30/12/2019

[Resenha] Juntos para sempre | W. Bruce Cameron

Juntos para sempre

Autor(a): W. Bruce Cameron
Editora: Harper Collins
Páginas: 320
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Amigão, agora um cão velho que sentiu que cumpriu o seu objetivo, vive feliz com Hannah. Porém, quando Gloria, uma aspirante a cantora, chega com Clarity, uma neta que Hannah não sabia que existia, Amigão se responsabiliza pelo bem-estar da menina, em especial ao ver o quanto Gloria não se importa com a própria filha. Assim, uma nova jornada começa, e o animal tem um novo objetivo: proteger e amar Clarity da forma incondicional que apenas um cachorro pode fazer.

Resenha: No primeiro livro, "Quatro vidas de um cachorro", nosso protagonista, que em sua última vida foi o Amigão, achou que tinha concluído seu propósito e que quando a morte chegasse seria o fim. Mas, no início desse segundo livro, agora sendo uma cachorrinha chamada Molly, o cãozinho desperta em uma nova família canina e não entende o que está acontecendo, ele só dá-se de conta quando Clarity - ou CJ, como gosta de ser chamada - vai até o abrigo de animais para adotá-la.

Em sua última existência, como Amigão, na fazenda de Ethan, CJ era uma garotinha bem pequena e Amigão salvou ela de muitas encrencas, como um afogamento e quando ela entrou no curral do cavalo, tudo por imprudência e negligência de Glória, a mãe da garota, nora de Hannah - o par romântico de Ethan do primeiro livro.

"Eu amava a Clarity, eu a amava tão completa e totalmente quanto um cachorro é capaz. Ethan tinha sido meu menino, mas Clarity era minha menina."

CJ já está adolescente e Molly sente que precisa muito ajudá-la; ela é uma garota muito problemática, inclusive tendo distúrbios alimentares que Molly não entende, só percebe que CJ fica muito triste quando sobe em uma caixinha (balança) e depois larga todo o alimento em uma bacia com água (vomita no vaso). Porém essa sua existência como Molly - uma misturinha de poodle - chega ao fim, e então ele desperta como Max, uma misturinha de pinscher, e fica decepcionado por ser tão pequeno.

Max é muito ranzinza e ninguém quer adotá-lo, mas o que ninguém entende é que ele está esperando a sua menina vir buscá-lo, e esse dia chega. Bem, ela não vem exatamente buscá-lo; CJ está passando na rua e Max sai atrás dela desesperado latindo, e quando ela vai devolvê-lo à feira de adoção descobre que ele será sacrificado, pois ninguém nunca vai adotá-lo por causa de seu temperamento agressivo, e aí é claro que ela acaba ficando com o cãozinho.

"Fiquei maluca, subindo em seu colo, dando beijos e cheirando sua pele. Eu estava saltando e girando de alegria. Clarity! Nunca havia me ocorrido que ela poderia vir me procurar, que ela saberia que eu havia renascido e me encontraria. Mas os seres humanos dirigem carros e decidem quando os cães comem e onde os cães moram, e com certeza isso era outra coisa que eles tinham o poder de fazer: podiam encontrar seus cães quando precisavam deles."

E assim Max vive mais uma existência feliz. Os problemas de CJ não diminuíram, ao contrário, pioraram muito, sua saúde também já está bastante debilitada.

Desde o inicio do livro CJ é amiga de Trent, mas, para ele, ela não é apenas uma amiga, e essa amizade será muito importante na vida da garota e do seu cãozinho.

O livro mantém a mesma inocência e otimismo do primeiro, já que é totalmente narrado pelo cão; a gente perde detalhes da vida de CJ, mas depois, através de alguma conversa, ficamos sabendo o que aconteceu. Todo o livro foi muito triste, o drama de CJ era de cortar o coração. O final, apesar de lindo, também me deixou triste, sou bastante sentimental e chorei diversas vezes durante a leitura, mas no final as lágrimas não queriam parar de rolar.

11 comentários:

  1. Oie
    Não li o primeiro livro, mas assisti ao filme e chorei horrores. Não sabia que tinha o segundo livro, tenho muita vontade de ler.

    Feliz Ano Novo!
    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Isso me lembrou minha Pitty.. Minha cachorrinha de 15 anos falceu na sexta passada e eu to arrasada ainda.
    Não gosto de ler livros sobre animais, principalmente porque eles falam muito sobre a morte deles etc. Não gosto mesmo. Não li o primeiro livro e certamente nem vou ler esse. Mas achei interessante essa reencarnação dele

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu até cheguei a ganhar os dois livros dessa coleção, mas optei por sorteá-los! Não sou fã desse tipo de história e, como uma pessoa que tem medo de cachorro, não quis nem ficar olhando para as capas dos livros aqui em cima da minha mesa! Rs...
    A pessoa sorteada curtiu muuuito mais do que eu curtiria, então valeu a pena! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Fiquei super curiosa para descobrir como a autora trabalhou nessa narrativa, onde é o cachorro que conduz... Agora, preciso ler!!!
    Como uma grande amante de animais já vou anotar a sua dica no topo dos desejados <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive a chance de ler "quatro vidas de um cachorro", mas vi o filme e achei emocionante. Esse livro me desperta muito interesse, principalmente por saber que a narrativa é feita através do cão. Já li uma obra assim e foi incrível! Estou louca para conferir.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu assisti o filme sobre o primeiro livro e curti bastante, não sabia que tinha um segundo livro. rs Parece ser daqueles que inevitavelmente choramos feito crianças no final e sei que isso vai acontecer comigo se eu ler.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, eu não consigo ler esse tipo de livro, pois sou muito apaixonada pelos animais e livros assim apenas me fariam ficar em prantos. Sempre me encanto com o grande amor que os animais são capazes de sentir por nós seres humanos, tão indignos do amor deles. A maneira como esse cãozinho se preocupa com a garota, como sente que existe algo errado... Ai! Eu iria chorar o livro inteiro.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu já conhecia o livro, li algumas resenhas e me parece ser uma boa leitura. O filme eu nunca assisti e pretendo assistir esse ano. Gostei da sua resenha, ficou bem elaborada, parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Eu não li nenhum dos dois e te pergunto: o cachorro morre em algum dos livros? Eu fico super mal durante dias se leio alguma obra onde tem animal e ele morre, tanto que um livro que nunca irei ler na minha vida e nem assistir sua adaptação será Marley e eu. E falando nisso, adorei a capa da obra.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Eu assisti as duas adaptações de cada um dos livros e já foi bastante difícil, mas eu parei de ler livros com cachorros como protagonista desde "Marley & Eu" e desde a morte do meu cãozinho Totó que me faz uma falta imensa.
    Sei o quão maravilhoso o livro deve ser, mas sei que choraria que nem uma condenada também.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Assim como você, sou bastante sentimental, então imagino que seja uma leitura que eu vá me emocionar durante grande parte, não sei se seria o momento para isso, mas de qualquer forma, valeu muito a dica, adorei sua resenha.

    ResponderExcluir