27/07/2018

[Resenha] A singularidade (em estado de choque #1) | Carlos Nascimento

A singularidade

Autor(a): Carlos Nascimento
Editora: Kazuá
Páginas: 216
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Editora

*Livro cedido pelo autor para resenha


Sinopse: Em algum lugar do passado distante da humanidade, o Universo se espraiou a partir de um Estado de Choque extremamente denso e quente, e ainda hoje continua a se estender. A obra de Carlos Nascimento, 'EM ESTADO DE CHOQUE', revela as experiências de seu jovem protagonista Daniel, através de um narrador nada convencional, perspicaz e destemido. O encontro acidental de Daniel com uma Força da Natureza - o Destino, desencadeia uma passagem entre universos e dimensões, levando a situações perigosas, intrigas internacionais, romance e aventuras do mundo jovem-adulto.'Em Estado de Choque' revela com maestria o tempo mensurado, com horas, dias, meses e anos, e também o tempo divino onde Daniel alimenta sua alma com o amor da jovem Tamiko e com a forte amizade do amigo-irmão Célio, personagens cativantes com quem ele pode contar em qualquer universo ou dimensão. A obra de CARLOS NASCIMENTO explora realidades paralelas e linhas históricas alternativas, com o poder criativo dos grandes escritores.

Resenha: Daniel, nosso protagonista, tinha uma vida comum de um universitário, até que um dia, ao sair para sua habitual corrida da tarde, acaba sendo pego de surpresa por uma chuva e algo inusitado acontece: um raio cai bem próximo à ele, que é protegido por uma bolha e sai ileso. A partir desse raio é que as coisas começam a ficar estanhas...

Saber que uma pessoa que estava morta simplesmente ainda não morreu, ou descobrir, após sair do banheiro, que sua mais nova namorada está namorando com outro e não quer nem saber de você, são coisas até superáveis, ainda que estranhas. Agora, descobrir, ao ligar a televisão, que Brasília não existe, que a capital do Brasil é o Rio de Janeiro e que existe um país chamado Confederação do Equador é o cúmulo...

"Cara, sinistro! Desde aquele incidente do raio, é a primeira vez que sinto medo de verdade! Medo de descobrir outras mudanças, as quais eu sequer desconfio que possam ter ocorrido! Será que eu tô sonhando? Tenho a impressão de que alguns cenários alternativos do meu mundo original se materializaram nessa realidade desvairada ao meu redor!"

Pensando em como resolver toda essa situação estranha, Daniel resolve contar os últimos acontecimentos ao seu amigo, Célio - que, inclusive, viu Daniel receber o raio. Juntos, decidem que o melhor a se fazer é contar tudo ao Benvenutti, um professor muito inteligente da universidade. O professor compreende a situação de Daniel e chega à conclusão de que o rapaz está viajando entre dimensões paralelas, sendo que cada vez que leva um choque, ele é "jogado" em uma nova dimensão.

"Seria essa uma tendência: a cada novo choque, o contraste entre as dimensões de origem e de destino se acentua? Caso positivo, onde irei parar se levar um terceiro choque? Que modificações haverá em relação à minha realidade original? Quem estaria morto lá e vivo aqui, e vice-versa? Aliás, como definir aqui e lá? Já não me sinto tão em casa!"

A partir de então o professor começa a bolar um plano para que Daniel volte à sua realidade "comum". Porém, durante o processo, na realidade atual em que o rapaz se encontra, ele descobre coisas secretas sobre serviços do governo e até mesmo sobre Benvenutti. A ideia do professor consiste em construir uma máquina que dará um choque em Daniel e o levará novamente ao seu mundo original.

Depois de muitos acontecimentos, Daniel finalmente consegue testar a máquina do professor e voltar para sua realidade. Acontece que ele volta exatamente ao momento em que o raio o pegou de surpresa, o que o faz questionar se ele realmente viajou entre diversas realidades ou se apenas teve um sonho enquanto estava desacordado.

A trama conta com vários personagens, onde muitos não são o que realmente parecem ser; geralmente em uma dimensão são uma pessoa e na outra são bem diferentes. Gostaria de dar um destaque especial ao professor Benvenutti, um cara admirável; ao Célio, um grande amigo do início ao fim; e, é claro, ao nosso protagonista, que soube lidar muito bem com as confusões pelas quais passou.

No início do livro temos um "Guia rápido para não entrar em estado de choque", que é como um dicionário, com várias expressões japonesas (temos uma personagem japonesa, a Tamiko, que é o amor de Daniel) e gírias mineiras que são usadas ao longo do livro, para não nos perdermos, o que eu achei muito bacana.

É uma estória cheia de aventuras - eu geralmente não gosto muito do gênero, porém gostei muito desse livro. O autor soube trabalhar muito bem a mistura de viagem no tempo com dimensões paralelas, e eu, que acho os dois temas bem interessantes, fiquei super satisfeita. Esse é o primeiro livro de uma série que ainda está em andamento, e confesso que é um início de série incrível, que já me deixou curiosíssima para ler os próximos volumes, que sairão em breve.

13 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    Eu amo tramas que envolvem universos paralelos e viagens no tempo, e essa parece ser uma leitura muito interessante do gênero. Adoraria poder conhecer o livro e tirar minhas próprias conclusões sobre ele :)
    Muito boa sua resenha,
    Abraços

    Leituras de Ana

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, ficou tão detalhada. Não sou de ler muitas histórias desse gênero, mas acho que iria gostar dessa!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?

    Eu sou apaixonada com livros em que a trama possui viagens no tempo e esse tipo de coisa, e sua resenha ficou muito completa e detalhada. Com certeza vou querer lê-lo, já está na minha lista de desejados.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Comecei a ler sua resenha já odiando o livro, essa capa me deixou um tanto desanimada. Mas na metade de seu texto até voltei para conferir sua nota, 4/5. Gostei da história e com certeza gostei da história, já vi vários filmes nesse estilo e são muito bacanas. Só me irrita um pouco o fato de terem outros, não to curtindo muito sagas, mas fora isso, parece ser bom realmente. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  5. Adoro aventuras e também estou curiosa com essa série, não conhecia e amei ler a resenha e saber um pouco mais.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Apesar de aventura e toda essa coisa com universos paralelos não ser o tipo de leitura que seja de minha preferência, achei interessante a premissa e sua resenha da a impressão de uma leitura bem empolgante e fácil de realizar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oiii meninas

    Não é exatamente um livro que me chamaria a atenção de imediato, mas gostei dos pontos que traz porque eu amo aventuras e essa temática. Vou anotar, quem sabe futuramente eu me arrisque com ele.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, queridos fãs de viagens pela leitura e do blog Duas Livreiras. Caso alguém tenha interesse em adquirir o livro Em Estado de Choque Volume 1 A Singularidade, basta entrar em contato comigo pelo Gmail carloshnbarros@gmail.com ou Facebook Carlos Nascimento (tbm na página da série no Facebook: Em Estado de Choque). Obrigado ao blog Duas Livreiras pela divulgação!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei em dúvida se leria ou não. Gosto muito de viagens no tempo, mas achei o enredo desse livro bem confuso e confesso que não fiquei muito atraída para ler.
    No entanto, adorei sua resenha e o modo como você falou sobre o livro acabou me motivando a dar uma chance. Assim, apesar de não considerar este livro uma prioridade para mim, vou anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Li alguns livros com essa temática de mundos paralelos e até que gostei, foram bem trabalhadas e não fiquei perdida. Esse parece ser um livro assim e já vou colocar na minha lista .
    Gostei da resenha e fiquei intrigada, será que foi um sonho??????
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Larissa, sua linda, tudo bem?
    Confesso que a história não chamou muito minha atenção, apesar do tema viagem ao tempo ser um dos meus preferidos. Mas como você gostou apesar de não ser um gênero que aprecie, vou anotar a dica e dar uma chance. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ahhhh universo paralelo e viagem no tempo? é comigo mesmo hahaha
    Não conhecia esse livro, mas cá entre nós se eu fosse me basear na capa não compraria =/ (sou dessas hahah desculpa) e agora lendo sua resenha deu pra sentir que tem muito conteúdo..já quero

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Mas que enrendo mais doido! Eu sou meio perdida com as teorias de universos paralelos, sempre dá um nó na minha cabeça hehehe, mas este parece interessante. Desde se passar no Brasil até ter uma espécie de distopia.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir