24/12/2018

[Resenha] Anatomias poéticas | Angela Malheiros

Anatomias poéticas

Autor(a): Angela Malheiros
Editora: Autografia
Páginas: 80
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Anatomias Poéticas divide-se em duas partes: a primeira parte são composições surrealistas ritmadas e bem-humoradas, de sensações e sentidos, relacionadas os órgãos vitais, coração, pulmão, estômago e rins; parte na qual, em seguida, são abordados aspectos da filosofia e da arte. A segunda parte são releituras de cantigas medievais portuguesas e algumas releituras brasileiras contemporâneas.

Resenha: "Anatomias poéticas" é um livro de poemas bastante diferente dos que já li; a obra é dividida em duas partes.

Na primeira parte, "Surrealismos", Angela nos traz diversos poemas relacionados aos órgãos e sentidos do nosso corpo, como coração, pulmão, estômago, entre outros, o que achei bem diferente e inovador.

"Aos sentidos alternados / Repousa o pulso da aorta / Em nossas mãos a espontaneidade hereditária / A migrar em pares alelos."

Os poemas que mais gostei dessa primeira parte foram "O (a) Cor-ação", "Estância poética", "Kafkaforismo", "Geometria" e "Metamorfose".

A segunda parte é composta, na maior parte, por releituras de cantigas medievais, o que eu também achei muito criativo e diferente. A autora utilizou os mesmos termos que eles usavam na época, mas deixando os poemas bem mais interessantes.

"Par Deus, coytada vivo? / Eu me sei dar conselho! / Foi-se o tempo de mesela, / Em mi me espelho / A ti non veerei donzela!"

Nessa segunda parte meus poemas favoritos foram "Enquanto esperança", "Com grande alegria me desavim", "Entre vontades e tempos" e "Imersão poética".

Como eu disse no início da resenha, foi um livro de poesias bastante diferente do que estou acostumada a ler, mas ainda assim foi uma boa experiência. Indico a leitura para todos que gostam de poemas e estão à procura de algo inovador.

12 comentários:

  1. Olá!

    Esse ano foi meu ano de livros de poesia e fico feliz que sua leitura tenha sido inovadora e gratificante.
    Poemas são sentimento puro em forma de palavras, né? Acho tão mágico. <3
    Gostei bastante da sua resenha e espero que você tenha ótimas leituras nesse final de ano!

    http://www.garotasdevorandolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Se não me engano já li um outro livro de poesia da mesma autora. Bom, gosto muito desse gênero literário, principalmente quando há uma premissa criativa mas que também nos toca, de uma forma inovadora e surpreendente. Enfim, fiquei muito interessada na leitura, a escrita da autora e envolvente, rápida e cativante.

    ResponderExcluir
  3. Tem um bom tempo que não leio um livro de poemas, e este me chamou atenção. Vou deixar anotado, pois quero ver se em 2019 leio mais do gênero.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Oiieee

    Não conhecia o livro, achei bacana dividi-lo em duas partes, a segunda parte foi a que achei mais interessante pois gosto de releituras, deve ser bem diferente mesmo. Não leio quase nada de poemas, confesso que não é um estilo que me chama a atenção, mas pra quem gosta essa obra é bem interesante pra se presentear.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, mas gosto muito de poesia, então facilmente leria. Achei diferente a composição do livro também, fiquei com vontade de conhecer. Obrigada pela dica :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii tudo bem?
    Confesso q não sou de ler poesia mais achei esse bem interessante mais no momento não irei ler quem sabe futuramente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Como não tenho muita experiência com poemas creio que este seria um tanto quanto estranho para mim por ser algo português e medieval, mas gostei de conhecer o livro.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lari.
    Eu não conhecia o livro e achei a capa bonita. Gostei da sua resenha, mas não acho que leria o livro por agora, não descarto a possibilidade, adoro poesias.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo poesias, não conhecia o livro, me parece que tem uma pegada jovem, quase adolescente, estou certa? Vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  10. eu gosto muito de poesia, mas confesso que leio bem poucas, quase nenhuma na verdade
    fiquei com vontade de ler esse, e já é uma meta para 2019, ler mais poesias

    ResponderExcluir
  11. Ah, que amor!

    Sempre gostei muito de poesia, li muito no ano passado.

    Ainda não conhecia esse livro, mas ele parece ser ótimo, além de pequeninho, hahah ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  12. Ola!!

    Que livro mais querido! Achei bem interessante a sua resenha e é muito bom saber qual poema você realmente gostou. Porem, infelizmente, acredito que pra mim esse livro não vá funcionar porque eu tenho um serio problema com poesias, o que é realmente uma pena!

    beijos

    ResponderExcluir