02/08/2019

[Resenha] Poderia ter sido diferente | Maria Yvonne S. Ramaciotte

Poderia ter sido diferente

Autor(a): Maria Yvonne S. Ramaciotte
Editora: IDE
Páginas: 320
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Buscapé / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Maurício poderia ter seguido o melhor caminho.

Acabara de ingressar numa Universidade e iniciara um namoro com Débora, o grande amor de sua vida.

Poderia ter proporcionado imensa alegria aos seus pais, que tanto confiavam nele.

Infelizmente, atraído pela ilusão e pela sensualidade, embarcou numa viagem de erros, atirando-se em uma das maiores desgraças de nossa época: as drogas.

Poderia, com o auxílio dos Espíritos do bem, ter resgatado com amor um terrível débito de vida anterior, através desta reencarnação.

Porém, em virtude de sua fraqueza, muitos outros experimentaram novamente o sofrimento e a dor, inclusive Débora, sua amada, vítima agora de novos sofrimentos.

Uma esclarecedora história sobre os perigos do vício e suas consequências, não raros de ocorrer em muitos lares, demonstrando, em seu emocionante desenrolar, que apenas o amor e o perdão poderão conceber a bendita solução para os nossos próprios flagelos.

Resenha: Maurício era um jovem de família com boas condições financeiras, mas que sempre lutou para alcançar o que queria; seu objetivo era uma faculdade pública de Medicina Veterinária e, para alcançar seu sonho, mergulhou de cabeça nos estudos, afastando-se inclusive de Débora, sua namorada.

Depois de muito estudo e de estar às vésperas de receber o resultado do vestibular, Maurício procurou Débora para conversar e eles reataram, dessa vez para valer, com planos de um dia se casar.

Como esperado, o rapaz foi aprovado e começou o tão sonhado curso, porém sempre quando tudo parece que vai bem aparece alguém para atrapalhar, e nesse caso foi um colega que convidou Maurício para uma festinha particular em sua casa; a princípio o rapaz relutou, mas após uma breve discussão com Débora, decidiu ir. Chegando na festa, sem que Maurício percebesse, colocaram um entorpecente na bebida dele, e após, já em transe devido a droga, ele fez uso de substâncias injetáveis e teve sensações que nunca havia sentindo, inclusive relacionando-se sexualmente com uma jovem que estava na festa.

Após o ocorrido, Maurício sentiu-se muito culpado, pensou em contar tudo para sua namorada, mas como não pretendia repetir a dose, resolveu tentar esquecer.

"Encontrava-se indignado consigo mesmo. Como podia, ele que sempre fora uma pessoa tão ajuizada e responsável, ter se metido com aquele tipo de gente?"

Porém a garota com quem Maurício relacionou-se não saía de sua cabeça, e ele quis encontrá-la novamente. Rogério, que tinha grande interesse que Maurício ficasse viciado, pediu que a garota desse um jeito de drogar o rapaz novamente, mas dessa vez com uma dose mais forte. A partir desse dia Maurício iniciou a sua derrocada; não ligava mais para os estudos, nem para Débora, passou a matar aula, vender os pertences para alimentar o vício, até que tudo acabou da pior forma possível: Débora flagrou ele em uma das festinhas de Rogério e rompeu o noivado, e ele, não sabendo o que fazer, pois não conseguia livrar-se do vício, achou que a única saída seria acabar com sua própria vida.

Essa história poderia ser mais uma entre tantas se não fosse o fato de ser um romance espírita e nos mostrar que tudo tem um porque. Enquanto Maurício sofre com seus obsessores, vamos descobrir o que aconteceu em uma encarnação anterior e o motivo de ele estar passando por todo esse sofrimento nessa vida, bem como as relações que Débora e Rogério tinham com Maurício em uma existência anterior.

É impossível não se emocionar com o sofrimento de Maurício, seus pais e sua namorada. É terrível os estragos que o vício traz, não só para o usuário, mas para todos os envolvidos com ele. Eu fiquei devastada com essa leitura, mas também aprendi muito.

6 comentários:

  1. O tema é interessante, mas, para mim, a abordagem religiosa não me agrada muito. De qualquer forma, gostei de conhecer a obra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas, tudo bem?
    Gostei do assunto que foi abordado e fiquei curiosa para saber da forma que foi trabalhado. =)

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vivi, tudo bem? Eu gostei da premissa do livro e parece ser uma leitura bem envolvente, fiquei curiosa para ler também.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas que premissa intensa, hein? Realmente o vício pode causar diversos estragos em todos ao seu redor. É triste só de imaginar. Gostei de conferir sua resenha e realmente fiquei curiosa com a obra.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Achei o tema bem pesado, e como não leio muito sobre espiritismo talvez eu não entendesse bem o livro. O título é bem interessante.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Oiii flor, tudo bem??
    Ainda não conhecia do livro e achei o tema bem pesado, maa fiquei curiosa para conhecer a obra, vou pesquisar mais sobre ela

    ResponderExcluir