16/12/2019

[Resenha] Minhas ex venceram, mas sobrevivi | Bruno Queiroga

Minhas ex venceram, mas sobrevivi

Autor(a): Bruno Queiroga
Editora: Autografia
Páginas: 158
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Editora / Livraria Cultura

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Foi a mais linda história de amor. Marcinha era tudo que eu podia esperar: inteligente, culta, simpática e querida por todos. Ela me completava em tudo. Tudo que eu ignorava existir, ela conhecia e vice-versa. Éramos um casal perfeito, não brigávamos, sorríamos o tempo todo, a vontade de estar junto era muito maior do que qualquer outra prioridade. Aliás, não havia outra prioridade. O que era o vestibular perto daquele mundo de descobertas? Foi nesta época que aprendi a falar na primeira pessoa do plural, abandonando (por ora) o tão repetido "Eu".

Resenha: O protagonista, Marco, está escrevendo uma espécie de carta para Ághata, contando sobre todos os seus amores e desamores ao longo da vida, e assim é a forma como o livro é escrito.

O primeiro amor de Marco foi Marcinha, uma menina querida por todos e muito carinhosa, que mudou a vida do protagonista. Infelizmente, após vários encontros e desencontros, o romance do casal chegou ao fim.

Depois veio Ellen, que Marco conheceu num churrasco, após puxar a cadeira e a moça cair no chão. Outro dia, reencontraram-se numa boate e a conversa fluiu. Um tempo depois, os dois passaram a ser intitulados namorados pelos amigos - contra a vontade de Marco, que não queria nada sério com a moça. Porém, os dois acabaram ficando juntos, e foi uma das mulheres que o protagonista mais amou na vida, segundo suas próprias palavras.

"Sem dúvida alguma foi uma das mulheres que mais amei em toda minha vida. Foi a derrubada de cadeira mais abençoada que já existiu na história."

Desde o momento em que viu Bárbara, sua colega da faculdade, Marco ficou tão encantado por ela que criou um mantra de que um dia ela seria sua. Após uma tentativa mal sucedida de maior aproximação da moça, Marco tentou novamente uma relação com Ellen, porém não durou muito. Então ele e Bárbara acabaram ficando juntos por um bom tempo.

Ainda antes do término de Marco com Bárbara, ele conheceu Mariah, uma moça bem mais jovem que trabalhava na mesma empresa que ele. Ele achava-a linda, mas nunca havia pensado em tentar nada com ela, afinal ela tinha namorado e era bem mais jovem que ele. Porém, Mariah foi viajar e, quando retornou, havia tornado-se uma mulher linda. Marco logo resolveu que queria a moça. Os dois engataram um namoro, mas o fantasma de Beto, ex dela, estava sempre entre os dois.

"Mariah foi um turbilhão na minha história, mas sua presença na minha vida a torna mais feliz."

Depois de Mariah, veio Alice, a quem Marco não deu muita ênfase e com a qual o namoro não durou muito, pois ele ainda amava Mariah perdidamente. E, depois, veio Mariah novamente, porém também não durou muito.

E muitos outros amores surgiram e foram embora da vida do protagonista, e assim ele vai narrando-nos, um por um. O personagem lembrou-me muito do poeta Vinicius de Moraes, que viveu a vida intensamente, tendo conquistado diversos amores ao longo dela.

Foi um livro bem diferente do que estou acostumada a ler, escrito de uma forma bem diferente. O personagem deixou-me irritada com algumas de suas atitudes, mas o importante é que, depois de ter escrito toda a sua história, ele confessou ter reconhecido seus erros ao longo da vida.

"Durante a confecção desse texto, quiçá um livro, lembrei-me de tantos defeitos que fizeram com que eu fosse o responsável pela maioria dos fins dos meus relacionamentos."

17 comentários:

  1. Olá...
    Ainda não conhecia esse livro, mas, confesso que fiquei bastante curiosa! O livro é diferente de tudo que estou acostumada a ler e fiquei curiosa pra saber como o autor vai trabalhar esses romances começando e terminando...
    Apesar das suas ressalvas, fiquei com vontade de ler!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia esse livro, é realmente uma novidade para mim. A resenha ficou bem escrita e organizada, eu só senti falta de fotos do livro, assim podemos conhecer melhor a obra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Ele lembra muito Vinicius mesmo com seus inúmeros amores. Eu não teria tanta paciência para essa quantidade de relacionamentos. Quero um atualmente que dure até os fins da minha vida, porque não sou mais adolescente para querer só uma paixão avassaladora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Então, já não compraria por causa do título que é bem coisa de quem terminou e tá curtindo uma fossa ou tá culpando a ex pela infelicidade (até as duas coisas) e eu não gosto de nenhuma das duas opções. A sinopse também não me atraiu, mas bom que você gostou mesmo sendo uma leitura fora da sua zona de conforto

    ResponderExcluir
  5. Adorei o título, apesar de achar que o personagem-narrador pode soar um tanto machista
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá, Larissa!
    Que livro interessante, como você disse, lembra muito a vida de Vinícius de Moraes.
    É uma história diferente, não sei se é exatamente o que eu gostaria de ler nesse momento. Pela sinopse, também fiquei com a impressão de termos aqui um personagem machista e irritante, e isso é chato demais!
    Abraço,

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/01/e-2020-chegou.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, que bom que lembrou do Vinícius, boa referência, já viu o documentário sobre ele e o relato de seus relacionamentos? Maravilhosos. O livro, não conhecia e a proposta é diferente, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Tudo bem?

    Então, pela sua narrativa esse é um tipo de livro que não desperta o interesse, mas gostei de saber que existe uma obra nessa perspectiva e que pode vim agradar a outros leitores.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da premissa desse livro, pois trata de algo diferente, de encontros e desencontros de amor. Porém acho que não seria uma leitura que me agradaria tanto e que também sentiria raiva das atitudes do personagem principal. Mais quem sabe futuramente resolvo dar uma chance a essa obra.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não gosto de ler autografia, principalmente neste caso contando seus amores e desamores. Não vou falar que nunca leria, porque achei interessante pela sua resenha, vou anotar a dica quem sabe nais a frente não mude de ideia, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não conhecia o livro, nem o autor, mas achei fofa a premissa. A forma de narrativa não é algo que me atrai muito, mas vou pensar direitinho e quem sabe dou uma chance a esse livro. Obrigada pela dica.

    Beijos
    leitura-terapia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    O livro não faz o meu estilo de leitura e por isso talvez não leria. No entanto, achei bem bacana a temática - que é bem diferente - e essa questão de lembrar Vinícius que viveu a vida tão intensamente. Um ponto que curti saber é que o autor admite os erros que cometeu em meio a esses relacionamentos também.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a obra, mas fiquei interessado pela leitura, pois parece ser uma história tranquila e rápida de se realizar. Anotei o nome para uma leitura futura.

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu não tinha visto o livro antes, mas achei a historia bem interessante e um tanto quanto real, afinal não é por isso que a maioria das pessoas passa? varias indas e vindas no amor e na vida.

    ResponderExcluir
  15. Olá Larissa!!!
    Esse livro na verdade me fez lembrar do livro "O Teorema Katherine", pois o autor fala dos seus relacionamentos escrevendo algo e o mesmo acontece com o protagonista desse que eu citei mas ha uma diferença lógica entre ambos.
    O livro parece ser interessante, mas não sei se varia meu tipo no entanto vou anotar a dica para quem sabe um dia.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olha, confesso que não curti muito a premissa do livro. Mesmo a sua resenha estando muito boa, eu não me senti atraída para conhece a obra. Vou passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
  17. Eu achei o título tendencioso, mas a premissa parece divertida. Ainda não conhecia o livro e fiquei curiosa pra fazer a leitura. Beijos

    ResponderExcluir