29/06/2018

[Resenha] Escritos autorais | Brenda Rodrigues

Escritos autorais

Autor(a): Brenda Rodrigues
Editora: Independente
Páginas: 124
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon

*E-book cedido pela autora para resenha


Sinopse: "Escritos Autorais" é um livro que foi concluído no ano de 2013 e lançado somente em 2017. A obra reúne um conjunto de poemas, citações e pensamentos. Cada escrito reflete uma realidade que a poetisa Brenda Rodrigues viveu. O livro expressa sensações e emoções de suas experiências com a perda, a decepção, a solidão, e o desespero. Narra seus pensamentos mais melancólicos sobre acontecimentos vividos, relacionados à amigos, amores, família, e a vida em si. Com um olhar filosófico, a autora muda de síntese para expressar suas inconstâncias, indo de uma atmosfera obscura, até um sentimento profundo de gratidão. Poetizando a tristeza e dando sentido a depressão! "Essa é uma obra para os desfavoráveis" cita Brenda Rodrigues.

Resenha: "Escritos autorais" é uma obra composta por poemas e citações, também em forma de poemas, porém mais curtas. O livro é dividido em quatro partes.

Na primeira parte, "Poemas", iremos encontrar diversos poemas, que falam principalmente da dor, saudade, tristeza, solidão, entre outros.

Em "Inexistência silenciosa" a autora sugere algo que eu achei bem interessante: que nós nascemos bons e com vontade de fazer o bem, porém a maldade se infiltra, mas de qualquer forma não somos nós os culpados.

"Não há culpa em minhas falhas / Inexistentemente silenciosas / Porque eu sou boa! / E a pura maldade se encontra em mim"

Um dos meus poemas favoritos foi "Expectador", onde a autora fala sobre não ser a protagonista da sua vida, não conseguir mais controlar sua felicidade, sentir-se sozinha.

"Meu coração está morto / A muito tempo não enxergo vida / Por onde passo, por onde ando / Estou sempre sozinha..."

Outros poemas que se destacaram, na minha opinião, foram: Só você, Eu espero, Sofrer e Distante.

Na segunda parte, que chama-se "Equinócio do meu inteiro", iremos encontrar quatro poemas, sendo que cada um tem o nome de uma das estações.

Já na terceira parte, "Citações", composta, obviamente, por citações, Brenda nos apresenta diversas citações, que têm basicamente os mesmos temas dos poemas. Eu achei todas incríveis, mas é claro que sempre têm aquelas que a gente gosta mais, então deixo aqui minhas favoritas: Prisão inteira, Eu no agora, Triste aceitação, Causa & consequência, Droga injetável, Consolação, Sangrar para existir, Promessas, Depressiva.

"A maior dor que você pode sentir / É abandonar o que tanto quer / Para se libertar do que não deseja."

Por fim, a quarta e última parte, denominada "Pensamentos", nos traz diversos pensamentos da autora em forma de poemas, também com as mesmas temáticas que eu citei anteriormente. Daqui, meus favoritos foram vários: Formalidades, Questionamentos, Meu sonho é sonhar, Esperançoso & desencorajado, A vida é do avesso, Meu único triunfo, O que foi meu é eterno, Sozinha, Só eu e você, Eu amei, Retrocesso e Seu fardo, meu fardo.

"Todos podemos matar / Muitas das vezes já estamos mortos / Só precisamos deitar."

Eu achei o livro simplesmente incrível. Os poemas falam basicamente sobre a dor, e sobre isso Brenda escreve com tanto sentimento envolvido que é impossível não nos sentirmos tocados com suas palavras. Eu indico demais a leitura, sem dúvidas!

7 comentários:

  1. Não conhecia a obra, mas por se tratar de poemas, fiquei bem interessada em conferir. Gosto de de vez em quando ler livros do tipo para intercalar com outras leituras mais complexas.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  2. Primeira vez que leio algo sobre esse livro e achei incrível! Dá pra sentir o poder emocional da escrita da Brenda, tanto pelos títulos dos poemas como pelos trechos destacados. Eu tenho visto novos escritos de poemas que são muito bons e este certamente está entre eles. Gostei bastante da temática dos poemas e a segunda parte me chamou muito a atenção. Espero ter a chance de ler o livro algum dia.
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, tudo bem?
    Saudades de vocês lá no blog =)
    Gostei muito da resenha, pena que eu não seja muito fã de poesias. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Adoro poesias e aforismos, então, certamente é um livro que leria, gosto de poemas melancólicos, niilistas e sobre o sofrimento humano, acredito que vou curtir essa leitura.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Gosto muito desse tipo de leitura, pois nos aproximamos da intimidade do autor. Ainda não conhecia esse livro, mas você falou tão bem dele, e por ser curtinho é rápido de ler. Então vou deixar sua dica anotada aqui, afinal sou apaixonada por poesia!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia essa obra mas fiquei com a impressão de ser um trabalho bem rico e que nos deixa pensativos principalmente por abordar tantos sentimentos. Sem dúvidas um mergulho no íntimo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia a autora, tão pouco sua obra.
    Confesso também que não sou muito adepta de livros assim, apesar das boas mensagens que eles costumam trazer, mas é bom saber que temos no mercado nacional um livro assim bacana. Enfim, quem sabe um dia... XD

    Beijo!
    Ana Luz.

    ResponderExcluir