03/12/2018

[Resenha] O tempo desconjuntado | Philip K. Dick

O tempo desconjuntado

Autor(a): Philip K. Dick
Editora: Suma de Letras
Páginas: 272
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Ragle Gumm tem uma rotina bastante peculiar: ele sempre acerta a resposta de um concurso diário do jornal local. Quando não está consultando seus gráficos e tabelas para esse trabalho, ele aproveita a vida tranquila em uma pequena cidade americana em 1959. Pelo menos é o que ele acha. Mas coisas estranhas começam a acontecer.

Primeiro, Ragle encontra uma lista telefônica, e todos os números parecem ter sido desconectados. Depois, uma revista de pessoas famosas traz na capa uma mulher belíssima, mas que ele nunca tinha visto, Marilyn Monroe. E, para piorar, objetos do dia a dia começam a desaparecer e são substituídos por pedaços de papel com seus nomes escritos, como "vaso de flores" e "barraca de refrigerantes". A única alternativa que Ragle encontra para descobrir o que está acontecendo é fugir da cidade e de todos esses eventos bizarros. Contudo, fugir será mais difícil do que parece, e o que ele virá a descobrir pode ser incrivelmente perigoso.

Resenha: E se tudo o que você vive e acredita não passasse de uma realidade criada para mantê-lo preso ali? E se houvesse uma realidade paralela? E se todos que você conhece fossem apenas parte de uma encenação diária para mantê-lo naquele lugar, fazendo aquilo que eles querem que você faça? Assim é a vida de Ragle Gumm.

Ragle Gumm é um cidadão americano que lutou na Segunda Guerra Mundial, tem por volta de quarenta e poucos anos e mora com a irmã, Margo, o esposo dela, Vic, e o pequeno Sammy no ano de 1959 - pelo menos é essa a época que ele pensa que vive. A família vive em um bairro pacato, onde todo mundo se conhece. Há um casal que visita regularmente a casa de Ragle, que são os Black - Bill e sua esposa, Junie, que tem uma quedinha por Ragle.

Atualmente Ragle ganha a vida resolvendo um enigma que sai todos os dias no jornal local, que é uma espécie de concurso; tem um gráfico cheio de quadradinhos e ele tem que descobrir onde o homenzinho verde vai aparecer, baseado em dicas do jornal e um padrão que ele criou. Há alguns anos que ele mantém-se em primeiro lugar no concurso.

Parecia tudo normal até que Ragle começa a ver coisas/objetos desintegrando-se na sua frente e no lugar delas ficando apenas um bilhete com o nome do objeto escrito. Por exemplo, quando ele foi comprar uma cerveja enquanto passeava, o quiosque desintegrou-se e em seu lugar caiu um papelzinho escrito "BARRACA DE REFRIGERANTE", e isso já havia acontecido diversas vezes. Além disso, ele encontra uma lista telefônica que parece bem atual, mas todos os números que ele liga não existem; encontra também uma revista com uma mulher linda na capa e que parece ser muito famosa, Marilyn Monroe, só que ele nunca ouviu falar. Então Ragle acha que esta ficando louco, tendo alucinações, e decide ir embora, só que ele não conseguirá sair, pois parece que todos o conhecem e que existe uma conspiração da qual ele é o centro.

"Ragle pensou: será que querem me impedir de sair da cidade? É tudo uma conspiração deles?"

Nessa sua fuga frustrada Ragle descobre algumas coisas, mas acorda em sua casa e tudo parece não passar de um pesadelo. Porém ele não desistirá de fugir, só tem que descobrir uma forma de fazer isso sem que ninguém saiba.

Esse livro lembrou-me bastante um filme que assisti há muitos anos, "O show de Truman", onde todo mundo sabia o que estava acontecendo, menos o protagonista, cuja vida toda era uma farsa.

Não foi uma leitura fácil, ficção científica para mim nunca é. Mesmo tendo uma escrita fácil, devido a época em que foi escrito, eu senti um pouco de dificuldade de juntar as peças, mas no final tudo ficou claro, inclusive aquele concurso do qual Ragle participava - não era um simples concurso, tinha um propósito e foi a chave de tudo.

"Será que conseguirão encontrá-lo?, pensou. Espero que sim. Porque se não conseguirem, alguns de nós estaremos mortos amanhã a esta hora. Deus sabe quantos milhares de pessoas morrerão. Nossas vidas dependem de Ragle Gumm. Dele e do seu concurso."

12 comentários:

  1. Olá!
    A capa desse livro é bem interessante, mas acredito que teria grande dificuldades em engrenar na leitura justamente por não ser fã de ficção científica. No entanto, gostei da dinâmica dos personagens e conhecer mais da enredo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Leio pouco ficção cientifica porque pra mim também é uma leitura que demora para desenrolar. Mas estou louca para ler algo do autor e fico feliz que no fim tenha sido uma leitura prazerosa pra ti. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Hey!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas o que acho legal da ficção porque por mais que a gente crie teorias, é difícil chegar perto da conclusão e mesmo assim quando explicam, faz todo o sentido do mundo, só que... um sentido que é difícil encontrar por conta própria. Hahaha
    Adorei sua resenha e fiquei curiosa para saber qual a resposta, porque o tal concurso é tão importante. :s
    Achei a capa bem diferente, mas bonita.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu também sofro demais pra ler ficção científica, te entendo totalmente hahaha acho essa premissa meio viajada demais pra mim, nao sei se eu ficaria confortável com a leitura mas a dica é válida.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu vou te confessar que eu raramente me atrevo a ler ficção científica, sinto que é um estilo de leitura que não funciona muito bem para mim. Confesso que o enredo desse não me atraiu muito, então, acho que a leitura não me agradaria tanto.
    No entanto, fico feliz que você no final tudo tenha se encaixado na história e, mesmo não tendo sido uma leitura fácil, você gostou do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? Acredito que essa foi minha leitura mais difícil de 2018, uma escrita diferenciada como esta não estava em meus planos e acabei travando em muitos momentos durante a leitura, mesmo sabendo que livros do gênero são por si próprios complicados para quem não tem costume foi uma tarefa árdua concluir a leitura e acredito que terei de reler para fixar bem a história, adorei sua resenha e entendo sua dificuldade acredito que muitas pessoas tem com esse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    antes mesmo de você associar o livro ao O show de Truman eu ja tinha associado, por que realmente lembra muito. Confesso que não é meu tipo de leitura favorito, mas como eu amei O show de Truman com certeza irei anotar a dica. Única coisa que eu não gostei nesse livro foi a capa. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá <3

    Eu ainda não conhecia esse livro, mas a premissa dele é super bacana. A capa é linda também. É o tipo de leitura que eu curto, vou anotar aqui pra listinha do ano que vem haha

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu li esse livro também e adorei a leitura, lembro que fiquei pensando que era igual ao filme O Show de Trumam e quando terminei de ler foi pesquisar sobre isso e descobri que o filme foi baseado no livro hahaha eu adorei a história e no final fiquei com uma vontade de que tivesse o segundo volume!

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Estão todos elogiando esse livro e o comparando ao Show de Trumam, como sou fã do filme, tenho certeza de irei gostar do livro. Eu estou acostumada com tramas assim, pois adoro ficção científica, às vezes sinto até falta, risos.. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  11. Ola!!

    Tenho um sério problema em ler ficção científica. Não conhecia esse livro, mas achei a capa muito linda. Conheço o filme o Show de Truman, curti bastante, não sei se conseguiria ler esse livro, mas curti e por isso anotei a dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Imagino o quanto não foi fácil ler esse livro, sempre fujo de ficção científica. Mas saber que no final tudo se esclareceu é animador e me deixa com a pulguinha da curiosidade para querer conhecer essa trama, quem sabe um dia desses?!

    Abraços.

    ResponderExcluir