25/01/2019

[Resenha] A noite do perdão | Valdinei de Freitas

A noite do perdão

Autor(a): Valdinei de Freitas
Editora: IDE
Páginas: 480
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Vivemos a ilusão de que as pessoas que amamos permanecerão para sempre ao nosso lado, até que um dia a morte, sorrateira, muitas vezes sem aviso, leva em seus braços aquela pessoa querida, deixando apenas a dor e a saudade.

Mas este não é o pior cenário! Às vezes, a pessoa parte carregando consigo terríveis mágoas, dolorosas angústias, assuntos inacabados, e aí, no vazio deixado por aqueles que vão embora, surgem as garras implacáveis do remorso.

A Noite do Perdão conta a saga da família Garcez, desde a longínqua Polônia do século XX, subjugada pelo nazismo, no famigerado Gueto de Varsóvia, até os dias atuais, além de seu drama para superar a perda, a culpa, o arrependimento, mostrando que, mesmo em planos diferentes, é possível perdoar e reconciliar-se com aqueles que retornaram ao mundo espiritual deixando um rastro de ressentimento.

Resenha: Havia muito tempo que eu não lia um romance espírita tão bom; quem nos acompanha no blog sabe o quanto eu gosto deste gênero literário, e desde os livros mais antigos da saudosa Zibia Gasparetto que eu não lia uma obra tão completa em conteúdo e explicações.

Em "A noite do perdão" vamos conhecer a luta dos tripulantes e sobreviventes de um naufrágio no litoral catarinense. Eles partiram da Espanha com destino a Argentina e Uruguai, mas o navio afundou próximo a Santa Catarina e os que sobreviveram acabaram fixando residência em solo brasileiro. A história em si vai se passar nos dias atuais, o naufrágio foi há décadas.

Em torno de 2013 vamos conhecer a família Garcez, descendentes dos náufragos espanhóis. O casal José Garcez e Isabel tiveram filhos gêmeos, Enrique e Tiago, viviam da pesca e eram prósperos financeiramente, mas Tiago, que tinha ambições, descobriu que a criação de gado era rentável e contra a vontade do pai, que fazia questão de ter a ultima palavra sempre, comprou cem cabeças de gado, por isso ambos tiveram uma discussão seríssima e disseram coisas horríveis um ao outro. Na noite após a discussão, Tiago vai fazer a entrega dos peixes na cidade próxima e sofre um acidente que resulta em sua morte.

"Com a visão turvada pela discórdia, naquele dia, quando Tiago entrou em seu caminhão, ninguém percebeu, nem ele próprio, a presença silenciosa e sorrateira da morte."

Assim que fica sabendo da fatalidade, o Sr. Garcez passa a culpar-se pelo ocorrido, já que tem certeza de que se tivesse pedido desculpas ao filho, ou não tivessem brigado, o rapaz estaria vivo. Garcez e Isabel passam a viver dias de luto constante e Enrique precisa assumir o posto de responsável pela fazenda. A dor e o luto de Garcez são tão intensos que ele chega a ter um AVC e quase morre também; nesse dia ele vê Tiago no hospital e fica achando que foi sonho, mas Enrique, que já vem estudando um pouco sobre a doutrina espírita com a ajuda de Mariana, a empregada da casa da família Garcez, sente que tem uma explicação. Mariana tem mediunidade e tem visto Tiago vagando pelas terras da fazenda, sempre na companhia do pai. O sentimento de culpa que ambos carregam faz com que estejam sempre juntos, em uma relação tóxica para ambos.

"Acossado pelo tribunal mais impiedoso de nossa vida, a consciência, o velho patriarca sofria calado, torturado pelas mãos inclementes do remorso e pelos dedos acusadores da culpa."

Enrique e Mariana contam para o casal sobre as visões da moça e os estudos que o rapaz vem realizando e convencem eles a irem ao centro espírita. Nessa visita à casa espírita, Tiago é auxiliado e concorda em ser amparado no plano espiritual, consequentemente melhorando bastante a saúde do pai. Nesse meio tempo, Enrique e Mariana ficam muito próximos e começam a namorar.

No decorrer dos acontecimentos terrenos, vamos acompanhando Tiago no plano espiritual e descobrindo tudo de uma vida anterior, na Polônia, que ligou toda a família Garcez, Mariana e Hannah, que é a mentora espiritual de Tiago. A partir do momento que descobrimos tudo o que se passou com nossos personagens durante a Segunda Guerra Mundial, tudo passa a fazer sentido, as mágoas e as culpas que cada um carrega.

Foi uma história muito emocionante, de encontros e reencontros. Eu lamento muito em saber que muitas pessoas ainda têm preconceito com a literatura espírita, sendo que é um livro como qualquer outro e que sempre nos traz uma mensagem de fé e esperança. Essa leitura me ensinou o poder do amor e do perdão e trouxe-me, mais uma vez, a certeza de que a vida não acaba quando o corpo físico morre, a vida continua em um outro plano, e que a morte, como um fim, não existe.

15 comentários:

  1. Caramba! Senti o impacto firme desde a resenha (afinal, são sempre incríveis as críticas daqui) e fiquei louca para conferir a obra. Quantos temas delicados e fortes em uma única obra. Maravilhoso saber que as conexões ficam tão firmes.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?

    Não conhecia a obra, mas nossa, terminei sua resenha aqui tombada pela história. Gostei muito da história e tenho certeza de que deve ser uma leitura emocionante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oiii!

    Eu acho que ter preconceito com alguns generos realmente não fazem nem sentido. Um leitor, deveria ler de tudo, isso abre nossas mentes para um novo universo e ajuda em todas as áreas da nossa vida. Não conhecia essa obra e fiquei feliz em saber que o livro mexeu contigo dessa forma. Parabéns pela resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a obra e nunca li nada com essa vertente espírita. Mas, é bom que existam esses tipos de gênero, abrangendo assim ao máximo o maior número de leitores.
    Falar sobre temas delicados sempre mexe com o emocional da gente, né?
    Um abraço e ótimas leituras.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não tenho preconceito nem nada assim com livros espíritas, meu maior problema é que não vi nada que me atraísse a ler no enredo geral da história. Porém a parte da passagem de tempo entre os países seria legal de se acompanhar.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Ola!!

    Minha nossa, que resenha mais linda e que historia mais tocante! Eu sou espirita. Minha religiao desde criança é esse e leio bastante sobre o assunto! Esse romance parece ser realmente muito intenso e bonito ao mesmo tempo!

    Dica anotada!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem?
    Eu realmente não conhecia essa dica de livro e parece ser uma ótima pedida para mim, para ser um livro que me agrada e me encanta pelo gênero, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Durante um tempo eu lia muitos livros neste estilo, mas confesso que há um tempo não tenho tido contato com estas histórias.

    Seu post me fez relembrar daquele período e me motivou a voltar a ler o gênero, anotei este como meta para o ano.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que não é o tipo de leitura que costumo fazer, sabe? Mas eu tenho muita curiosidade em ler livros espíritas, por isso gostei bastante de conhecer essa obra.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu não tenho o hábito de ler livros espíritas, não é um gênero que chame a minha atenção, mas que bom que você gostou da leitura!
    Realmente acho que o remorso é um fardo muito grande para de carregar, a culpa por ter brigado com alguém e essa pessoa partir... Deve ser uma leitura bem forte!

    Com carinho,
    Ana Luiza
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro, mas a verdade e que nao fiquei muito entusiasmado.

    AInd abem que gostaste! E que o livro consegue prender e permite ainda um acompanhamento espiritual da personagem.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    É uma pena o preconceito mesmo, acho até que é mais receio do que preconceito.

    Confesso que li bem poucos livros espíritas, mas curti os que li, confesso também que gostei da premissa desse livro, indicação super mega anotadaaaaa!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Eu já tive o prazer de ler alguns livros espíritas e eles me tornaram mais calma e sem remorsos em algumas áreas da minha vida por causa de seus ensinamentos.
    Agradeço por nunca ter sido preconceituosa com a leitura de livros desse gênero porque são edificantes e nos tornam mais sensíveis e preocupados com nossas ações.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não conhecia a obra, mas fiquei tocada com sua resenha. Parece ser uma linda história.
    Já li um livro espírita e eu fiquei encantada, amo por demais. O que eu li foi O amor é para os fortes, recomendo muito!
    Vou anotar sua dica e espero ler em breve, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Como autor da obra gostaria muito de agradecer as palavras e o carinho. Tenha certeza de a resenha apanhou exatamente o espírito e o objetivo do livro. Recebo cada palavra de carinho como estímulo para seguir aventurando-me pelos caminhos da literatura espírita. Abraço fraterno!

    ResponderExcluir