05/08/2019

[Resenha] O farol em cada um de nós | Gabriela Gonçalves Ferreira

O farol em cada um de nós

Autor(a): Gabriela Gonçalves Ferreira
Editora: Chiado
Páginas: 116
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Editora / Travessa

*Livro cedido pela autora para resenha


Sinopse: Um dia, alguém mostrou à menininha até onde viajar poderia levá-la. Ela aprendeu o quão longe ela poderia chegar se ela simplesmente se deixasse ir.

Resenha: Nossa estória inicia com a menininha (sem nome) começando sua aventura através de um farol na praia, localizado na frente da sua casa. Esse farol era para ela o seu forte, a sua proteção.

"A luz do farol trazia a segurança de que tinha para onde voltar, mas também trazia uma coragem para ir mais longe, para vencer o medo dos mares por saber que se olhasse para trás a luz estaria ali cuidando daquelas águas e da sua aventura."

A menininha pegou então um navio, um mapa, uma bússola e começou a navegar em busca de aventuras e novas descobertas.

"A cada dia o mar surpreendia a menininha, a cada dia uma nova descoberta. O mar tornava-se a pouco e pouco a sua casa, a cada hora a navegar essa casa transformava-se num novo mundo a ser redescoberto."

Durante a viagem chegou uma tempestade, e a menininha começou a perguntar-se o que teria deixado o Rei dos mares tão furioso. Porém, ainda assim, seus fiéis amigos peixes continuavam acompanhando-na. E, mesmo com toda a turbulência do mar, ela ainda podia ver a luz do seu farol, então sabia que estava tudo bem.

Após ter passado pela tempestade no mar, a menininha foi parar em uma ilha. Lá ela foi recebida com uma linda canção dos pássaros, várias árvores e muitos macacos. Ela passou momentos muito felizes na ilha, sentindo-se parte do ambiente. Porém era chegada a hora de voltar para casa, para o seu farol...

A edição do livro está lindíssima, com ilustrações maravilhosas, frases reflexivas muito bonitas ao longo da leitura, sem falar que, pasmem, o livro é em português na primeira parte e, se virarmos ele ao contrário, inicia o livro todo em inglês. Eu achei essa ideia sensacional. Não me sinto preparada para ler um livro em inglês ainda, mas pretendo tentar ler esse em breve, e super indico para quem está começando a ler livros nessa língua, pois "O farol em cada um de nós" tem uma leitura bem acessível, e caso vocês não entendam alguma coisa, é só virar o livro e ler em português, não é o máximo?

Foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada, com várias viagens (nos dois sentidos da palavra) e utilização de várias metáforas, o que por vezes me deixou confusa, mas foi um leitura bastante prazerosa e reflexiva (algo de que gosto bastante de encontrar em livros). É uma leitura rapidinha, pois além de ser bem acessível, é um livro bem pequeno, as letras são bem grandes e tem várias ilustrações.

10 comentários:

  1. poxa, parece um livro mais pra um publico infantil talvez, não sei. Adorei a ideia de ele ter dois idiomas, isso costuma ajudar porque você pode comparar as partes né.
    Adorei a dica, eu gosto muito dos livros da Chiado, eles são muito bem feitos! Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Os livros da Chiado são uns chamegos, adoro como eles são bens produzidos, mas a história não me pegou muito por ter uma pegada mais infanto. Mas sua resenha ficou ótima.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  3. Gustavo marques08:35

    Nossa, legal essa ideia de por os dois idiomas no livro, mas ele nao fica muito grande? A ideia é sensacional!
    Esse livro parece ser maravilhoso quando não estamos muito a fim de nos envolvermos com histórias pesadas e lemos algo pra relaxar, viajar e tudo mais.
    Nao conheço nenhum livro da chiado ainda, esse parece incrível! Ótimo seria viajar no mundo da menininha.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo sentindo que não faço parte do público algo, gostei da resenha e fiquei apaixonada pela premissa. Sem dúvidas daria uma chance para essa leitura.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?
    Esse livro é para o público infantil ou seria para o jovem mesmo? Eu tive a impressão de ser infantil, mas quando disse que teve bastante metáfora, eu já repensei. Inicialmente não me chamou a atenção, mas anotei a dica porque vai que no futuro passe a chamar um pouco mais a minha atenção? Ótima resenha, aliás!

    ResponderExcluir
  6. Oi, achei muito linda essa capa e já fiquei com vontade de ler para conhecer mais sobre essa menininha e sua viagem. Bacana ser uma edição bilíngue.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A capa tá bem linda, e a edição parece valer muito a pena. Mesmo não sendo meu tipo de leitura preferida, eu gosto dessas coisas levinhas de vez em quando. E eu adorei saber que ele é no estilo "vira-vira".
    Beijão

    Carol, do Coisas de
    Mineira

    ResponderExcluir
  8. Achei o enredo bem infantil, não é exatamente o que eu leria. Mas eu adorei essa narrativa de virar, é um bom jeito de iniciar a leitura em inglês!

    ResponderExcluir
  9. Adoro narrativas reflexivas. Acho que é um livro para apresentar meus filhos logos mais. Adorei conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Que capa mais linda, achei esse título maravilhoso e com certeza é uma obra que chamaria a minha atenção na livraria, gosto de obras que me fazem refletir então com certeza quero ler.

    ResponderExcluir