30/11/2018

[Resenha] Gaslight | John Roach

Gaslight

Autor(a): John Roach
Editora: Chiado
Páginas: 324
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Editora

*Livro cedido pelo autor para resenha


Sinopse: "- Você já viajou para o passado Doutor? - ele não disse nada - uma viagem fria, da qual você não quer se lembrar? Da qual você não deve lembrar e que vai voltando aos poucos mesmo que não queira? Por que se nunca esteve em um lugar assim, se nunca se perdeu nesse mundo, então não sei se vai entender minha história."

John Silent tomou Sandra por esposa. Suas vidas passaram por demasiadas turbulências e graças a seu trabalho ele não pode dar a ela a tão sonhada lua-de-mel. Levou três anos para que a oportunidade surgisse. Graças à indicação de seu bom amigo Arthur, John aluga uma cabana na colina ao topo da simpática cidade de New Perrish. Tudo esta belo para os Silent, até o momento em que Sandra desenvolve acessos de sonambulismos e pesadelos. O desconforto chega a um ponto em que o mais lógico a fazer é deixa o lugar, contudo a cidade tem outros planos.

John é separado de sua esposa e jogado ao limite oposto da cidade, onde tudo que irá encontrar são fortes indícios de que deve fugir e deixar sua amada a própria sorte. A recusa em ouvir os sinais o fará pagar um alto preço. Conflitante entre dois sentimentos, o medo de ser engolido pelo horror que compõe cada centímetro da cidade ou o desejo desesperado de descobrir a verdade e encontrar seu bem mais precioso que lhe fora arrancado. Sua mente esta prestes a engoli-lo numa tormenta de duvidas e desespero até que, quando tudo parece esclarecido, não poderia ele estar mais no escuro.

Ao fim ele esta a salvo, relatando tudo que viveu. Tortura-se imaginando se alguém poderá acreditar nele, ou se declararão John Silent um insano. Seja como for ele pode respirar tranquilo, o que quer que tenha passado já terminou antes mesmo de começar, e ele esta a salvo... Não é?

Resenha: Começamos a estória com o protagonista, John Silent, chamando seu psiquiatra e dizendo que precisa contar tudo o que ele viveu. O doutor Emmerich não se importa com o avançado da hora e decide escutá-lo...

John começa contando que foi passar alguns dias com sua esposa, Sandra, em uma cabana em uma colina, um lugar pacato, ótimo para a lua de mel, que eles não tiveram alguns anos antes quando casaram-se.

Na colina coisas estranhas começaram a acontecer e um vizinho aconselhou-os a irem embora do lugar, porém quando eles tentaram sair o carro não funcionou e os telefones também não. Após um segundo, que pareceu uma cochilada, John acordou na cidade próxima da cabana onde ele estava com Sandra, mas a esposa não estava com ele e a cidade havia sido devastada, um cenário pós-apocalíptico mesmo. Parecia não haver meio de voltar a cabana e John foi conhecendo pessoas, algumas ajudaram ele, outras foram muito vagas em suas explicações sobre o que estava acontecendo. Não demorou para John encontrar criaturas que estavam mortas, mas que pareciam estar vivas - zumbis, talvez, mas isso não é dito claramente.

"Minhas lembranças estão em pedaços e gostaria de colocar essas imagens na sua cabeça Doutor. Sei que me odiará por isso, afinal, caso decida acreditar, ver como eu vejo, sentir como eu sinto... Nunca mais será capaz de dormir novamente."

Na busca a fim de encontrar Sandra, John parece viajar entre dimensões ou realidades paralelas. Seu lado primitivo - mau - aflora e ele faz coisas que jamais imaginou fazer.

A narrativa é alternada entre o presente - John falando com o médico - e o passado - as cenas que John narra.

Foi uma leitura que me tirou completamente da minha zona de conforto. Quando o final chegou aquela loucura toda que John afirmava ter vivenciado fez sentido após uma revelação, porém surge um último fato que refaz aquele nó na nossa cabeça que tinha acabado de ser desfeito e dá margem para mais de uma interpretação da real estória do personagem. John soube muito bem prender a atenção do leitor criando um cenário de caos e aguçando a nossa curiosidade para saber o que de fato estava acontecendo.

7 comentários:

  1. Este seria mesmo uma leitura que me tiraria da zona de conforto por completo, tanto que no momento não me vejo fazendo isso, mas de qualquer forma eu gostei muito de poder conferir sua opinião sobre o livro, eu não sabia de sua existência e gostei muito de poder conhecer, obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou curiosa por essa leitura.
    É a segunda resenha que leio desse livro e só aumentou o meu interesse. Amo histórias que nos tirem na zona de conforto <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Tenho lido algumas coisas sobre esse livro e a cada nova resenha eu fico mais curiosa quanto ao enredo dele. Estou morta de curiosidade para saber o que houve com Sandra e se realmente ela existiu, parece ser tudo tão mistérioso nesse livro, inclusive o narrador. Como adoro sair da zona de conforto eu não vejo a hora de ler essa obra.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quando eu li a sinopse, pensei "quero ler!", mas aí eu vi "zumbis" e desanimei, apenas para voltar a ficar animada com o final da sua resenha. A curiosidade está falando mais alto do que o meu "problema" com histórias com zumbis, ou seja, a dica está anotadíssima!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e o autor, achei interessante a sinopse/premissa e curto histórias com zumbis. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de livros onde o autor intercala passado e presente. Para mim, o enredo fica ainda mais completo. Vou deixar o título anotado porque não tinha visto ainda.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir