18/01/2019

[Resenha] O ceifador (scythe #1) | Neal Shusterman

O ceifador

Autor(a): Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Páginas: 448
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas




Sinopse: Primeiro mandamento: matarás.

A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade.

Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a arte da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão - ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais - podem colocar a própria vida em risco.

Resenha: Imaginem um futuro onde ninguém mais morre de doenças ou de morte natural, a fome e a diferença social não existem mais, não há mais governos nem hierarquias. Imaginou? Mas teria um problema: as pessoas continuariam se relacionando, se reproduzindo e, como ninguém mais morre, haveria uma superlotação e, consequentemente, falta de alimentos e recursos naturais. Então, para suprir esse pequeno contratempo, é criada uma organização que tem por objetivo coletar (matar) pessoas que, de alguma forma, estão em excesso na atual situação. Assim é a estória do livro "O ceifador".

O livro se passa em algum lugar bem no futuro. As pessoas não morrem mais, pelo menos não naturalmente, e aquelas que morrem por acidente são levadas para um centro de revivificação e deixadas novinhas em poucos dias; e como as pessoas envelhecem com o passar dos anos, elas vão a um lugar que retira os anos excedentes e as deixa com a aparência de qualquer idade, desde que seja acima dos vinte anos. Nesse mundo novo as pessoas tem "nanitos" no sangue, que são micro partículas capazes de minimizar a dor e acelerar a cura de ferimentos.

Tudo parece tão perfeito, não é? Mas aí aparecem os ceifadores, que fazem parte de uma organização chamada Ceifa. Ninguém pode matar um ceifador, nem mesmo um outro ceifador, apenas eles mesmos podem se coletar, e como é preciso estar renovando a elegia de ceifadores, eles recrutam aprendizes, os treinam por um ano e, após passarem por uma prova, tornam-se ou não ceifadores.

"Três vezes por ano, os ceifadores se reúnem numa grande assembleia chamada conclave. Conversamos sobre os problemas da coleta e discutimos a necessidade de mais ceifadores em nossa região."

Faraday, um ceifador dos mais antigos, recruta dois jovens para serem treinados por ele, Citra e Rowan. Tudo ia muito bem, até que um ceifador do mau vê que os aprendizes estão muito próximos e se ajudando e sugere em uma reunião de ceifadores que o aprendiz vencedor deve coletar o perdedor, então o desespero instala-se na vida dos jovens, mas como ainda falta bastante tempo eles decidem que até lá vão pensar em algo, porém eles não faziam ideia das reviravoltas que suas vidas iam tomar.

"Os dois se importavam demais um com o outro. Esse era o problema. Citra nunca estaria disposta a aceitar o anel de ceifador enquanto os sentimentos dela por ele estivessem no caminho."

Misteriosamente o ceifador Faraday coleta-se e, como regra, seus aprendizes ficariam livres e poderiam voltar para casa, mas um ceifador muito do mau, Goddard, pede para si a tutela dos aprendizes, porém uma ceifadora antiga, Curie, exige ficar com Citra, assim os aprendizes acabam sendo separados. Todavia, como existia a regra de que era para os jovens ficarem livres após a morte de seu tutor e do nada aparecem outros ceifadores querendo eles, fica uma dúvida na cabeça de Citra: talvez Faraday não tenha se suicidado, então a garota começa investigar secretamente, mas vai acabar se metendo em muita confusão.

Outro órgão criado neste novo mundo é a "Nimbo-Cúmulo", uma espécie de inteligência artificial que vê tudo, sabe de tudo, mas que não pode se meter nos assuntos da Ceifa. O que parecia ser um sistema perfeito mostra-se corrupto e cheio de furos para que o sistema seja burlado.

Tem também um anel que os ceifadores usam; quem eles permitem que beije o anel fica imune por um ano.

Os ceifadores são tipo celebridades nesse novo mundo, tem até álbum de figurinhas que as crianças colecionam. Seria o mundo perfeito se não houvessem aqueles ceifadores que estavam matando por prazer e já não mais por obrigação.

"Nunca perca sua humanidade", o ceifador Faraday dissera, "ou não passará de uma máquina de matar." Ele havia usado a palavra "matar" em vez de "coletar." 

O livro tem muitas reviravoltas, muita ação e momentos tensos. Os ceifadores mantêm diários e é através deles que vamos conhecendo como o mundo evoluiu a ponto de não existirem mais mortes nem doenças e como a Ceifa foi criada e quais seriam suas regras. Essa eletrizante estória continua em "A nuvem" e eu já estou louca para saber o desfecho.

20 comentários:

  1. Já li muitas resenhas positivas sobre esse livro, deve ser muito bom mesmo!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Já li algumas resenhas dele. E te confesso que sempre achei que o livro seria mais macabro, só que não é bem assim - acabou tirando um pouco a minha curiosidade.
    Parece que é uma distopia em alguns aspectos..

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não conhecia o livro, mas a história é bem diferente e chama a atenção. Fiquei curiosa para saber o que esses dois jovens irão fazer para salvarem suas vidas. Logo de cara já fiquei com ódio desse ceifador do mal!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Li diversas resenhas desse livro, e quanto mais leio mais quero me aventurar nessa leitura. Adorei sua resenha e amo essa capa.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo este autor, amo este livro e a sequência dele é muito boa também. Sei que a Seguinte vai publicar o terceiro este semestre. Nossa, eu me apeguei nestes personagens demais!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já ouvi falar muito desse livro, dizem que é muito bom. Tenho certa curiosidade, adoro tramas cheias de reviravoltas e cenas intensas. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  7. Estou esperando a serie ser finalizada para começar a ler este primeiro livro, e imagina a minha curiosidade com toda a trama porque acho essa premissa muito original. Já quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. De cara eu não gostei da proposta do livro, mas lendo sua resenha mudei totalmente minha opinião sobre o livro, parece ser bem interessante e uma leitura envolvente e curiosa.
    A capa eu não curti ( ando com sérios problemas com capas últimamente, rs) mas coloquei o livro na lista de leituras para saber mais sobre a obra e sobre o trabalho do autor.
    Adorei a resenha.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu já li diversas resenhas sobre esse livro e todas são muito positivas. Acho a proposta do livro super interessante, inclusive me lembra muito um livro do Saramago, "Intermitências da Morte". No entanto, sempre acabo deixando ele para lá. Apesar de gostar do enredo, a história em si não me atrai muito.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro está na minha lista de desejos já tem algum tempo e sua resenha reforçou esse desejo, ainda mais que quero a continuação dele, então se você ler A Nuvem nos conte o que achou, estou muito curiosa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oi, acho super interessante a premissa desse livro, com uma sociedade onde a morte vem por meio dos ceifadores! Fiquei curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu li O fundo é apenas o começo, uma trama do mesmo autor e gostei demais da forma como escreve. O ceifador me chama atenção justamente pelas reviravoltas e toda a curiosidade em saber mais sobre como funciona esse universo onde ninguém morre.
    Essa leitura está na minha meta desse ano.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Esse livro já tá na minha lista de leitura desde o ano passado, então... tá na hora de devorar essa obra. Alias, ótima resenha <3

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Eita, deu ora sentir o quanto você curtiu o livro, confesso que esse livro está na minha lista de desejados e agora só fiquei com ainda mais vontade de lê-lo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Este livro está na minha lista de desejados já faz um tempinho.
    Esse universo onde adolescentes parecem ser escolhidos para serem ceifadores me pareceu bem interessante. O livro parece contar com muitas emoções e ação.
    Espero poder começar logo a leitura para poder comentar sobre ele com você.
    Abraços

    FLeituras

    ResponderExcluir
  16. Oi, eu já adquiri esse livro e só estou esperando uma oportunidade para começar a ler. Gostei bastante da sua resenha. com certeza, valeu super a pena a aquisição. super bjoo

    ResponderExcluir
  17. Esse foi um dos melhores livros lido por mim em 2018 e não espero a hora de ler a nuvem, pois deve estar tão sensacional quanto o ceifador. Recomendo para todos!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Duas Leitoras!!!
    Esse livro tava numa hipe tão grande que tive que deixar passar para ver se iria me interessar por ela e não é que depois de ler sua resenha que está tão completa me apaixonei pela história.
    Eu só fico me perguntando se o fato dos personagens terem sido afastados afetou em algo??
    Com certeza deve ter afetado.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ola!!

    Confesso que tenho muita vontade de ler esse livro desde o seu lançamento. Estou meio afastada do genero de fantasia e acredito que é por isso que ainda nao o li, por ter medo de a leitura nao fluir para mim

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Tenho bastante curiosidade de ler esse livro, justamente pelos excelentes comentários que vejo sobre ele. Com certeza parece ser um livro cheio de intensidade.
    Fiquei bem curiosa sobre os destinos dos aprendizes.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir