04/11/2019

[Resenha] Almas gêmeas | Floriano Serra

Almas gêmeas

Autor(a): Floriano Serra
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 256
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Editora / Livraria da Travessa

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Muitas vezes, ao fecharmos os olhos, ainda conseguimos sentir as emoções do primeiro amor, e assim também acontecia com Bia e Alê, que se conheceram na infância e se tornaram inseparáveis até que um acontecimento os separou, conduzindo-os a caminhos distintos. Um perfume no ar, uma música antiga, tudo trazia à tona os momentos que viveram juntos, e, agora, distantes um do outro, os dois, cada um à sua maneira, ainda são capazes de sentir a emoção do primeiro beijo.

Muitos anos depois, Bia e Alê se reconhecem na multidão em um metrô em Paris, trazendo à memória de ambos emoções adormecidas há muito tempo.

Neste belo romance, você descobrirá que a vida tem seus próprios desafios e exige coragem daqueles que desejam viver uma grande história de amor.

Resenha: Alexandre Santoro e Beatriz Maria de Siqueira Sá conheceram-se quando tinham apenas seis anos, ainda no primário. Mesmo sendo crianças, Ale e Bia não conseguiram evitar o contato visual que surgiu entre eles no momento em que se cruzaram no corredor da escola.

"Se eu amava Bia? Bem, considerando que nosso convívio aconteceu entre a infância e a adolescência, acho essa expressão inadequada porque é muito forte e intensa da maneira como eu vejo e entendo o amor. Sei apenas que a presença dela me fazia muito feliz, e tudo o que eu queria, na época, era tê-la perto de mim. Isso pode ser chamado de amor ou tem outro nome?"

Após esse primeiro contato visual, Ale e Bia nunca mais se desgrudaram. Mesmo sendo de turmas diferentes, ficavam durante todos os momentos livres juntos, lanchavam juntos, faziam tudo juntos. E essa união deles continuou forte e crescendo por anos... até que um dia algo terrível aconteceu.

Ao chegar em casa de volta, após uma viagem de férias com seus pais, Ale foi direto até a casa de Bia, pois estava morrendo de saudades - afinal, eles nunca tiveram que se separar antes. Porém, ao chegar lá, ele encontra a casa vazia, e fica sabendo que o pai de Bia morreu, e ela e a mãe simplesmente sumiram do bairro.

"Às vezes, acontecem coisas misteriosas com a gente e nunca encontramos explicações para elas."

Depois do ocorrido, os dois não se viram mais. Mas, de qualquer forma, também nunca se esqueceram. Tanto Alê quanto Bia nunca mais conseguiram envolver-se fortemente com outra pessoa, pois tinham sempre um ao outro em mente. Nenhum sabia o celular do outro ou onde o outro estava, então o reencontro deles era praticamente impossível, porém, almas gêmeas não podem ficar separadas por muito tempo...

Anos depois, já formado em Psicologia - o curso que ele e Bia combinaram ainda crianças que fariam juntos, pois queriam ajudar as pessoas -, Ale vai para a França fazer um curso pago pelo banco no qual trabalha, e qual não é a sua surpresa e desespero ao avistar Bia, de longe, em uma estação de metrô lotada. Toda sua esperança - quase já inexistente após tanto tempo - de reencontrar sua amiga e amor de infância retorna com toda a força. Porém, infelizmente, eles não conseguem chegar nem perto um do outro.

Vários outros encontros - só de longe - acontecem depois disso, e sempre que eles parecem estar próximos um do outro, algo acontece que faz com que eles se percam de vista. É agoniante saber que duas pessoas que se amam estão tão perto, mas não conseguem nem conversar, quanto mais ficarem juntas.

"Meu Deus do céu! Por que será que estava tão difícil falar com a Bia? Havia sempre um obstáculo, uma dificuldade imensa! Eu não acreditava em destino e, portanto, jamais pensaria que ele não queria que nós nos encontrássemos. Para mim, era apenas uma sucessão de coincidências e interferências ocasionais e fortuitas."

Foi uma história linda, eu simplesmente amei acompanhar todos os encontros e desencontros de Bia e Alê - por mais que tenha sentido raiva diversas vezes -, pois essa história só nos prova que tudo tem o seu tempo, que cada coisa acontece quando deve acontecer. Só não dei cinco estrelas para o livro porque, tratando-se de uma história espírita, eu esperava que no final tivesse ao menos uma explicação de como foram as encarnações anteriores dos personagens, mas não teve. Quem não curte - ou nunca leu - histórias espíritas e ficou interessado na história de Bia e Alê, pode ir sem medo, pois apesar de ser algo importante na história, não é o foco.

6 comentários:

  1. Ahhh, história de encontros e desencontros me cativam <3 ainda não conhecia essa obra, mas já salvei a dica por aqui. O fato de ser uma história espírita me deixa um pouco receosa, mas como eu nunca li, seria algo legal para me aventurar.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Só de ler seu post já me deu aflição de imaginar os personagens não conseguindo se encontrar, super interessante a premissa do livro.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, aqui no blog eu pego muitas dicas de leituras do gênero eu e minha mãe curtimos, minhas leituras estão meio paradas mais anotei a dica para ler no futuro!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que triste você querer encontrar alguém e ela estar sempre fora do seu alcance! Embora seja uma história espírita, que não é muito minha praia, eu acho que ia gostar da leitura.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu amo esse tipo de enredo, com certeza é uma história que eu irei amar realizar a leitura, vou anotar a dica e espero ler em breve.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá lindezas!
    Que livro lindo vocês trazem! Que premissa apaixonante e, ao mesmo tempo, agoniante! histórias de desencontros, destinos, laços amorosos me animam de mais. Seguindo essa linha, peço a liberdade de indicar um livro com a premissa parecida que me fez suspirar durante séculos: o livro As Cores que faltavam, da querida Fernanda Santana. Essa é mais um história onde o amor verdadeiro faz de tudo para juntar seus pombinhos e exalar o amor por ai.
    Bjos ♥

    ResponderExcluir