18/02/2019

[Resenha] Retrato da farmacêutica quando artista | Monique Brito

Retrato da farmacêutica quando artista

Autor(a): Monique Brito
Editora: Autografia
Páginas: 78
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Era uma extensa frota e os navios foram queimados. A trajetória até aqui - com temas de farmácia, química, laboratórios, literatura e muita arte - foi longa e feliz. Convido-o a conhecer um pouco do meu mundo. Alguns poemas fazem ponte com o que acontece no país e dialogam com a nossa realidade mais imediata. Outros enveredam pelo surrealismo. A arte é um disparador que ativa nosso banco de referências. Quanto mais dinâmico ele é, mais potente pode ser a obra. Você pode gostar - deixe-se levar por estas ficções devaneantes.

Resenha: Esse livro é composto por poesias relacionadas principalmente com a química, sendo que a escritora - Farmacêutica Industrial com pós-doutorado em Química de Macromoléculas - é professora nesse ramo.

Todos os poemas têm relação com a química, como eu disse, misturando esse tema com diversos outros, como literatura e arte.

Muitos poemas contêm críticas sociais, principalmente sobre as faculdades que temos em nosso país e o descaso que o governo tem com elas, o que eu achei bem interessante, pois é preciso falarmos sobre o que não está legal no lugar em que vivemos.

"As únicas coisas que salvam aqui são
o ânimo infatigável para educar, inspirar
e a poesia."

Por a autora ser formada na área de química e esse ser o foco principal dos seus poemas, ela utilizou eu seus poemas termos e elementos químicos que eu desconheço, então por diversas vezes fiquei sem entender as referências, mas faz parte.

Foi uma obra, em certas partes, um tanto difícil de ser lida para mim, confesso, mas acredito que seja uma leitura bastante prazerosa para quem gosta de química - e talvez para quem não gosta também. É, sem dúvidas, uma experiência bem diferente e que só tem a acrescentar.

"tornar-se farmacêutico é viver heterogêneo
imerso em coisas sóbrias e sem gravidade
tens noção de que em cada coisa ordinária
encontras um elemento químico de estima?"

19 comentários:

  1. Oi, tudo bem??

    Poxa, deve ser um livro legal, me lembrou um pouco aquele livro da menina alquimista sabe? Eu gostei muito daquele livro, acho que vou gostar bastante desse também, vou anotar a dica pra ler depois!!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de gostar muito de poemas não sei se esse livro me agradaria, pois se tem algo com o qual eu não me dou bem é química. Então dessa vez eu passo a dica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oiii Larissa

    Quimica não é minha paixão...rsrs e leio bem poucos poemas, então não creio que esse seria um livro pra mim, acho que ele é mais voltado para um tipo especifico de público que se interessa mais pelos temas.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que ficar sem entender algumas referências faz parte, mas acaba sendo só mais motivo pra gente procurar saber sobre, poxa. Imagino que pra quem seja da área, a obra tenha sido muito boa. Adorei conferir suas impressões sobre o livro!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse obra ainda e confesso que não costumo ler com muita frequência esse gênero, sabe? Achei interessante os poemas terem relação com a química e parece uma obra bacana.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Eu até gosto de química, mas não acho que o livro seja para meu gosto. Em todo caso que bom que trouxe-o para nos mostrar.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Nossa, que livro diferente! Adoro Química, afinal trabalho na área da saúde, mas acredito que mesmo achando a proposta bem interessante, esse livro não seja pra mim, pois não curto poesia

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu adorei esse título... mas, imagino que como leigas na área da autora, às vezes possamos não entender bem as significâncias. Só sei que adorei demais essa ideia e iniciativa. Certamente gostaria de conhecer a obra. Mesmo não sendo tão fã de poesia... acho que me divertiria com esse livro.
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Que tema inusitado para poemas, totalmente diferente do que já vi até hoje. Confesso que à primeira vista achei o título confuso e isso me repeliu um pouco, assim como o tema bem específico mas que também me deixa curiosa haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Larissa, que título chamativo para um livro de poemas néh? Apesar de amar química e tudo relacionado a área, não consigo manter o foco ou me impressionar quando o assunto é poemas, por isso, raramente leio livros de poesia. Mesmo assim, vou deixar a sua dica anotadinha aqui, para quando a oportunidade aparecer.

    Beijos e Abraços Vivi
    https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Ah que bacana a junção de assuntos haha como estudante de uma Federal de Química, para mim esse livro será um prato cheio haha Com certeza dica anotada! Que pena que não conseguiu entender alguns termos, porém mais pra frente poderá compreender <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei da proposta, geralmente quando não entendo, pesquiso, a exemplo das poesias de Borges que por vezes me são um desafio, espero de coração ter a oportunidade de ler a autora.

    ResponderExcluir
  14. nunca li poemas que façam analogias e tenha relação com a química propriamente dita, fiquei curiosa :3

    ResponderExcluir
  15. Embora eu ame poemas, esse livro em si não me despertou interesse. Eu até gosto de química e na escola a professora sempre nos ensinava com alguns poemas que deixavam tudo mais fácil e mais interessante, mas não consegui me atrair para a leitura deste livro.

    ResponderExcluir
  16. Oi Larissa, sua linda, tudo bem?
    A autora teve uma ótima ideia, escrever seus poemas a partir da química, que é a sua área de atuação. Pena que ela tornou o texto um pouco difícil. Confesso que acredito que a leitura não conseguiria me envolver. Gostei muito da sua resenha sincera como sempre.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, mas achei muito interessante, principalmente pelo teor original da obra. É uma pena que os termos técnicos usados pela autora tenham dificultado a leitura em alguns momentos.

    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  18. Eu não conhecia o livro e essa premissa é bem diferente e me deixou bem curiosa e irei procurar por ele para me ler dica anotada

    ResponderExcluir
  19. Acho um pouco injusta a resenha, já que você afirma não ter conhecimento científico suficiente para apreciar plenamente a obra.
    Seria como um ginasial avaliando o trabalho de Einstein sobre a Relatividade.
    Nessas horas fica claro como a ciência é um território que impõe respeito, ao contrário de outros temas, como política, história e sociologia, onde todo mundo acredita ser especialista e se acham seguras para emitir opiniões.

    ResponderExcluir