25/06/2018

[Resenha] Cansei de ser boazinha | Sueli Zanquim

Cansei de ser boazinha

Autor(a): Sueli Zanquim
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 184
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Em pleno século XXI, nós, mulheres, estamos à beira de um colapso existencial devido aos diversos papéis que assumimos ao longo de nossas vidas. O que nos tornamos não é quem realmente somos e por essa razão criamos padrões prejudiciais, entre eles o padrão egoico do "SIM", que nos causa tanta infelicidade e sofrimento.

Este livro, cujo objetivo é despertar as mulheres e resgatar sua essência feminina, traz relatos pessoais, técnicas e pesquisas que as ajudarão a elevar o padrão de pensamento e desconstruir essa visão de mundo irreal, libertando-as das amarras do ego e de tantos outros padrões prejudiciais.

Resenha: Eu sempre tive uma relação de muita intimidade com os livros da editora Vida & Consciência, sempre me parecem que foram escritos para mim, é impossível não tirar uma lição de cada leitura, e com este não foi diferente.

"Cansei de ser boazinha" convida nós, mulheres, a refletir sobre onde foi que nos transformamos no que somos hoje, no caso, uma mulher que acaba dizendo "sim" para todos, que só cuida e nunca é cuidada, que dá conta de tudo, trabalho, casa, filhos e ainda temos que achar um tempo para nos cuidar, pois a sociedade exige que, mesmo após uma rotina de no mínimo 18 horas, ainda nos apresentemos lindas e maravilhosas.

A autora conversa com a gente durante a leitura e é incrível como em um determinado momento ela vai dizer algo que se encaixa perfeitamente com a rotina que a gente leva.

"É cada vez mais comum sentirmos uma ausência em nossas vidas que não sabemos explicar, é como se faltasse algo ou alguém, e por não entendermos esse sentimento, procuramos suprir essa ausência, porém nossas tentativas são em vão, já que não conseguimos decifrar essa sensação."

Vamos aprender alguns exercícios de relaxamento e dicas para voltar mentalmente à infância e à adolescência e descobrir onde aquela garotinha feliz e otimista se perdeu, quem influenciou em nossas escolhas.

Ainda vamos conhecer um pouco mais do passado da autora, e o que contribuiu para a escrita deste livro.

Claro que terão mulheres determinadas, autossuficientes, que acharão que esta leitura não é para elas e, de fato, não é, mas esta mulher que talvez não precise desta leitura pode ter uma mãe, uma irmã ou até uma filha que se sente oprimida, diminuída e aos poucos foi se isolando da vida social, então talvez esta leitura ajude a reconhecer alguém que esteja precisando de uma ajuda, um carinho, uma palavra de apoio e, talvez, por ser tão bem resolvida, acaba não se dando conta de que a mulher ali ao seu lado não é e precisa de ajuda.

"De início, abrimos mão da companhia dos amigos, depois dos familiares e por fim nos isolamos do mundo."

Vamos encontrar dicas de como "exorcizar" o passado e tentar mudar o comportamento no presente e melhorar as relações no futuro.

Quando este livro chegou eu não tive dúvidas de que seria eu a desfrutar da leitura. Mais uma vez agradeço à editora, por ter me proporcionado o conhecimento desta obra, e à Sueli, por prestar este serviço a tantas mulheres que não têm com quem conversar, mas que nas palavras dela pode encontrar uma esperança.

20 comentários:

  1. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Eu prefiro ler livros de ficção, não tenho o costume de ler obras como essa. Mas gostei muito da mensagem. Concordo com a autora, nós mulheres somos muito pressionadas por determinados padrões da sociedade e algumas não aguentam e acabam se perdendo e ficam infelizes. Uma boa dica de leitura com certeza, para quem é fã. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Confesso que eu não sou muito ligada a esse tipo de livro (algumas pessoas classificam como autoajuda, mas eu acho que se encaixa mais como auto reflexivo). Porém, estou anotando a dica para uma mulher que acho que vai adorar, a minha mãe!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nunca li nada desta editora e nem conhecia esse livro, porém, não é bem meu estilo de leitura. O tema é interessante e deve ser uma leitura que desperta reflexões mesmo, porém, eu não curto ler obras de não ficção.
    De qualquer forma, fico feliz que tenha sido uma leitura tão positiva para você e adorei sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Primeira vez que vejo algo da editora e achei bacana essa pegada de livros reflexivos! Não conhecia esse mas achei o tema bem interessante, parece otimo para se ler e compartilhar com as amigas haha amei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi, preciso ler esse livro, amei a dica!Faz muito tempo que não leio livros dessa editora, quando eu era mais jovem tinha algumas obras dela na estante e acho todas muito interessantes e necessárias.
    Esse ano estou em uma vibe de ficção e livros clássicos também mas, vou anotar a dica a comprar o livro assim, que eu puder lerei e volto para contar a minha opinião.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Confesso que nunca li nenhum livro da editora Vida & Consciência e só pelo trecho que destacou já fiquei curiosa para conhecer o livro. Gostei da proposta do livro, em nos fazer pensar no que a sociedade nos tornou. É uma ótima recomendação, até para presentear muitas mulheres que conhecemos, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá eu não conhecia o livro mais ele não me interessou eu não leio livros de não ficção não é meu estilo passo essa dica

    ResponderExcluir
  8. Eu nao conhecia a obra e a autora, confesso que pelo titulo eu nao compraria, me parece apelativo demais, sabe? Mas reconheço a sua importancia e sei que para algumas mulheres essa experiencia pode ser transformadora.

    ResponderExcluir
  9. Olha, gostei de conferir suja opinião sobre mas não é um tipo d livro que me prenda a atenção na leitura, então dessa vez deixarei passar a dica e agradeço pela indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Primeiramente: achei o blog mega fofo!
    Segundamente: a editora Vida e Consciência é bem conhecida por trazer sempre obras com lições legais, acho isso incrível. Não curto muito esse gênero, mas como leio de tudo acredito que seria uma leitura bem interessante, pois discutir o papel da mulher é extremamente importante. Gostei muito de como a autora conduz o livro, se surgir a oportunidade lerei com certeza. Tomara que você tenha aprendido muito com essa leitura.
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, mas, quando escrevi o meu TCC, que tinha um viés feminista, li alguns livros que falavam também sobre o histórico evolutivo dos papéis do gênero feminino. Este, não sei se leria, porque li autores muito bons e bem consagrados, mas fico feliz que, atualmente, existam mais gente produzindo esse tipo de conteúdo. Um livro maravilhoso sobre a temática é "A terceira mulher", do Lipovetsky (é um livro maravilhoso!).

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostei muito de conferir sua opinião desse livro que tem um título bem chamativo e, ao que parece, uma temática super pertinente para nós mulheres.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Que ideia mais bacana de livro. Não conhecia, porém me vi bem interessada na temática do livro. Adorei e com certeza dica anotada <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oii! Tudo bom?
    Apesar de achar o livro interessante, não fiquei realmente com vontade de lê-lo. Mas isso é mais por não gostar de livros de não ficção mesmo.
    Acho a leitura válida e super interessante.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    E gosto muito dos livros lançados por essa editora, mas não sabia que eles estavam lançando esse tipo de obra que, diga-se de passagem, é muito importante. Gostei de saber que ele nos dá dica de como exorcizar o passado e tentar mudar o futuro. É uma dica preciosa que, sem dúvidas, vou anotar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Viviane!
    Embora eu não leia muitos livros nesse estilo, acredito que ele se faça necessário em algum momento de nossa vida. Gostei da dica e acho que vale muito a leitura.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a obra, e apesar de achar o assunto importante para o nosso aprendizado e crescimento, não me interessei muito.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  18. Oi Vivi, não conhecia este livro e não sou uma consumidora dos livros da editora, não o tipo de gênero que me atrai, mas fico feliz que funcionou para você e tenho certeza que para muitas, muitas leitoras e como você disse conheço pessoas que com certeza precisam ler este livro e o indicarei.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  19. Eu não me atraí pelo livro, mas talvez seja preciso ler para tirar minhas próprias conclusões sobre ele porque não fiquei com uma boa impressão sobre. Me pareceu um livro com uma visão bastante retrógrada sobre a mulher na sociedade, porém, como disse, para poder entendê-lo seria preciso ler.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro ou a autora, mas achei bem interessante a proposta do livro. Gostei da sua opinião e apesar de eu não ter a pretensão de ler eu vou indicar para as amigas.
    Abraço!

    ResponderExcluir