11/06/2018

[Resenha] O marquês | Luís A. Delgado

O marquês

Autor(a): Luís A. Delgado
Editora: Autografia
Páginas: 298
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Da floresta onde vivem a Louca da Ermida, o fantasmagórico Arvoredo e o Eremita com escritos sobre outros mundos, Augusto seguirá tentando lembrar-se de quem é e de onde veio, voando por planícies castanhas em sonhos enigmáticos, acompanhado de vozes de antigos xamãs e de espíritos. Ele não sabe da teia de poder que mãos de nobres teceram no passado, em uma vila, não sabe que veio da morte, mas fará de tudo para o saber, arremetendo contra muitas sombras em uma conspiração que se revela a cada página, pois que sente outro coração com delicada voz chamando-o de volta. Acordará?

Resenha: Sabem aquelas vilas de antigamente, onde a igreja, na figura de um padre, controlava tudo e todos? Em que todo mundo guardava um segredo? E que, de brinde, ainda tínhamos uma criatura que assombrava durante as noites, impedindo que qualquer um ficasse perambulando pelas ruas? Tudo isso e muito mais vamos encontrar em "O marquês".

A estória começa com um homem acordando na beira de um rio, muito machucado e sem memória. Em um lapso, ele lembra chamar-se Augusto, mas nada mais. Com dificuldade, ele começa a caminhar, tentando localizar-se e encontrar um local seguro.

"Não sabia nem ao menos se estava longe de casa, visto que não era certeza se realmente possuía uma."

Algum tempo depois, talvez dias, o homem encontra uma espécie de igreja em ruínas e acaba desmaiando de cansaço. Durante o sono ele tem sonhos que parecem memórias, mas é tudo muito confuso. Ao acordar descobre que está em uma cama, dentro da tal igreja, e que foi resgatado por uma mulher que vive lá, há muitos anos, sozinha. Ela não lhe conta nada de seu passado, mas nós vamos ficar sabendo o que houve através de suas recordações. A mulher chama-se Mônica e é freira. Augusto fica alguns dias com ela até recuperar-se um pouco e segue viagem, levando alguns mantimentos.

Algum tempo depois, Augusto encontra um eremita, Fausto, que vive há muitos anos sozinho em uma caverna. Logo os dois fazem amizade e Augusto passa mais de um ano com Fausto, aprendendo muito de sobrevivência e sobre a vida e espiritualidade, mas chega o dia de partir.

No caminho, Augusto encontra três homens muito estranhos; um deles parece o reconhecer, mas não fala nada, e logo este homem some, deixando Augusto com os outros dois. No outro dia, quando os dois homens partem em direção à uma vila chamada Caminho das Rosas, nome que Augusto sentiu uma familiaridade, ele os segue sorrateiramente pelo meio do mato.

Ao chegar à Caminho das Rosas, Augusto é tratado muito mal por todos os habitantes e estranha muito essa reação, mas alguém lhe oferece ajuda, um ferreiro que mora há pouco tempo na vila. As consequências dessa ajuda logo começam a aparecer; os moradores que deixaram seus pertences para conserto começam a retirá-los, mesmo sem estarem prontos, e o ferreiro não vê outra alternativa a não ser ir embora. Augusto parte com ele, já que não fora bem recebido, mas, um tempo depois, sente que seu coração está inquieto, pressentindo que as respostas estão naquela vila e decide voltar, escolhendo justo o domingo à noite, que é quando o Arvoredo, um monstro que há anos passa pela vila nesse dia e faz com que todos se tranquem em suas casas, aparece.

"De folhas e ramagens é o corpo da criatura, seus olhos profundos coroam uma face oculta e pavorosa, seus pés são feitos de troncos e raízes. Um grito rouco vem das trevas de sua raiva, como um lamento infernal."

A partir deste retorno de Augusto para a vila a estória começa a ficar ainda mais intensa do que já estava e eu não consegui mais largar o livro. Tinham muitas coisas acontecendo, muitos segredos para serem revelados, que foram sendo no decorrer das páginas, e isso eu gostei bastante, pois o autor não deixou tudo para o último capítulo. Conforme os segredos iam sendo revelados, tudo começava a fazer sentido e a leitura só ficava mais interessante e envolvente. Devo dizer que este livro tem todos os ingredientes que eu gosto: mistério, suspense, segredos, intrigas e um pouquinho de terror, quando o Arvoredo aparecia (mas foi hilário descobrir a verdade sobre ele).

16 comentários:

  1. Eu acho muito bacana quando o autor tem perspicácia o suficiente pra ir soltando o ouro aos poucos no livro, nao amontoa tudo no final e deixa o leitor insatisfeito, nao, vai dosando aos poucos, isso sem duvida alguma conquista qualquer um, ne?

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu costumo ver o blogue, mas quase nunca comento. Dessa vez decidi comentar porque talvez vocês estejam interessadas em um Desafio Literário sobre a copa que eu vi e que pretendo participar também.
    O desafio consiste em assistir os jogos da copa e postar livros de acordo com os resultados.
    Vejam o link: https://dianaisabelpinto.blogspot.com/2018/06/desafio-world-cup-literario.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oii tudo bem ?
    Não conhecia fiquei super curiosa com a trama quero esse livro pra ontem kkk
    Tenho q dizer que pela sinopse ele não me chamou atenção mais depois que li sua resenha fiquei bem. Curiosa com a trama e darei uma oportunidade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá! Há poucos dias li uma resenha sobre esse livro e tive certeza que ele não me chamava atenção. Porém, agora, depois de ler a sua resenha, fiquei com a sensação de que eu talvez goste. Ainda não sei, mas acho que posso gostar, por isso, dica anotada para o futuro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Gostei muito desse livro, o que o eremita diz me fez refletir muitas vezes. Só não acostumei com os floreios na fala de época, como disse na minha resenha deve ser por isso que não costumo ler livros de época,.
    Adorei sua resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oiii meninas

    Adorei a rsneha, me lembrou as histórias que eu adorava ouvir quando mais novinha, essa lenda das vilas pequenas, assombradas, o padre que sabe tudo ou parece saber.... amo tudo isso, gostei do estilo da obra, parece ter sido uma trama super bem conduzida. Ótima dica

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Com os elementos que você citou me lebrou muito a série Salem.. pelo enredo do livro parece ser bem empolgante fazer esta leitura, ainda nao conhecia mas fiquei intrigada para saber mais sobre o Augusto! Ótima dica!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Eu li uma resenha desse livro recentemente, mas ela não despertou tanto o meu interesse. Mas a sua já fez isso ahihaiuahuihiah por causa dos elementos da história.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Vi sobre esse livro dia dessas e achei a trama interessante, mas confesso que no momento não pegaria para leitura. Tem alguns elementos que me atrai na trama, mas fica a impressão de uma leitura arrastada e essa capa também não achei muito atraente.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá, pela sua resenha me parece ser um livro com uma história bem interessante, já fiquei curiosa para ler também, ainda mais por amar esse livros que nos prendem de forma que não queremos largá-lo até descobrir tudo no final.

    ResponderExcluir
  11. Parece daqueles livros de mistério que nos prendem por não conseguirmos juntas todas as peças de uma vez. Adoro livros desse estilo. Fiquei interessada no livro. Vou dar uma olhada nele com mais calma depois.

    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  12. Uau! Adorei a sua resenha, eu estou com esse livro na fila de próximas leituras e agora fiquei ainda mais ansiosa para ler, eu já estava achando que ia gostar, agora eu tenho certeza.

    ResponderExcluir
  13. Comecei a ler a resenha com um pá atrás, mas logo foi se desfazendo. O enredo parece ser bem intrigante. Gosto muito de história com muitos segredos, mistérios que vão se desenrolando ao longo da narrativa. Realmente, parece ser um bom livro, pela sua resenha. Vou anotar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem o autor, mas parece ser uma leitura realmente intensa. Confesso que o enredo não despertou minha curiosidade e, a princípio, acho que é um livro que eu não leria, ainda mais sabendo que tem um toque de terror.
    No entanto, pelo que você falou, parece que o autor soube conduzir a trama de um jeito que prende a atenção do leitor e que preserva o mistério, revelando os mistérios nos momentos certos da trama. Infelizmente, vou passar a dica desta vez, mas fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros com suspense, então fiquei louca para ler essa obra. Ainda não conhecia a obra ou autor, mas já super me interessei. Vou anotar a dica, e colocar nos desejados!
    Adorei sua resenha, me deixou muito curiosa em relação a leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu não conhecia o livro, mas pelos seus comentários ele parece ter um enredo cheio de mistérios e suspense do jeito que eu gosto *-** Dica anotada.

    ResponderExcluir