17/01/2020

[Resenha] A vida secreta dos animais | Peter Wohlleben

A vida secreta dos animais

Autor(a): Peter Wohlleben
Editora: Sextante
Páginas: 256
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Neste livro, Peter Wohlleben segue o bem-sucedido modelo de A vida secreta das árvores e compartilha conosco fascinantes histórias sobre as emoções, os sentimentos e a inteligência dos animais que nos cercam.

Através de casos impressionantes de porcos leais, pássaros que traem as companheiras e galos conspiradores, ele mescla recentes descobertas científicas à própria experiência como engenheiro florestal para mostrar como os animais interagem com o mundo.

Cavalos sentem vergonha, cervos guardam luto por membros do grupo e cabras educam seus filhos. Corvos chamam os amigos pelo nome, ratos se arrependem das más decisões e borboletas escolhem os melhores lugares para seus filhos crescerem.

Você vai ver que embora sejam diferentes de nós de muitas formas impressionantes, eles são, ao mesmo tempo, mais parecidos conosco do que poderíamos imaginar.

Resenha: Eu sou muito fã do trabalho da ativista Luisa Mell e, recentemente, acompanhando os stories do Instagram dela, vi que ela estava lendo "A vida secreta dos animais" e indicava a obra. Corri comprar o livro e mergulhei na leitura.

O autor é responsável por uma grande área de floresta preservada e em seu dia a dia testemunha as mais diversas demonstrações que todos os tipos de animais são capazes de sentir e interagir.

"Segundo a ciência, o comportamento instintivo é aquele que ocorre de forma inconsciente, portanto não resulta de nenhum processo de raciocínio."

Cachorro, gato, cavalo, macaco e porco eu já sabia que são dotados de inteligência e capacidade de aprender comandos, mas corvos, ratos, esquilos e veados, eu não imaginava que pudessem ter demonstrações de vergonha, luto, e até enganar os seus semelhantes.

Tudo o que Peter cita no livro, ou pesquisou, ou presenciou junto com a esposa e os filhos.

Então os animais são sim capazes de ter sentimentos, memórias, sentir dor e interagir tanto com humanos quanto com outros animais.

No outro livro do autor, que ainda não li, "A vida secreta das árvores", o autor afirma que até as árvores são capazes de sentir e ter memória, então imaginem a capacidade dos animais.

Recomendo muito a leitura para quem ama animais e também para quem quer simplesmente adquirir mais conhecimento.

8 comentários:

  1. Olá!

    Adoro a Luisa e acredito que essa tenha sido uma leitura muito esclarecedora, além de adquirir conhecimento a leitura parece gerar uma empatia e percepção mais ampla, mostrando que não somos os únicos com inteligencia e sentimentos. Adorei conhecer a obra, sua dica está anotada.

    Beijão
    http://leitura-terapia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho A Vida Secreta das Árvores é lindo e adorei saber que elas fofocam ♥
    A Vida secreta dos animais deve ser fantástico, para gente saber mais desses bichinhos tão lindo

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada pelos animais e sempre tive certeza que eles são muito inteligentes, chego a acreditar que nos superam e ainda irão nos surpreender muito com o passar dos séculos. Tenho uma gatinha muito esperta e muitas vezes aqui em casa ficamos chocadas com as coisas que ela faz.

    Os animais possuem muito mais sentimentos do que nós, maior capacidade de amar, de sofrer por aqueles a quem amam.

    Este é um livro que eu, com certeza, amaria ler!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar desse livro, mas até agora eu não sabia de fato do que ele trava. Gostei de conhecê-lo melhor, fiquei até interessada em lê-lo. Fiquei interessada em ler também o outro que você citou do autor, A Vida Secreta das Árvores.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Eu jurava quando vi o título que tinha haver um pouco com o filme Peta, mas vi que não tem nada de nada haver.
    Eu gostei do livro demais e é legal ver que os bichinhos são seres racionais e não como pensamos que não são.
    Adorei a capinha achei super fofa 😍

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas eu acredito muito que qualquer animal tenha sentimento. Eu percebo como minha cachorrinha reage quando faz algo errado e toma uma bronca; fico imaginando que todos eles procuram alguma forma de expressar sua dor e seu sentimento. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra mas já estou bem curiosa com a mesma, vou sair daqui e procurar aqui no sebo da minha cidade ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Livreiras, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e fiquei fascinada por ele com essa resenha. Nunca imaginei tudo isso que vocês leram nesse livro! Quem poderia imaginar que os animais pudessem fazer façanhas como essas.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir