05/10/2018

[Resenha] Hippie | Paulo Coelho

Hippie

Autor(a): Paulo Coelho
Editora: Paralela
Páginas: 288
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Paulo é um jovem que quer ser escritor, deixa os cabelos longos e sai pelo mundo à procura da liberdade e do significado mais profundo da existência. Sua jornada começa com uma viagem pela América do Sul - passando por Machu Picchu, no Peru, Chile e Argentina - até o encontro com Karla, em Amsterdã, quando juntos resolvem ir até o Nepal no Magic Bus. No caminho, os companheiros vivem uma extraordinária história de amor, passam por transformações profundas e abraçam novos valores para suas vidas. Hippie é o vigésimo livro de Paulo Coelho, o autor mais traduzido em todo o mundo e que vem sendo publicado pela Paralela desde 2016.

Resenha: Este livro se passa no final da década de 60, quando a cultura hippie apareceu com mais evidência. O estilo calmo, largado, colorido e livre dos jovens que adotaram esta cultura não eram bem vistos pela população em geral.

Paulo (Paulo Coelho), um aspirante a escritor, viaja com a namorada por países vizinhos, inclusive Peru e Bolívia, onde conhecem pessoas com o mesmo idealismo que eles, lugares históricos e podem viver um pouco mais livremente.

Ao retornarem para o Brasil, Paulo e a namorada são levados por alguns homens e forçados a colocar um capuz e deitar no chão do carro. As pessoas que sequestraram Paulo acharam que ele era terrorista, devidos aos diversos países pelos quais passou, principalmente Bolívia, e que estivesse à mando do Che Guevara. Paulo foi torturado e ameaçado, mesmo jurando não ter envolvimento nenhum com a guerrilha. Este fato narrado pelo autor representa também sua prisão e tortura durante a ditadura militar.

O livro não é narrado mantendo uma linha do tempo, então acontece algum fato, no próximo capítulo acontecem outras coisas e, mais adiante, o autor volta na história de antes.

Paulo, já sem namorada, viaja com um conhecido argentino. O episódio do sequestro passara-se um ano antes, mas Paulo ainda guarda o ocorrido bem vivo em sua memória. Paulo receava que o "amigo"estivesse metido com tráfico e ele acabasse se complicando, mesmo sem ter nada a ver. Estavam indo para Holanda de trem. Depois do ocorrido há alguns anos Paulo tinha verdadeiro pânico de autoridades policiais ou militares.

"Já fazia mais e um ano que estivera em Vila Velha, e na maioria das vezes conseguia controlar os demônios da cabeça, mas sempre que a palavra POLÍCIA entrava em sua linha de visão, mesmo que fosse um simples guarda aduaneiro, o pânico voltava."

Ao chegar na Holanda Paulo conhece Karla, uma moça livre e sonhadora, que logo se encanta pelo "brasileiro magrelo" e tenta persuadi-lo a embarcar em uma viagem de ônibus, o Magic Bus, até o Nepal.

A jovem consegue seu intento e ambos partem em uma viagem que promete durar dias. Durante esta viagem eles precisam ir parando, por vontade própria ou por serem abordado por autoridades, como passam por diversas fronteiras e por serem hippies e não serem bem vistos. Na viagem vamos conhecer um pouco da vida de Karla antes do Magic Bus e de outros passageiros, que acabam se tornando próximos do casal.

"Pela primeira vez desde que entrara naquele ônibus entendeu que já estava escrito, que precisava fazer aquela viagem, conhecer aquelas pessoas, fazer uma coisa que costumava pregar, mas nem sempre tinha coragem de fazer: entregar-se ao universo."

Este livro autobiográfico Paulo Coelho narra em terceira pessoa para poder nos dar uma visão maior dos acontecimentos e dos outros personagens. Foi meu primeiro contato com a escrita do autor.

8 comentários:

  1. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros desse autor, uma pena, pois sempre leio muitos elogios sobre suas obras. E esta biográfica não fica por menos, já que vamos conhecer um pouco da época em que ele viveu quando jovem, como um pouca mais sobre sua vida e relacionamentos. Enfim, gostei muito da perspectiva desse livro, por isso pretendo sim lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos livros do Paulo Coelho, leio desde meus 15 anos, e este é mais um que desejo ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Eu li O Alquimista quado estava na escola. Mas não combinou comigo. E desde então, nunca li mais nada do autor. Não sabia que ele tinha sido preso e torturado. Fiquei chocada agora. Para a legião de fãs que o acompanha, tenho certeza de que o livro é imperdível. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    EU já li um livro do Paulo Coelho e realmente não é para mim. Talvez este por ser autobiográfico seja diferente. Achei a capa bem legal!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. Este foi o único livro do Paulo Coelho que eu li e não gostei. Pelo menos ele me deu uma visão da época que eu não tinha, não sabia basicamente nada sobre a filosofia hippie antes de ler, mas o que curto mesmo nele é quando escreve histórias com magia mais presente.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito do Paulo Coelho, apesar de ler pouco. Esse livro não conhecia, mas achei interessante por ser um relato pessoal. Fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser uma ótima leitura, mas acho que seja mais para os fãs do autor. Eu ainda não li nenhum livro dele, mas morro de curiosidade com alguns, e não me arriscaria a começar por esse. Porém, é um livro que pretendo ler um dia.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do autor e também não tenho muita curiosidade. Acho que não me daria muito bem com uma narrativa sem ordem cronológica, sabe? De qualquer modo, conheço uma amiga que vai gostar, vou indicar o livro.

    ResponderExcluir