15/04/2019

[Resenha] Por uma escolha | Peter Gonçalves

Por uma escolha

Autor(a): Peter Gonçalves
Editora: IDE
Páginas: 256
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Com a finalidade de conseguir dinheiro para o sustento e solução dos problemas de sua família, Fernando, um pai desesperado, se vê propenso a aceitar o envolvimento com atitudes ilegais de grande proporção.

Desconhecendo o envolvimento de seu marido com a proposta, Dália reclama constantemente da penúria que envolve toda a família, ao mesmo tempo em que Tadeu, o filho pré-adolescente, sentindo inexplicável aversão, vive num atrito constante com o pai.

A luta de uma família frente a seus desejos e necessidades. As leis de causa e efeito sobre a vida presente e depois da morte. A dura queda dos que se deixam levar pelo poder e ganância, quando o dinheiro se sobrepõe à consciência.

Ação e reviravolta de emoções, um drama que nos oferece cenas comoventes, num benéfico reencontro de Espíritos ligados por fortes laços de variados sentimentos.

Resenha: Até onde um pai de família é capaz de ir pelo bem estar, conforto e segurança daqueles que ama?

Fernando estava tendo dificuldades para manter sua família em uma vida confortável e fazia pequenos bicos para um traficante famoso na região, pois não queria envolver-se demais. Porém sua vida conjugal estava bem difícil e o relacionamento com os filhos, principalmente com o adolescente, não ia bem. O homem não podia contar para a esposa de onde vinha o pouco dinheiro e passava os dias na rua, até que faltou comida em casa e sua esposa decidiu ir embora com as crianças. Fernando chegou então à conclusão de que esse mundo do tráfico não tinha saída e acabou entregando-se de vez, fazendo trabalhos mais perigosos em troca de mais dinheiro, na esperança de reaver sua família.

"É assim que se fala, meu caro! Se for para errar, então erre direito."

Chicão, o chefe do tráfico, passou para Fernando a missão de vender um lote de drogas em uma favela rival que estava sendo pacificada, portanto tinha vigilância constante da policia; nesse primeiro trabalho correu tudo bem, mas Chicão pediu que na semana seguinte o homem fosse até um traficante inimigo que era muito perigoso, matava por motivos fúteis, pelo simples fato de botar medo em todo mundo; Fernando obteve êxito na venda, mas o traficante ficou desconfiado e mandou que um de seus capangas o seguissem.

Tudo que Fernando temia aconteceu: sua família, que ele tanto protegeu, foi envolvida e o caminho que a vida de todos tomou foi irreversível.

"A lei de ação e reação é sempre muito clara quando diz que tudo que você faz traz consequências que devem ser arcadas por você mesmo."

Tanto na ficção quanto na vida real drogas e tráfico costumam ser caminhos sem volta; nosso protagonista deixou-se envolver pelo dinheiro fácil, mas foi vítima da ganância humana, fazendo parte de um mundo no qual não se deve confiar em ninguém. Mesmo com o casamento e a relação com o filho adolescente estando em crise, Fernando ainda era um bom pai e boa pessoa, então fica bem difícil julgar as escolhas dele, pois, eu mesma, se me visse em uma situação de meus filhos estarem passando fome, seria capaz de qualquer coisa. Esse é aquele tipo de leitura que nos faz repensar valores e pesar o que realmente é certo ou errado.

6 comentários:

  1. Caraca, parece ser um livro bem pesado de se ler. Eu gosto das indicações que você traz porque todos os livros que você fala são sempre aquele tipo de leitura que a gente acaba o livro repensando a vida toda e isso nos muda pra sempre!
    Adorei essa dica também, anotei aqui pra procurar depois! <3

    ResponderExcluir
  2. Eu imagino que deve ter sido uma leitura bem difícil, né? Angustiante ver e reconhecer outras realidades e saber que existem muitos Fernandos por aí =/. Sem dúvidas fiquei com vontade de dar uma chance para essa história.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?

    Nossa, eu achei bem interessante a premissa do livro. Gosto de livros que nos apresentam esse tipo de realidade e que nos faz reavaliar nossos conceitos. Vou logo colocar esse livro na lista de desejados.
    Obrigada por compartilhar, amei sua resenha!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nossa, realmente é uma obra onde pensamos em diversas situações. Não conhecia o livro, confesso, porém fiquei bem curiosa para saber o desfecho. Dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ola!

    Não conhecia esse livro, mas achei a historia bem interessante principalmente por conta da verdade em seu enredo. Parece ser forte, um tapa na nossa cara e fiquei realmente curiosa com o desfecho

    beijos

    ResponderExcluir
  6. poxa, deve ser uma leitura muito densa e cheia de questionamentos, pelo que você falou mesmo... é questão da gente se botar no lugar e refletir sobre que ações tomaríamos... =T

    anotei a dica...
    bjs..

    ResponderExcluir