30/07/2018

[Resenha] Terrass | Ângela Lanner

Terrass

Autor(a): Ângela Lanner
Editora: Autografia
Páginas: 422
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Ângela Lanner, no livro TERRAss, traz a história da personagem principal Terra, uma mulher forte, elegante, íntegra e batalhadora. Terra é apaixonada pelas flores, temperos, plantas e pela arte da costura, dando aulas a várias meninas. Mas, com o passar do tempo, uma outra paixão surge além disso: ela descobre um amor proibido, porque é casada e tem filhos.

Atormentada por essa situação, já que é uma mulher que respeita seus valores morais e religiosos, Terra começa a travar uma luta consigo mesma, tentando se livrar desta frustração amorosa, buscando sua própria liberdade. A frente do seu tempo, ela vai descobrindo pouco a pouco seu poder, sua sensualidade e seus desejos mais profundos.

TERRAss traz à tona os sentimentos vividos por diversas mulheres mundo à fora, despertando no leitor um laço quase que instantâneo com a personagem. É uma história profunda, suave e delicada, mas ao mesmo tempo forte, que gera reflexão, choros, risos, felicidades e tristezas. TERRAss é um livro que prende o público com narrativa envolvente e encantadora, um romance dramático de tirar o fôlego.

Resenha: Terra, a protagonista guerreira e batalhadora dessa história, foi inspirada na mãe da autora.

Bem no comecinho da história vamos ficar sabendo como Anna, a mãe de Terra, veio parar no Brasil, ainda criança, fugindo da guerra na Itália. Mais precisamente, estabelecendo morada no sul do Brasil.

Terra tinha habilidades com a costura de roupas para bonecas, então aos 17 anos foi convidada por uma tia para passar as férias em Porto Alegre, capital do RS, e aprender a arte do corte e costura. Nessa breve estadia na capital, Terra foi a uma festa junina e trocou olhares com um rapaz, por quem ficou encantada, mas perdeu de vista e acabou aproximando-se de Giuseppe, que um ano mais tarde tornaria-se seu esposo. Porém as lembranças daquele outro moço nunca saíram de seus pensamentos.

A história principal é narrada em meados de 1960. Terra já está com seis filhos e precisa dar um rumo em sua vida. A família reside em Estrela, próximo da capital. Terra é convidada para dar aulas em uma instituição profissionalizante em Porto Alegre, duas vezes por semana. Ali ela encontra sua realização pessoal e profissional. Além disso, passa também a dar aulas gratuitas na igreja de sua cidade.

Terra não só se preocupa com o bem estar de seus filhos, como também acaba se envolvendo emocionalmente com suas alunas, pegando para si os problemas delas, como o de uma prostituta que quer largar a "vida fácil", mas que acaba não tendo um final feliz, e Terra não descansará enquanto não descobrir o que houve com a moça. Tem outra aluna que parece ter um trauma de infância e Terra chega a levá-la no médico, assim como faz com os filhos. Elisa é outra moça, órfã de mãe, que passa a fazer parte da vida de Terra.

"Munida de linhas, panos, agulhas e tesouras ensinava a elas o direito de existir. Enxergava, em cada uma, um valor e fazia questão de evidenciá-lo."

Em uma de suas aulas na capital, Terra esbarra com o moço de sua adolescência, Luigi. Os dois passam a se encontrar esporadicamente em uma cafeteria, mas como ambos tem família formada, enquanto resistirem, ficará só na amizade (será?).

"Como faria? Toda a vida condenou dentro de si os traidores e agora se encontrava numa encruzilhada. Pensava nos caminhos que poderia seguir."

Nesta mesma época em que Terra reencontra Luigi, o seu esposo, Giuseppe, passa a envolver-se com a política, o que desagrada muito a esposa, já que o marido precisará ausentar-se bastante e, para piorar (ou não), Terra descobre que está grávida do sétimo filho.

"Cada dia mais a vida ao lado de Giuseppe a deixava frustrada. Sentia-se muito só. Ele só tinha olhos para a política."

Eu acredito que uma das sensações mais gostosas durante a leitura é sentir-se parte da história. Minha família paterna também veio fugida da Itália durante a guerra; minha infância, apesar de eu não ter tantos irmãos, também foi recheada de travessuras; as comidas e doces que Terra prepara são muitos parecidas com as que eu saboreava quando criança; e, se passando no RS, me senti em casa, literalmente.

Terra é uma mulher admirável, muito batalhadora, à frente do seu tempo - anos 60 - e luta pelo o que acredita e por justiça; é uma personagem que ocupará para sempre um lugarzinho em meu coração. Apesar da história ter o final esperado, ficou um gostinho de "quero mais", e não me surpreenderia se tivesse uma continuação.

19 comentários:

  1. Gostei do enredo, principalmente pela fato da personagem após ter gerado seis filhos, conseguir disposição para dar aulas profissionalizantes e ter tanto envolvimento e disposição em ajudar suas alunas. Fiquei um pouco receosa com esse reencontro com esse rapaz da juventude e não me senti confortável em saber desses encontros inocentes entre ambos. Mas quanto ao resto, realmente achei uma história diferente e relevante. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o enredo! E fiquei com vontade de conhecê-la melhor e saber suas escolhas. Adoro quando consigo me sentir dentro da história <3 melhor sensação.
    Anotei a dica

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. adorei a resenha, não conhecia o livro mas achei bem profundo ainda mais sobre contar a historia de uma mulher que enfrenta suas batalhas . Achei o blog escrito, ainda mais por mãe e filha. Ja estou seguindo. beijos https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É uma delicia quando nos vemos na história, ne? Acaba se tornando uma espécie de afago hahah eu nao conhecia essa história e fiquei bastante interessada, confesso que mais por culpa sua, para entender a SUA história e porque voce se identificou.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Essa trama deve ser realmente envolvente. Adoro quando me deparo com uma leitura que me vejo dentro do cenário, com os personagens, acho brilhante quando o autor consegue essa façanha.
    Não conhecia essa história, mas adorei a composição e pelo fato de ter uma personagem forte e tão batalhadora.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Este eu não conhecia, mas já fiquei com vontade de ler e tive uma boa empatia com esta moça chamada Terra.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro nem a autora, mas achei a premissa desse livro muito interessante. O meu avô também veio fugido, acho que se sentir parte de uma história é uma coisa maravilhosa e vou super anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu ainda não conhecia o livro e achei a premissa dele muito bacana, mas não acho que seja uma obra que eu leria por agora. Eu gostei bastante de ver a sua opinião sobre a leitura e de ver o quanto você se envolveu com o livro.

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei de conhecer esse livro pela sua resenha. Que interessante o nome da protagonista, já fiquei curiosa pra conferir a história.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Confesso que eu adorei a premissa da história. Parece ser um livro cheio de mensagens gostosas e uma premissa igualmente envolvente. Porém, também fiquei com receio da parte deles serem compromissados e ter a possibilidade de traição, não gosto de livros que tem isso. Mas acho que arriscaria sim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi, Viviane!
    Gostei de conhecer a história de Terra, aparentemente ela faz jus ao nome, pois tem os pés no chão e encara sua realidade. Uma história de uma mulher forte que tem seus princípios.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Uau! Fazer uma guerreira inspirada na própria mãe que com certeza é uma guerreira, coisa mais linda de se ver. É um fantástico quando lemos algo que faz nos sentir parte da história, como aconteceu com você. Amei a sua resenha.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  13. Só pelo fato de o livro ser inspirado na mãe da autora, eu já quero ler, isso sim é sorirdade, feminismo e mais um monte de coisas legais. A ambientação história também conta para mim, estou aqui babando.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Eu não conheço o livro, mais fiquei bastane intrigada com a premissa e por mais que não gosta da capa sua resenha me interessou dica anotada

    ResponderExcluir
  15. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Achei linda a homenagem que a autora fez para sua mãe, criando uma personagem tão forte inspirada nela. E também gosto muito de livros com cenário de guerra. É tão bom quando nos identificamos com a história de alguma forma, parece ser um livro bem tocante. Dica anotada. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Gosto destes tipos de histórias em que conseguimos nos identificar, creio que fica mais legal de se acompanhar a história e mais emocionante. Ótima resenha!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Parece um livro fascinante né?! Adorei ele, não conhecia mas com certeza colocarei como leitura para ser realizada. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, gostei muito da sua resenha, passa a sensação de aconchego que o livro provavelmente deve ter! Achei o enredo bem fofinho e nem tem como não amar essa protagonista né! Amei a indicação de livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi!!
    Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas gostei bastante da premissa e da capa. Amei muito mais, saber que a história foi inspirada na mãe, e que guerreira é essa personagem!
    Dica mais do que anotada!
    Espero conseguir ler em breve.
    Beijo
    Mercia
    Amante dos livros

    ResponderExcluir