo, caminhamos por linhas tortuosas.

Este livro conta a história de pessoas que, cegas pelo orgulho e pela ganância, criaram dificuldades em suas vidas e tiveram de trilhar o caminho da dor para entender que somente a ligação com Deus e a prece sincera poderiam resolver seus problemas.

Resenha: Nesta trama de ganância e interesses, vamos conhecer o conde Carlos, um homem bonito, solteiro, que herdara do pai, em vida, um belo povoado afastado três dias de viagem de sua terra natal na Europa.

O pai de Carlos, com medo de que os filhos brigassem entre si por suas valiosas terras, dividiu tudo ainda em vida, inclusive os criados; dentre os que foram designados a Carlos, estava Eduard, homem de confiança do pai do rapaz, mas que o jovem considerava um espião.

Carlos herdara terras em uma vila um tanto estranha, onde a maioria dos habitantes tinha uma religião duvidosa que curava através de oração, passes e fluídos.

Quando Carlos chega a vila, logo os mais abastados financeiramente aparecem para "puxar-lhe o saco" e logo convidam-no para um baile. Neste baile, Carlos conhece várias moças em idade de casarem-se e não gosta de ver como os pais delas as atiram para ele, então volta para casa bem chateado.

Logo Carlos conhece o líder religioso do local e sua filha, Soláia, uma moça muito simpática, mas considerada estranha por Carlos, devido as crenças religiosas da moça.

Ao examinar as finanças do local, Carlos descobre muitas dívidas de impostos, algumas bem altas, e chama os devedores para acertarem. É aí que ele começa a fazer inimigos e precisa andar com seguranças o tempo todo após quase ser morto em uma emboscada.

Maláia, o maior devedor, tem a esperança de que Carlos case-se com sua filha, volte para Europa e esqueça a alta dívida, e mais, que o deixe cuidando de tudo, mas o rapaz já tem seu coração enamorado por Soláia, sentimento este que ele teima em não aceitar, devido ao preconceito em relação a fé da moça. Maláia é um homem orgulhoso e não sabe aceitar um "não", então ele "compra" um dos homens de confiança de Carlos e, a partir daí, todos terão sua fé testada.

"Não sou capaz de ser amigo! Traí dois dos maiores deles! A um deles provoquei remorsos imensos e sabe por quê? Por poucas moedas de ouro, que foram facilmente roubadas de mim."

Este livro nos traz uma grande reflexão sobre quem são os verdadeiros amigos, em que podemos realmente confiar e até que ponto devemos ouvir a nossa consciência e ignorar as opiniões alheias. Fazia tempo que eu não realizava este tipo de leitura e já estava com muitas saudades, pois quem acompanha o blog sabe o quanto eu gosto do gênero.

"...o sofrimento serve apenas de aprendizado e que, quando esse último acontece, o primeiro perde completamente a importância."

15 comentários:

  1. Nossa que livro interessante. Eu não conhecia ele mas adoraria ler. Sua resenha me deu muita curiosidade. Parabéns pela postagem.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adorei sua resenha, não conhecia a história, mas fiquei bastante curiosa!

    Bjs!

    Fernanda Reads <3

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, quase não leio romances..rss
    Mas, pela resenha a história parece ser muito interessante e diferente de vários romances clichês, com uma história de amizade no enredo.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que resenha ótima menina, para quem curte esse gênero e assunto dos livros parece ser uma leitura fascinante! O que me atraiu mesmo foi a capa, que está um amorzinho, adoro romances clichês.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse livro tem uma premissa muito interessante! Adorei a resenha, parabéns! Na verdade, amei o blog todo. Está favoritado já <3
    Florescer Palavras

    ResponderExcluir
  6. Que livro interessante! Parece um assunto muito legal e eu adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas também não é o tipo de leitura que geralmente procuro. Adorei sua resenha e vou deixar a dica anotada para próximas leituras!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não conhecia esse título, mas achei ele muito interessante e fiquei curiosa para fazer essa leitura. Gostei muito da construção dos personagens e fiquei muito curiosa para compreender melhor a mensagem que a obra transmite. Acho que será maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas já adorei! Achei essa história muito interessante e achei muito legal essa mensagem reflexiva sobre amizade, já quero ler! =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Essa história deve trazer uma mensagem maravilhosa mesmo. Não conhecia e fiquei com vontade de ler e ver a construção dos personagens =D

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom ?

    Apesar de nao conhecer a estóra, fiquei bastante curiosa, ainda mais pela reflexão que a mesma nos apresenta :)


    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas gostei da trama, ainda mais por levar a reflexões sobre nossos verdadeiros amigos ou mesmo pessoas de confiança. É uma pena que ele tenha tido algum preconceito por conta da fé da moça.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e como gosto muito de romance sua resenha me convenceu a coloca-lo na minha lista de desejos.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  14. Quem vê essa capa não faz ideia de quanta história e emoção esse livro carrega, né? Adorei sua resenha, me convenceu a ler e já foi pra minha lista de desejados, sinto que vou amar!

    ResponderExcluir
  15. Ola
    Uma boa opção para quem curte o genero, e ou indicar para algumas pessoas que sei que vão apreciar a leitura.
    Gostei da sua resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir