25/03/2019

[Resenha] SonetATO | Eduardo Maciel

SonetATO

Autor(a): Eduardo Maciel
Editora: Autografia
Páginas: 206
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Num mundo real cada vez mais assustador e onde as relações humanas entre si e os discursos parecem a cada dia mais radicais e polarizados, a poesia emerge como um elixir, capaz de suavizar essa tragédia social.

Mais ainda: aquela poesia feita com regras e enquadramentos, rimas e com uma lógica em suas sílabas poéticas, onde se destaca o soneto e todas as suas variáveis de composição, parece reverberar mais na sociedade de hoje, tão presa a formatos e caixas, procedimentos e padrões.

E ao mesmo tempo em que se encaixa, se rebela no conteúdo. E quanto mais se encaixa, mas disruptiva é, pois impele ao leitor que se subleve da forma para se concentrar no conteúdo. E quando isso acontece, o soneto se transforma numa inesgotável fonte de lira e melodia, quebrando assim o que há de radical no agora.

Não seria poesia se assim não fosse.

Além disso, esta obra pretende ser um resgate cultural desse tipo mais formal de poesia a cada dia mais escasso no nosso planeta, desde os áureos tempos dos séculos XVIII e XIX até hoje.

É como salvar um animal em extinção, mas um animal que não é de carne e osso, mas sim de ideias, sentimentos e palavras.

Salvem as baleias, e salvem os sonetos!

Resenha: "SonetATO" mostrou-se um livro bem diferente dos que estou acostumada a ler, já que é totalmente composto por sonetos. Para quem não sabe (eu mesma tive que pesquisar), os sonetos são, basicamente, um poema, mas com regras na composição, tendo sempre quatorze versos.

O livro traz-nos cinquenta sonetos, sendo que antes de iniciar cada um deles temos o nome do soneto (eu juro que não sabia que existiram tantos) e uma explicação, que nos fala sobre as regras do soneto em questão. Vou deixar um exemplo abaixo para vocês entenderem melhor:

"SONETO SHAKESPERIANO
Monostrófico e alexandrino (nesse caso), com recuo diagramático do dístico com relação aos quartetos
ABAB/CDCD/EFEF/GG"

Os sonetos tratam dos mais variados temas, como autoconhecimento, cansaço, arte, os próprios sonetos, escrita, vida, tristeza, prosperidade, alma, pai e mãe, justiça, diferenças, respeito, pensamentos, ansiedade, sentimentos em geral, entre muitos outros. O autor elaborou ainda muitos sonetos críticos, o que eu achei muito interessante (e necessário).

"As pessoas não conseguem mais conviver
Com muitas diferenças de opiniões
Daí reagem, não querem mais perceber
Pluralidade amalgama sensações"

Não posso deixar de comentar sobre o trabalho que a editora fez no livro, pois está simplesmente encantador. Cada soneto tem uma fonte própria, o que deu um diferencial no livro, sem dúvidas. Todos os sonetos estão muito claros e confortáveis de ler.

Como eu disse no início da resenha, eu nunca tinha lido um livro de sonetos, e eu adorei essa oportunidade, de verdade. Além de poder apreciar as belas palavras e composições escritas por Eduardo Maciel, conheci diversos tipos de sonetos que existem por aí e suas regras. Deem-se uma chance de ler essa obra, vocês não irão se arrepender!

"Como a tinta é para a pintura
Soneto é poema em escultura"

8 comentários:

  1. Oiii Larissa

    Nossa, eu acho que nunca li um livro todo de sonetos, interessante e diferente, porém acho que não é muito meu estilo. Pra quem curte com certeza a dica é ótima.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de sonetos e ainda não conhecia esse, me pareceu ser uma boa leitura e fiquei curiosa. Gostei da capa e achei o títuli curioso.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que nunca li um livro de sonetos, sério.
    Não costumo ler poema, mas quero sair da zona de conforto.
    Por isso, fica mais que anotada <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro só com sonetos, mas gostei de conhecer esse livro e seus esclarecimentos sobre esse tipo de poesia. Curioas pelos sonetos críticos e realmente o que você destacou é necessário. Quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. adoro poesia e adoro sonetos
    esse eu nao conhecia, mas fiquei com muita vontade e curiosidade pra ler
    ótima indicação, obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Larissa,sua linda, tudo bem?
    Poemas, poesias, soneto, embora com suas peculiaridades, eu gosto dos sentimentos que são expostos. São como nas músicas, sempre imagino que tem alguém por trás das palavras transbordando tudo aquilo para seus leitores. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Se pra mim é difícil ler poemas, imagine sonetos hahaha Quero um dia mudar esse meu hábito, afinal temos que sair da nossa zona de conforto, porém no momento será bem difícil. Adorei a sua resenha e ela trouxe pontos importantes do livro. Ótimas palavras!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca li uma obra desse tipo, achei interessante a proposta, seria uma boa leitura para passar o tempo e distrair das coisas do dia a dia!

    ResponderExcluir