29/04/2019

[Resenha] A deusa cega | Anne Holt

A deusa cega

Autor(a): Anne Holt
Editora: Fundamento
Páginas: 344
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: O corpo desfigurado de um traficante de drogas. Um homem coberto de sangue vagando pelas ruas da capital da Noruega. E um advogado criminal de fama obscura assassinado com um tiro.

Três eventos aparentemente isolados instigam o faro apurado de uma investigadora sagaz e irônica, que junto com seu colega mergulha em um caso com poucas pistas e muitas perguntas sem respostas.

Em meio a boatos envolvendo advogados e o tráfico de drogas, mensagens codificadas e uma enorme rede de corrupção que pode chegar aos altos escalões do governo, a autora Anne Holt descreve uma teia de crimes e batalhas políticas na qual somente a deusa da Justiça pode se dar ao luxo de ter os olhos vendados.

Resenha: Esse é o primeiro livro de uma série que acompanha a investigadora Hanne Wilhelmsen.

Nesse primeiro livro a advogada Karen Borg encontra um cadáver com o rosto totalmente desfigurado, o homem é um traficante de drogas e isso é apenas a ponta do iceberg. Em seguida um homem coberto de sangue é encontrado vagando pelas ruas da Noruega e levado preso como suspeito do assassinato. Håkon Sand e Hanne sãos responsáveis pelo interrogatório, e o chefe deixa escapar, sem querer, que foi uma advogada que encontrou o corpo, então imediatamente o suspeito, que se chama Han van der Kerch, exige que a mulher seja a sua advogada, ela não é criminalista, mas vê-se obrigada a aceitar o cliente, já que ele recusa-se a chamar outra pessoa; outra coisa intrigante é que ele exige ficar preso na delegacia, tem pânico de ir para um presídio, e as autoridades policiais acatam esses desejos, intuindo que possa ter "peixe grande" por trás daquele simples assassino.

Um famoso advogado é assassinado, parecendo "queima de arquivo", e tudo parece fazer parte de um grande esquema de venda de drogas.

"A organização tem uma estrutura sólida, e o sistema está construído a portas fechadas. Podamos um dos galhos podres, foi só isso. Uma pena, na verdade, porque era lucrativo. Mas foi necessário. Havia muita coisa em jogo."

Na residência de um suspeito que cometeu suicídio na prisão, os investigadores descobrem uns papéis com um código numérico que, em um primeiro momento, não fazem sentido algum.

Hanne sofre uma tentativa de homicídio durante as investigações dentro do prédio da polícia e provas somem sem que hajam arrombamentos, tudo levando a suspeitas de que alguém de dentro da polícia possa ser o "cabeça" do esquema.

Conforme as pistas vão encaixando-se, mais membros da polícia sofrem atentados, e Hanne e Håkon precisam correr contra o tempo, pois a vida de Karen é que corre perigo agora.

Durante a leitura havia conversas entre os criminosos, mas sem identificação, portanto foi preciso ficar atenta aos mínimos detalhes; claro que não descobri quem era o chefão do esquema, e foi uma grande surpresa. A leitura, no geral, não teve um ritmo muito intenso, tinha picos que me deixavam bem curiosa, mas tinha também alguns detalhes ou descrições que julguei desnecessárias e acabaram ofuscando um pouco o brilho da estória; as últimas cinquenta páginas foram as mais intensas e fizeram toda a leitura valer a pena.

Os próximos livros (publicados no Brasil) são: "Números de azar", "Demônio ou anjo", "1222" e "Na boca do leão" (lançamento).

11 comentários:

  1. Oii, tudo bem?

    Ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas a premissa me deixou bem curiosa, gosto bastante de livros com crimes e tudo o mais. Dica anotada.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Viviane

    Ainda quero conferir essa série da Anne Holt, mesmo sendo extensa, acho as tramas bem legais e só vejo boas resenhas sobre os livros. Ando à caça desse primeiro.....rsrs, quando surgir a oportunidade estará entre minhas leituras com certeza

    Beijos,

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    O livro conta com alguns elementos que julgo ser um bom norte para um bom livro, gostei da indicação. Não conhecia a obra, tampouco a autora, mas espero que em breve possa leê-la.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas parece ser uma ótima dica para quem ama um bom suspense. Não sou muito de ler thrillers, mas achei a trama bastante instigante e fiquei curiosa. Além disso, adorei saber que o final te surpreendeu.
    Adorei a resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. É um dos meus favoritos da autora.
    Gosto da forma que a Anne cria seus personagens problemáticos que gostam de ser como são rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. As suas críticas sobre o desenrolar da história me deixou com um pé atrás, mas como amo um bom suspense, daria uma chance so pra descobrir quem seria o cabeça disso tudo e ver se me surpreenderia também.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu amo esses livros com investigação, então fiquei bem curiosa para ler esse e descobrir mais sobre o que irá acontecer, amei conferir sua opinião sobre a história.

    ResponderExcluir
  8. Já li três livros dessa autora e adoro sua escrita. Eu adoro thrillers, e os dela são muito envolventes. Estou com o lançamento para ler e não vejo a hora de fazer isso!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. No começo da resenha pensei nossa que trama! Mas no decorrer da leitura fui esfriando pelos altos e baixos ainda bem que as 50 páginas intensas no final fez a leitura valer a pena.

    Bjos
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vivi! Eu estava ansiosa para saber a sua opinião com os livros da Anne Holt! Eu também acho os livros dela paradinhos em alguns momentos, mas são leituras que eu adoro. Esse eu só fui ler depois de já ter lido 2 kkkkk mas adorei!!!

    ResponderExcluir
  11. Me parece um livro de muitos mistérios, não conhecia e fiquei curiosa para ler. Ainda bem que as últimas páginas fizeram a leitura valer a pena para você.

    ResponderExcluir