28/12/2018

[Resenha] Uma nova chance | Jeaney Calabria

Uma nova chance

Autor(a): Jeaney Calabria
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 256
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Quando ignoramos as verdades da vida, as dificuldades tornam-se necessárias para compreendermos os verdadeiros valores do nosso espírito. Foi assim com Luiz Cláudio, um jovem de 16 anos que perdeu os pais em um acidente de carro e que foi criado por sua avó Marlene, sempre disposta a fazer todas as vontades do rapaz. Preso às ilusões do mundo, o adolescente de classe média acaba entregando-se às drogas.

Amparado por amigos leais, Luiz Cláudio enfrentará a violência das grandes cidades, a indiferença da sociedade e seus próprios medos e conflitos até entender que o amor é um elemento universal capaz de curar qualquer mal causado pelo véu das ilusões terrenas e que a vida sempre nos presenteia com uma nova chance.

Resenha: Luiz Cláudio é um jovem de dezesseis anos órfão de pai e mãe desde os três anos e é criado pela avó materna, uma mulher com uma boa condição financeira que deu tudo ao neto, mas mesmo assim ele caiu no mundo das drogas.

"Ninguém pode invadir a vida de ninguém. Pais não podem impedir os filhos de viverem as dores consequentes de suas ações."

A história começa com Luiz Cláudio sendo resgatado das ruas por uma catadora após sofrer um acidente e levado a um hospital público com pouquíssimos recursos. Lá ele é atendido pela doutora Silvana, uma mulher que, além de excelente médica, tem uma espiritualidade muito elevada.

Quando Marlene, avó de Luiz Cláudio, busca-o no hospital e leva-o para casa, chama o pediatra de sua confiança, Dr. Arthur, que logo percebe as péssimas condições em que o jovem se encontra e os desafios que ele terá que enfrentar para livrar-se das drogas. Porém Artur é apenas um pediatra e pensa que não conseguirá ajudar o garoto sozinho, então lembra-se de uma antiga aluna, Silvana, que era muito dedicada aos pacientes, e chama-a para ajudá-lo.

Silvana e Marlene já tinham encontrado-se anteriormente, tanto em um centro espírita que Marlene frequentou e não gostou, quanto no hospital, no dia em que foi buscar Luiz Cláudio. Marlene foi rude com Silvana, mas Arthur convenceu-a da importância da ajuda da médica.

Luiz Cláudio tem muita vontade de livrar-se das drogas, mas as crises de abstinência pelas quais ele irá passar não serão fáceis e sem o apoio da avó, que acha que é tudo uma fase da adolescência, ficará ainda mais difícil, então Luiz Cláudio só poderá contar com Arthur, Silvana e Sônia, a empregada da casa, que tem um carinho muito grande pelo rapaz.

Sônia tem uma filha de dezessete anos, Melissa, que trabalha de dia e estuda de noite. Sônia mora no serviço e a jovem mora sozinha. Após um temporal que destrói a casa das duas, Melissa precisa passar uma temporada na casa de dona Marlene e algo de bom floresce no coração dos jovens, mas  é claro que com a diferença social e o vício de Luiz Cláudio a história não irá ocorrer como eles desejam, o que pode acabar sendo um gatilho para uma recaída do jovem com as drogas.

"Não volte para rua não, meu filho. Você tem família, casa e comida. Tem amor também. A rua é para pessoas invisíveis como eu. Gente sem apego a nada e que não regou o amor direitinho..."

A vida da doutora Silvana também não é só flores; casada com Carlos, um homem agressivo e descontrolado, eles têm um filhinho, Rafael, que tem sérios problemas de saúde e só pode contar com o amor da mãe e da avó materna, pois o pai o repudia desde o dia em que nasceu. Após agredir a esposa fisicamente e ser abandonado por ela, Carlos começa a traçar um plano para acabar com a vida da esposa e do filho que ele tanto detesta. Passei muita raiva durante a leitura com as atitudes de Carlos, mas como nas leituras espíritas tudo tem uma razão, próximo do final conhecemos a verdadeira história de Carlos, Silvana e Rafael.

Este livro precisa ser lido por todos, independentemente da religião ou crenças, pois nos mostra que mesmo os jovens que têm todas as condições financeiras e amor em casa não estão livres do terrível vícios das drogas e o quanto é importante o amor e o apoio da família quando essa situação acontece. Foi uma leitura muito emocionante e me acrescentou grandes ensinamentos.

7 comentários:

  1. muito bom esse enredo! realmente problemas com drogas nao dependem de dinheiro, acho que deve ser mesmo uma ótima leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não conhecia a obra, mas achei bastante interessante a premissa. Vou colocar na minha lista de livros que quero ler.
    Gosto bastante de leituras com ensinamentos profundos, e fico feliz que ele aborde assuntos importantes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas achei o enredo muito interessante e atual, fora que toca bem na ferida que muitos não querem ver. Família é a base de tudo, mas infelizmente muitas vezes ela mesma pode ser a origem de um problema.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nossa, pela história parece que temos grandes lições de vida na obra, o qual confesso adorar. É um tema atual, e que se interliga com nossa sociedade, por isso irei conferir quando possível. Adorei a sua resenha e dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nossa, adorei a premissa do livro. Tenho certeza que é uma história muito impactante e que traz muita reflexão. Pois a premissa em si traz um tema muito importante né?! Não é porque uma pessoa é jovem que ela não pode ter problemas sérios.
    Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Não é o tipo de livro que eu procuro para ler, mas confesso que fiquei bem curiosa com ele e a sua opinião sobre a leitura me instigou, espero ter a oportunidade de ler também.

    ResponderExcluir
  7. O livro lembrou um enredo de novela da globo, parece uma leitura curiosa para quem procura entretenimento, se tiver oportunidade, lerei com todo o prazer.

    ResponderExcluir