14/06/2019

[Resenha] Rastros de dor | Roque Jacintho

Rastros de dor

Autor(a): Roque Jacintho
Editora: IDE
Páginas: 288
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / BuscapéEditora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Século XVI (Espanha): os desvarios de Joana, a Rainha Louca; o sofrimento na casa dos Castilhos, com a trágica morte de Dom Fernando; o drama de Domingues, o curandeiro cristão, condenado injustamente pelo Tribunal da Inquisição; a traição e as maldades de um clérigo sedento de riqueza e poder...

Século XVIII (Espiritualidade): a difícil luta pelo refazimento; o auxílio aos que se encontravam perdidos nos abismos, vítimas de si mesmos, sofrendo nas Cavernas da Dor; o reencontro entre os personagens, um compromisso assumido...

Século XX (Brasil): em novo corpo; com incompreendidos e estranhos pressentimentos; lado a lado, vítimas e algozes tentando transpor as barreiras do infortúnio e da dor, para restabelecerem o equilíbrio; com o auxílio daqueles que muito os amam!

Resenha: Em "Rastros de dor" vamos conhecer Manolo, um jovem que viveu no tempo da inquisição.

A história é dividida em três partes: época da inquisição, período que os personagens passaram no umbral e atualmente.

Apesar de ser de família muito rica, Manolo aspirava que a morte do pai chegasse logo, para que pudesse herdar tudo, já que tinha dividas astronômicas com Damião, um padre da região. Fernando de Castilhos era o pai de Manolo e estava à beira da morte, mas com a fé em Deus e as orações de Domingues, um médium espírita, o velho homem melhorou milagrosamente, algo muito mal visto pelos olhos da igreja na época. Então, com a ajuda do padre Damião, Manolo trama a morte de seu pai e coloca a culpa no médium, que é levado para a fogueira, acusado de bruxaria.

É claro que o padre tinha segundas intenções, e, com a morte de Fernando, acusou a família de heresia e tomou toda a riqueza para a igreja.

Vários anos após os primeiros acontecimentos, todos os envolvidos em roubos e assassinatos encontram-se sofrendo no umbral.

"Os maiores devedores sempre devem ser reconduzidos ao crivo de vida nova, para que resgatem e se redimam de todos os seus enganos!"

Nos dias atuais aquelas almas do passado reencontram-se; uns pais e filhos, outros amigos e até desafetos precisam conviver, tudo para amenizar os erros do passado e redimirem-se da culpa pelo mal causado.

"Perdoar é esquecer o mal. E quem perdoa, esquecendo o mal e avivando o Bem, recebe do Pai Celestial, na simpatia na cooperação, o alvará de libertação de si mesmo, habilitando-se as sublimes renovações."

Uma das coisas que mais gosto em romances espíritas que mostram as vidas passadas dos personagens é como as histórias encaixam-se, como as pessoas reencontram-se e o laço que as une. Mais do que uma história de dor, sofrimento, assassinatos e vingança, "Rastros de dor" é uma história de perdão, recomeços e redenção.

11 comentários:

  1. Gostei da resenha. Mesmo não sendo fã de romances assim, eu curti e fiquei curiosa para conhecer melhor a Manolo. O.O e toda essa trama por poder

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Não leio romances espíritas, mas costumo ver resenhas de livros do gênero e acho interessante como o leitor consegue se inserir em todo o contexto. O lance do poder dentro da história me chamou atenção!
    www.aquelemqueana.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu não curto muito livros com essa temática, mas a trama em si é muito interessante e gosto quando os livros tratam de perdão e recomeços.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Olá! Esse não é o tipo de obra que eu costumo ler, principalmente porque acredito em outras coisas, mas ainda assim, acho interessante a maneira como essas questões são trabalhadas na literatura, principalmente no que fiz respeito a recomeços.

    ResponderExcluir
  5. Oi, achei bem interessante termos o início da história séculos atrás, na época da inquisição, e depois a trama se passar no Brasil com o reencontro dos personagens. Gostei de conhecer o livro pelo seu post.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Confesso que nunca li nenhum livro com esse tema, mas como cresci criada pela minha avó, assisti a muitas novelas da Globo assim e, nem nego, sempre gostei muito e gosto até hoje. Só de saber do assunto eu já estou curiosa pra ler, espero conseguir em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu não leio romances espíritas, mas é através do gênero que tento incentivar a minha mãe a gostar de ler. Por isso com certeza irei anotar a dica para dar de presente para ela!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii tudo bem??
    Eu nunca li algum romance assim fiquei bem curiosa e espero conseguir ler essa obra algum dia e saber oq aconteceu obrigado pela dica.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Parabéns pela resenha, ficou bem escrita e legal. Confesso que não conhecia o livro e não lembro de ter lido ou conhecer algum livro de romance espírita, achei interessante.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Acho romances espíritas, quando bem escritos e embasados, interessantes. Esse, pelo que você apresentou, me deixou curiosa quanto ao desfecho, se os personagens conseguiram fazer os resgates necessários. Dica anotada!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não sou muito de ler romances espíritas (já li alguns mas não gostei muito) então não sei se é bem pra mim o livro. A passagem de tempo parece ser interessante e bem trabalhada na história.

    Debyh
    Eu insisto

    ResponderExcluir