11/05/2018

[Resenha] 100 poemas | César Barros

100 poemas

Autor(a): César Barros
Editora: Autografia
Páginas: 182
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: O 100 Poemas, Destilando versos é um livro criado a partir de poemas e prosas poéticas. Pensando poeticamente, mergulhei no fundo do mar, à procura do petróleo e escavei as mais elevadas montanhas à procura dos diamantes. No entanto, não encontrei o rico líquido nem as pedras reluzentes, porém descobri um tesouro valioso, que não estava no interior das montanhas nem nas profundezas do mar, mas que estava na magia das palavras, no encanto das sílabas, no fascínio das letras. Assim, o "100 Poemas" nasceu, ao convidar as palavras, as sílabas e as letras para dançarem ao som de poesias, embalado pela sensibilidade.

Resenha: Como o próprio nome já diz, este é um livro de poemas, mas não é um livro de poemas qualquer, e sim um dos melhores livros do tema que eu já tive a oportunidade de ler.

"Se esforce para carregar o fardo imposto pela vida, você nunca saberá qual o nível de sua força até que dê o máximo de si."

Nessa obra vamos encontrar poemas sobre tudo que vocês imaginarem: amor, jogo, críticas sociais, sentimentos, saudade, entre muitos outros. Para César Barros, até o cabo de um machado pode virar um poema - e um poema muito bom, só para deixar claro.

Sempre que leio um livro de poemas gosto de marcar os meus favoritos, e quase saí marcando todos nessa obra, pois são muito bons mesmo. Eis alguns dos meus favoritos: O fundo do poço, Nessa longa jornada da breve vida, Entrelinhas, Futebol da vida, Eu e eu, Vou embora daqui, entre muitos outros...

"Então... A pergunta a ser feita na hora da partida / Não é o quanto você teve ou o que conquistou em vida, / Mas quantas pessoas conseguiu marcar... / ... Na longa jornada da breve vida."

Como eu disse acima, gostei muito de todos os poemas, mas é claro que sempre tem aqueles que merecem mais destaque, e nesse caso eu gostaria de dar ênfase aos poemas "Futebol da vida" e "Vou embora daqui". O primeiro faz um paralelo entre a vida e um jogo de futebol, comparando o campo com o mundo, o primeiro tempo com a infância, o segundo com a juventude e a prorrogação com a velhice, e faz várias reflexões em torno disso, dando várias lições importantes. No segundo o autor fala sobre ir para três lugares literários: Nárnia, Pasárgada e Acapulco, pois aqui está difícil de viver, e com isso faz várias críticas sobre nossa sociedade e fala sobre as maravilhas de viver nos três lugares citados. Ambos são poemas muito interessantes.

Foi, sem dúvidas, um dos livros mais interessantes que já tive a oportunidade de ler, e gostaria que todos tivessem a chance de lê-lo, pois é uma leitura que muda mentes e que passa várias lições importantes. César, você está de parabéns!

"Saudade é o passado querendo ser presente e o presente querendo ser passado."

14 comentários:

  1. This book made a strong impression on me dear thanks for sharing..

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas ainda bem que gostaste de ler!

    Enfim, mesmo não lendo poemas regularmente, fiquei bem curioso. Que bom que tantos temas e questões são levantados!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa um livro de poemas sempre é ótimo ler. Realmente fica difícil escolher alguns com um número tão grande. Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada. Dica anotada <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Também gosto de ler livros de poemas e marcar os favoritos... rsrsrs Adoro reler depois!
    Não conhecia essa obra, mas fiquei interessada em ler.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante de poesias, acho que elas se conectam com a alma do leitor, nos permitindo refletir e neste caso gostei das referências de lugares que o autor usou. Não conhecia o livro, mas anoto essa dica, espero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o livro e a editora. Leio poemas, mas muito pouco. O livro parece interessante. Vou guarda a sugestão. Parabéns pela resenha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Apesar de não ser uma leitora assídua de poemas e poesias, acho que algumas são tão profundas que fica impossível ficar indiferente.
    Adorei conhecer mais dessa obra e da escrita do autor.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de poemas e poesias, estou sempre lendo algumas e adorei a sua dica de hoje. Eu não conhecia o livro e fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Ola
    Amo poemas e esse livro será a minha próxima leitura. Que bom que gostou, de deixou mais ansiosa para ler.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Só pela sua resenha já passa mesmo essa sensação de ser um livro com poemas muito bons, que trazer essa identificação ao leitor. Obrigada pela dica de leitura.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Gostei da sua resenha, não conhecia esse livro e parece ser uma bela leitura, eu gosto muito de poemas, contudo pouco estou lendo do gênero nos últimos tempos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. oi, adoro poesia, é o que mais leio, o tempo todo, esse livro me pareceu seguir uma linha de autoajuda em versos, mas precisa ler e já anotei a dica.

    ResponderExcluir
  13. Olá ! Livreiras, Viviane e Larissa... Sou o César Barros, o autor do livro. Puxa! Amei a resenha que vocês fizeram do livro. Muitíssimo obrigado. Obrigado também a todos que teceram um comentário sobre a obra.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir