03/08/2018

[Resenha] Antes que as luzes se apaguem | Jay Asher

Antes que as luzes se apaguem

Autor(a): Jay Asher
Editora: Astral Cultural
Páginas: 256
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Sierra e sua família vivem duas vidas: uma no Oregon e outra na Califórnia, durante as festas de fim de ano. Eles são donos de uma fazenda de árvores de Natal, mas este pode ser o último ano de Sierra na Califórnia com Heather, uma de suas melhores amigas.

As coisas parecem sair de controle quando Caleb, dono de um belo sorriso acompanhado de uma covinha, surge em busca de uma árvore. O que deveria ser apenas um "romance de Natal" torna-se algo muito mais profundo. Apesar de sua aparência, os boatos que rondam Caleb sobre seu passado não são tão belos - e muito menos confiáveis -, fazendo com que Sierra precise tomar decisões sobre em quem ela deve confiar e até mesmo confrontar seus pais.

Mesmo com tudo conspirando para que as luzes do último Natal de Sierra na Califórnia se apaguem, Caleb e ela aprenderão como contornar todas as situações.

Resenha: Sierra e sua família têm uma tradição diferente das outras famílias no feriado do Dia de Ação de Graças e do Natal: ao invés de comemorarem em casa, junto de toda a família reunida, eles vão para a Califórnia, onde administram um lote de árvores de Natal. A garota gosta muito de ir para lá e, inclusive, de ajudar seu pai no negócio da família, porém o que ela não gosta muito é de deixar duas de suas melhores amigas, Rachel e Elizabeth, no Oregon, onde mora.

Dessa vez, Sierra está preocupada, pois ouviu algumas conversas de seus pais e teme que essa seja sua última temporada na Califórnia, já que parece que o negócio de seus pais não está mais dando tão certo. Isso a deixa preocupada, pois, além de ter a venda das árvores que ela gosta muito, na Califórnia tem também sua outra melhor amiga, Heather, que ela vê apenas nesses feriados, quando vai para lá.

"Essa temporada deveria ser perfeita, não atolada de suposições. Mas elas estão ao meu redor, em tudo o que eu faço. Não sei como aproveitar completamente estes momentos sem saber se serão os últimos."

Disposta a não se envolver com nenhum garoto na Califórnia, menos ainda com os funcionários do seu pai, Sierra vê seu plano indo por água abaixo quando conhece um comprador de árvores, Caleb.

Caleb é lindo e tem uma covinha maravilhosa, além de comprar árvores para distribuir às pessoas que não têm como comprar uma, porém tem também um boato bastante pesado sobre ele. Alguns dizem que Caleb é dono de um grande coração, outros dizem que Sierra não sabe com quem está se metendo. Qual será que terá mais domínio sobre a garota: sua razão ou seu coração? E se for o coração, como Sierra irá lidar com o fato de que em breve não irá mais vê-lo?

"Você faz besteira uma vez e fica ferrado pelo resto da vida."

A história é leve e conta com uma narrativa bem fluída. Foi inevitável sentir-me na época de Natal durante a leitura. Gostei muito da história no geral, só não curti tanto o final, pois não foi completamente conclusivo, ao meu ver. No mais, é uma leitura que indico, principalmente aos amantes de um romance natalino!

7 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?
    Eu amo romances leves e fofos, e quando falamos de Natal, como não amar ainda mais? Eu adorei conhecer um pouco dessa história através das suas palavras e espero ter a chance de ler em breve. Dica anotada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ahh estou bem curiosa com essa história. Jay Asher tem uma escrita interessante e deu pra perceber que o enredo é cativante e dá aquele quentinho no coração.
    Espero amar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Oiii meninas

    Eu acho a capa desse livro um amorzinho, e é o máximo esse tipo de história que transporta o leitor para uma determinada época, commo o natal por exemplo, sinal que a ambientação é crível. Não sou muito de ler romances, mas esse é um dos que adoraria conferir até porque amo o jeito de escrever desse autor desde que li Os 13 Porquês.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Fiquei curioso quando vi que era o novo livro do Jay Asher. Minha experiência com a escrita dele não foi muito boa, mas estou curioso e ansioso para ler esse romance, mas agora fiquei com um pé atrás quando você falou que não gostou tanto do final. Adorei a resenha.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem? Não conhecia o autor, nem o livro, mas fiquei curiosa sobre a trama, também não curto muito final que não é conclusivo mas vou dar uma chance e ler também. Parabéns pela resenha, dica anotada. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Gosto de livros assim para ler depois de algo pesado, como suspense, terror psicológico... e já estou anotando a dica.
    E quem não ama o natal? Quando passa filmes com o tema assisto (pois é, gosto fazer o que), e os livros com esse tema também gosto muito.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi oi!

    Tudo bem? Então, porque eu não vivi em uma caverna nos últimos anos sei quem é o Jay Asher, mas confesso que nunca tive vontade de ler Os 13 Porquês única e exclusivamente pelo motivo de ser uma história absolutamente pesada.

    O fato de ser uma história mais leve é um tanto diferente de 13RW, e fiquei feliz em saber que a narrativa conseguiu te transportar para uma época tão maravilhosa quanto o natal! Muito obrigada pela dica!

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir