04/02/2019

[Resenha] Aquilo que te faz cócegas no coração | Caciano Kuffel

Aquilo que te faz cócegas no coração

Autor(a): Caciano Kuffel
Editora: CeNE
Páginas: 124
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Com mais de 2 milhões de seguidores, Caciano Kuffel é um fenômeno nas redes sociais. O jovem mágico e comediante de Caxias do Sul ficou conhecido na Internet através de suas crônicas faladas. Agora é possível ter toda a irreverência e espontaneidade de Caciano Kuffel também na versão escrita. Este livro contém textos sobre amor e relacionamentos em suas mais diversas formas. Inclui o sucesso "Não vá dormir com raiva" e outros textos inéditos.

Resenha: Eu acompanho há um bom tempo os vídeos que o Caciano Kuffel posta nas redes sociais - conheci ele através dos vídeos que ele fazia sobre o Rio Grande do Sul, mas agora ele foca mais em sentimentos e relacionamentos -, e sempre gosto muito de todos, pois a forma como ele fala dos sentimentos é simplesmente linda. Quando soube do lançamento desse livro fiquei louca para ler, principalmente quando vi que a editora que publicaria a obra seria a CeNE, pois quem conhece sabe que essa editora só publica livros incríveis, além de fazer sempre um trabalho gráfico maravilhoso com os livros, e com "Aquilo que te faz cócegas no coração" não foi diferente.

"Você é tudo que eu queria, tudo que eu precisava, tudo que eu sonhava que pudesse ainda existir."

O livro é composto por textos que falam, principalmente, do amor em todas as suas formas, seja ele entre amigos, pais e filhos ou casal de namorados. Absolutamente todos os textos são lindos, é simplesmente tocante a forma como o Caciano fala sobre sentimentos em geral.

A maioria dos textos são fofos, daqueles que aquecem nosso coração de uma forma inexplicável, mas acreditem: alguns textos vão te fazer chorar. Prova disso é o primeiro texto, "Será que eu falo pra ela que eu tô a fim?", que já é simplesmente avassalador (podia ter começado pegado mais leve pelo menos no começo, Caciano!); nesse texto o autor nos dá uma bela lição para aprendermos a falar logo o que sentimos pelas pessoas, antes que seja tarde demais. Quantas chances a gente perde de ter pessoas maravilhosas ao nosso lado por medo de dizer o que sentimos? "Não vá dormir com raiva" segue mais ou menos o mesmo estilo de "Será que eu falo pra ela que eu tô a fim?", e é bem emocionante e triste também.

Outro texto que me emocionou bastante foi "Mãe" (emocionou ela também), não por ser um texto triste, mas porque ele lembrou-me do quanto minha mãe é maravilhosa e do quanto sou grata por tê-la ao meu lado. Juro que parece que esse texto foi escrito por mim, pois ele disse tudo que sinto pela minha mãe, mas que nunca consegui colocar em palavras (a escritora aqui é ela, hahaha).

"Mãe não importa como, não importa onde, não importa o que a vida faça com a gente, você sempre continuará sendo a parte mais importante da minha vida."

Um texto que eu gostei demais e não posso deixar de comentar aqui é "Poesia com chimarrão", que é uma homenagem à "Poesia com rapadura", do Bráulio Bessa, outro poeta que eu admiro demais. Nesse texto Caciano fala sobre a nossa terra, o Rio Grande do Sul, e eu amei, pois ele resumiu o nosso Sul de uma forma muito bacana e descontraída.

"Posso esquecer de tudo nessa vida, mas tem algo que eu sempre lembro
Amar o meu Rio Grande do Sul, cantar, dançar e comemorar o vinte de setembro"

E é claro que temos nesse livro muitos textos apaixonados, bem ao estilo Caciano, daqueles que até quem não está apaixonado sente que está quando lê o texto. "Mesmo sem saber que era você", "Você mora no meu coração e não paga aluguel", "Casalzão da porra", "Os outros", "Para sempre dia dos namorados" e "Era pra ser você" são alguns textos nesse estilo que eu disse; eles falam do amor de uma forma tão bonita que é impossível a gente não ficar com o coração quentinho depois de lê-los.

"Eu que nunca idealizei ninguém, nunca tive um tipo, quando tu surgiu na minha vida se mostrou meu ideal e de repente meu tipo era você"

O trabalho da editora com a obra está simplesmente incrível, como eu já esperava. A capa do livro é metálica e simplesmente encantadora. Todos os textos contam com ilustrações exclusivas feitas pelo Diego Barros, bem coloridas e lindas, junto com alguma frase do próprio texto em destaque.

Enfim, todos os textos são lindos, cheios de sentimento e nos trazem alguma lição. Como eu disse no início da resenha, o Caciano tem uma forma encantadora de falar sobre sentimentos em geral que é só dele. Esse é um livro que com certeza ficará para sempre em meu coração. Indico de olhos fechados a leitura dessa obra!

"Uma hora tu vai entender o motivo de todos os relacionamentos terem dado errado, uma hora alguém vai te mostrar porque as outras pessoas não iam dar certo. Na hora certa alguém vai te mostrar porque tua vida tinha se tornado uma rodoviária cheia de partidas e chegadas, mas sem ninguém permanecer."

12 comentários:

  1. Coisa mais linda de mamãe, assim meu coração não aguenta ❤️ te amo! Este livro é incrível mesmo, tanto a arte de capa, as páginas, as ilustrações a editora e o autor, a combinação foi perfeita.
    Bjos
    Mamis

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Ainda não conhecia este livro, mas pelos teus comentários parece ser muito bom mesmo. Fiquei curiosa para ler os textos dele e conhecer o canal.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que delicinha de livro, gostei muito do assunto e de saber que é uma leitura divertida de se fazer, fiquei bem curiosa para ler "poesia com chimarrão", também adoro o outro autor. Dica anotada <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conhecia o trabalho desse autor, mas fiquei completamente apaixonada, e com vontade de ver seus vídeos, e ler claro seu livro. Que pela sua descrição, seus textos nos fazer refletir, identificar, e nos emocionar com o que é descrito. Por isso não poderia deixar de me interessa pela leitura. Amei!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?!

    Eu acompanho os videos dele faz um tempo, mas inda não tinha visto nenhuma resenha do livro dele. Eu gosto muito do que ele fala, deve ser uma leitura maravilhosa! Adorei seus comentários!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lari. Tudo bem?
    Que livro mais fofo? Eu não conhecia o Caciano nem o livro e já gostei da obra, eu adoro esse tipo de livro e já anotei a dica, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? Que capa mais amor, adorei o título e cores usadas na obra, não conhecia o livro mais gostei muito da resenha e achei a temática bacana, espero ter a oportunidade de ler em breve, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá...

    Falar de sentimentos é uma coisa maravilhosa e única, não é mesmo? Que livro lindo e emocionante! Não o conhecia e pra falar a verdade, não faz muito o meu estilo também. Porem, você me deixou bem curiosa por conta da intensidade do autor

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Que título interessante! Gosto de livros com ilustrações torna tudo mais bonito de se acompanhar.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. eu li esse livro e é a próxima resenha lá no blog, é fofo e lindo para o público infanto-juvenil.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro e nem o autor. Pela sua resenha da para perceber que não foi apenas o texto "Mãe" que você gostou, e sim do livro inteiro em si. Deve ser um livro repleto de mensagens lindas em forma de texto mesmo, fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  12. eu adoro esse tipo de obra, elas são simplistas mas pegam a gente bem onde dói, não necessariamente de forma sofrida mas de reflexão mesmo.

    ResponderExcluir