29/03/2019

[Resenha] Amoras | Emicida

Amoras

Autor(a): Emicida
Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 44
Resenha por: Leonardo
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Na música "Amoras", Emicida canta: "Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também". E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos - desde criança e para sempre.

Resenha: "Amoras" é um livro infantil, em forma de rimas, muito fofo, que foi indicado em uma palestra que eu fui com a minha escola em novembro, que é o mês da consciência negra.

Primeiro o livro fala um pouco dos vários tipos de deuses que existem, como Obatalá e Alá. Em seguida aparece uma menina de olhos de jabuticaba e cabelos de nuvem, que é negra.

A menina descobre, em um passeio com seu pai ao pomar, que as amoras, quanto mais pretinhas, melhores são.

"... as pretinhas são as melhores que há."

Então a menina fica muito feliz e diz ao seu pai: "Papai, que bom que sou pretinha também!".

O livro também fala sobre pessoas que foram muito importantes (minha mãe que disse quando eu perguntei) para a luta contra o racismo e o preconceito, como o Zumbi dos Palmares e Martin Luther King.

Eu gostei muito da leitura, foi bem curtinha, mas ensina que somos todos iguais, mesmo acreditando em deuses diferentes.

6 comentários:

  1. Sou louca para ler esse livro, principalmente porque são poucas obras infantis que abordam a questão da raça negra, e acho muito importante pois as crianças poderão se identificar se amar inteiramente. Além de que traz várias pessoas importantes que lutaram, proporcionando a elas um conhecimento vasto.

    ResponderExcluir
  2. Acho importantíssima a mensagem que o livro passa e mesmo que direcionada para os pequenos tem muito adulto precisando conferir a história de Amora. Quero ler junto com meu pequeno.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ahh eu tive o prazer de folhear essa lindeza na casa de um amiga e fiquei apaixonada pelo trabalho. Espero conseguir comprar futuramente pq quero ter na estante

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Sempre soube da existência dessa lindeza de livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Sua resenha só me deixou mais ansiosa ainda em conhecer. Adorei, até porque gosto muito do trabalho musical do Emicida, e agora quero ver essa nova perspectiva dele!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro, tudo bem?
    Que resenha mais linda a sua!! Estou muito feliz por você ter entendido a mensagem de que somos todos iguais, não importa se cada um acredita em algo diferente, não é? Parabéns!!! Estou louca para ler esse livro e conhecer sobre esses deuses diferentes que você contou.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana uma dica de leitura para crianças, eu adorei a proposta, e resenha da obra!

    ResponderExcluir