07/10/2019

[Resenha] A casa dos pesadelos | Marcos DeBrito

A casa dos pesadelos

Autor(a): Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
Páginas: 144
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / BuscapéSubmarino




Sinopse: Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó.

Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância.

Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local.

Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta.

Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo.

Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.

Resenha: Muito da imaginação do leitor é despertada pelas ilustrações que um livro contém, então quero começar falando dessa edição da Faro Editorial, que está lindíssima e rica em detalhes, tanto nas ilustrações quanto nas páginas em laranja que, nesse caso, remetem às lembranças de nosso protagonista de quando ainda era criança, com seis anos de idade.

Nessa estória incrível e assustadora vamos conhecer Tiago, com dezesseis anos, voltando, depois de dez anos, à casa da avó, onde sofreu um trauma terrível na infância. Tiago jura que viu um monstro durante uma breve estadia na casa da velha senhora, Célia, mãe de Laura, sua mãe. Na casa tem um quarto proibido de entrar, que era do avô de Tiago, já falecido, e a avó proíbe o garoto de entrar, mas a curiosidade da criança é maior e, ao tentar abrir a porta, a avó o repreende severamente e fica sempre achando que fora este o motivo de o neto nunca mais ter voltado lá. Na época o garoto narrou ouvir passos, depois ver um vulto horripilante parado na porta o observando e, no dia em que ele surtou e fugiu da casa, durante a madrugada, disse que a criatura havia entrado no quarto.

"Eu vi nos olhos do Tiago que ele estava aterrorizado com alguma coisa. O que quer que tenha acontecido de madrugada, mexeu com a cabeça dele. E mexeu tanto que ele não conseguia nem me falar direito o que era."

A descrição do monstro é horrível, rendeu-me arrepios e pesadelos já no início do livro.

Dez anos de muita terapia passaram-se e Tiago então retorna à casa da avó, agora com o irmão Bruno, de seis anos, mesma idade que ele tinha na época. Tiago volta decidido a desvendar o mistério e convencer-se de que tudo foi sua imaginação de criança.

"Se tivesse a opção, jamais retornaria. Porém, não queria atravessar toda a adolescência com horror de algo que sua terapia o fizera questionar se de fato era real. Para ter uma vida adulta livre de temores ingênuos, ele reconhecia a necessidade de ter que rejeitar sua covardia. Precisava certificar-se de que o que virá quando criança era apenas fruto da sua imaginação."

Só que agora é Bruno quem passa a ser assombrado pela criatura, e Tiago tentará de todas as maneiras proteger o irmão.

Devo dizer que na metade do livro comecei a desconfiar do mistério, mas vou confessar que estava redondamente enganada, nem nos meus piores pesadelos eu imaginaria o desfecho final. Terminei o livro arrepiada e cada vez que lembro do final e consequentemente visualizo a cena, arrepio-me novamente; acho que ainda terei pesadelos por várias noites.

7 comentários:

  1. Tudo bem!? Adoro as publicações da Faro e amo ver que eles dão espaço para autores nacionais também!
    Já li esse livro faz um tempinho e gosto muito do gênero!

    ResponderExcluir
  2. O Marcos e um autor excepcional! eu amo o trabalho dele!
    Adorei sua resenha, eu também amei muito esse livro, ele é um dos meus preferidos da vida!

    ResponderExcluir
  3. Oi, sou bem curiosa para ler esse livro, bom saber que ele lhe surpreendeu, fico ainda mais animada para descobrir o que há nessa casa que tanto aterrorizou o personagem.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que esse livro continha ilustração :O gostei. Eu adoro desconfiar do mistério, pois é onde ficamos ainda mais curiosa para descobrir o final, né? Ainda não tive oportunidade de ler, mas gostei.

    beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho a maior vontade de ler esse livro, a premissa é muito interessante e acho que vou gostar demais da leitura. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Uau, que resenha incrível!! Já li muitas opiniões sobre o livro, e sempre tive curiosidade.. Estou doida para adquirir logo, pois a capa e o título sempre me deixaram bastante instigada para conhecer a obra..
    Gostei muito em saber que você se surpreendeu com o final. Gosto muito de finais surpreendentes.
    Espero em breve ler, beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho muita vontade de conhecer a escrita do Marcos, mas ainda não o fiz. Estou ainda mais doida para ler ao saber que você se surpreendeu com o final da obra!

    ResponderExcluir