28/09/2018

[Resenha] Todo o tempo do mundo | Maurício Gomyde

Todo o tempo do mundo

Autor(a): Maurício Gomyde
Editora: Astral Cultural
Páginas: 352
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Meu nome é Vitor Pickett. Eu viajo no tempo...

Ok, você já leu muitas histórias assim, mas garanto que todas não passam disto mesmo: histórias. No meu caso, por mais inacreditável que pareça, é tudo verdade. Eu REALMENTE viajo no tempo. As viagens duram segundos, minutos ou, no máximo, poucas horas. Se fico insanamente feliz, volto ao passado; se absurdamente triste, vou para o futuro.

Isso me criou tantos problemas, que a única saída foi me isolar num canto do mundo e passar meus dias tentando nunca mais ser feliz nem triste.

A causa? Amanda. Por que eu? Não sei. Um dia vai acabar? Não faço ideia. Mas hoje de manhã chegou um convite. E acho que finalmente poderei descobrir se o que me acontece é dádiva ou maldição...

Resenha: A história toda inicia-se com um beijo entre Amanda e Vitor, quando ambos tinham quatorze anos, na formatura do ensino fundamental. Amanda está prestes a ir embora do Brasil e, ao deixar o garoto por alguns minutos para ir falar com sua mãe, na volta, descobre que ele desapareceu. O que ela não sabe é que Vitor viajou no tempo, e tudo isso teve início quando eles beijaram-se.

"Em uma fração de segundo, derrubei todas as leis da física, da química, da biologia e da matemática; todas as teorias da probabilidade e os tratados da sensatez; um por um, todos os princípios filosóficos e teológicos da história..."

Começamos o livro conhecendo primeiramente um pouco do passado de Amanda. Ela estava prestes a mudar-se novamente - isso um ano depois do beijo com Vitor -, pois seu pai é um embaixador e, consequentemente, a família passava mudando de país, e, ao sair de casa, acontece uma grande e inesperada explosão. Ela sobrevive, porém todas as notícias contribuem para que Vitor, aqui no sul do Brasil, pense que está morta.

Logo a narrativa é passada para Vitor. Atualmente o rapaz tem uma vinícola aqui no sul, em Nova Vêneto, que fica perto de Bento Gonçalves, e com seus espumantes ele faz sucesso. Aliás, adorei o fato de o autor ter realmente pesquisado e vindo atrás para escrever estas partes do livro, pois o lugar - que descobri não ser verdadeiro, mas inspirado em lugares que realmente existem - é escrito detalhadamente e foram utilizadas até mesmo falas e gírias como as nossas.

Após conhecermos o presente de Vitor, conhecemos o de Amanda. A moça já está casada e vive em Buenos Aires. Lá ela trabalha em uma livraria, o emprego dos sonhos dos leitores, porém sua vida não é tão bela como parece. Seu marido é um deputado e eles têm basicamente um casamento de mentira, tudo pelas aparências, e Amanda está inserida, infelizmente, em um relacionamento abusivo, algo que ela demora a perceber.

As viagens no tempo de Vitor funcionam da seguinte forma: quando ele fica muito feliz, volta no tempo; quando fica muito triste, vai para o futuro. O tempo de retrocesso e progresso depende da intensidade da felicidade ou da tristeza genuínas que Vitor sente. Voltar no tempo e repetir os momentos felizes parece ser muito bom, porém ir para o futuro e ficar horas "inexistente" pode ter consequências desastrosas.

"Eu revivia momentos inesquecíveis, repetia beijos, transas e o pouco de felicidade genuína que a vida me proporcionava. E pulava segundos, minutos ou horas, quando a tristeza chegava forte. Impossível esconder o tanto que eu vivia perdido."

Vinte anos após a formatura de ensino fundamental que mudou absolutamente tudo na vida de Vitor, os colegas resolvem fazer uma festa no mesmo local, para reencontrarem-se. O que Vitor e Amanda não sabiam é que esse reencontro iria mudar completamente as vidas dos dois.

A narrativa é alternada entre Amanda e Vitor durante todo o livro, o que nos permite ter uma visão mais ampla de tudo o que está acontecendo no Brasil e em Buenos Aires ao mesmo tempo.

Durante o livro Vitor pergunta para diversas pessoas qual é o conceito de felicidade genuína para cada uma delas, e entre os capítulos temos algumas dessas frases em destaque, o que ficou muito bonito.

"Felicidade é a certeza de que nossa vida não está passando inutilmente."

Amo livros que têm viagem no tempo e sou fã de histórias de romance, então Maurício colocou as duas coisas em um livro só, juntamente com sua maestria em escrever histórias - que foi descoberta por mim só agora - e, consequentemente, "Todo o tempo do mundo" tornou-se um dos meus livros favoritos da vida. É uma história cheia de encontros e desencontros que, não vou negar, por muitas vezes deixou-me com raiva, mas o final fez tudo valer a pena. Muito obrigada por esta história, Maurício!

9 comentários:

  1. Olá, Larissa! Tudo bem? Olha, eu tenho uma paixão enorme pelos livros desse autor e, estou ansiosa para comprar essa edição por um preço bacana, queria uma autografada mas, não consegui ir na bienal.

    Eu gostei muito de ler a sua resenha e principalmente, confirmar que as minhas expectativas em cima do livro não estavam infundadas, a história é realmente boa! Só o fato do autor ter feito uma pesquisa intensa sobre uma região, demonstra o quanto ele estava interessado na qualidade da sua obra.

    Tenho certeza que assim como você gostou eu também irei gostar dessa obra linda, e tão esperada por mim. Não preciso nem dizer que a sua resenha ficou impecável néh? abordou todos os pontos da história sem dar spoiler e ainda aumentou a minha ansiedade para lê-la.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  2. Primeira nunca li nenhum livro do autor, uma pena pois sempre leio muitos elogios sobre sua história, segundo e que apesar de gostar dessa premissa de viagem no tempo e romance, nunca li nada parecido. Um ponto positivo e cativante e que essa viagens tem um motivo que as conecta, o fato de estar triste ou felizes. Fiquei curiosa para saber como a trama iria se desenrolar e se o casal vai ficar juntos. Irei incluir essa obra na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Já li outro livro do autor e também gosto da narrativa dele. Sobre viagem no tempo é algo que sempre me deixa confusa nas histórias mas que acabo gostando no final.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Estou super curiosa para ler este novo livro do Mauricio, sou fã dele e já li todos os livros que ele escreveu, adoro a escrita dele.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acompanhei algumas postagens desse livro pelo instagram e não imaginei que a história era tão tocante assim, eu também amo romances e quando há viagem no tempo então... É a formula perfeita!

    ResponderExcluir
  6. Olá, que interessante isso de o personagem viajar no tempo, já fiquei bem curiosa para ver como isso vai se desenrolar. Muito bacana saber que o autor fez uma boa pesquisa para ambientar a trama.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Acompanho o Mauricio, mas os livros que li dele não me foram nada marcantes. No entanto, tenho muito interesse neste. Gosto muito de viagens no tempo e fiquei querendo conhecer mais dessa dinâmica. Que legal que gostou tanto assim do livro! Espero que ele também faça diferença na minha vida, quando eu o ler. Este parece melhor produzido do que os anteriores do autor, pelo menos é a sensação que tenho.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Socorro, também amo viagens no tempo e com certeza isso me despertou o interesse. Que bom que ele se tornou um dos seus favoritos da vida. Isso só me deixa mais instigada ainda em conhecê-lo. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Também amo historias sobre viagens no tempo! E essa parece ser muito boa. Nunca li nada do autor, mas ouvi só elogios sobre seus livros.

    ResponderExcluir